Superávit comercial recorde?! Pode isso, Arnaldo?
   11 de fevereiro de 2016   │     15:56  │  28

Brasília – As exportações brasileiras no ano passado superaram o recorde de 2007 e, para este ano, a expectativa é de novo recorde.

Diante da onda golpista, cabe perguntar em tom de blague: pode isso, Arnaldo?

Digamos que o Arnaldo responderia que a lei é clara; no momento de baixa liquidez interna, compete ao governo estimular as exportações.

E como o governo estimula as exportações? Só existe uma fórmula, que é desvalorizando a moeda.

Ah! Entendi. Foi por isso que a China também desvalorizou a moeda…

Exatamente.

São 40 bilhões de dólares arrecadados, número só registrado em 2007, e para este ano a expectativa é ainda maior.

Para quem viajava para o exterior a cada semestre, é claro, não é bom. Mas, mesmo assim, o final do ano em Nova Iorque foi marcado pela presença maciça de brasileiros.

E por que essas notícias positivas não geram manchete nem servem de inspiração para os comentaristas econômicos?

Ah, porque os comentaristas econômicos não existem para explicar e sim para confundir. No momento em que se trama o golpe, que eles apelidaram de impeachment, notícia positiva não interessa.

Entendi.

Quer dizer então que o setor que exporta está rindo à toa?

Isso mesmo.

No Mato Grosso, por exemplo, as revendedoras de trator e colheitadeira estão faturando muitíssimo bem com a venda de até dois tratores e colheitadeiras por semana.

Quer dizer então que a crise alardeada é conversa de golpista para iludir os bobos, é isso?

Exatamente. A crise é mundial. Até a França está concedendo incentivos aos empresários que não demitem. Portugal, Espanha e Itália estão com dificuldade para fecharem as suas contas, pois, como você sabe, nenhum governo pode fazer dinheiro além do montante que arrecada.

E as exportações são o grande canal de arrecadação, por isso os governos estimulam os exportadores aumentando a moeda internacional de troca, que é o dólar.

Ah…agora entendi. Essa onda toda é apenas discurso dos golpistas, das viúvas do Aécio e da elite ariana…

Isso mês. Você é inteligente.

COMENTÁRIOS
28

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alexandre

    Eita bobo ou Bob o Fernando lá em cima botô em você em,kkkkkkkkkkkkkkkkkk,agora até em Coritiba sabê que você é um perfeito idiota, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, agora você ta bastante conhecido, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, agora já começo fica preocupado com você falarão em processo,kkkkkkkkkkkkkkkkkk, com essa sua onda de chamá todos contra esse governo de golpistas, kkkkkkkkkkkkkkkkkk, xau bobo ou Bob.

  2. Adriano

    Vejam só, a Confederação nacional do comércio divulgou que Alagoas está em 7º do ranking de fechamento de empresas. Foram 700 lojas fechadas. Então chega esse Bob com essa conversa mole querendo defender o governo dessa CRIMINOSA e MENTIROSA da Dilma. A gazeta de alagoas está perdendo credibilidade publicando matérias desse senhor. Mentira e distorção da realidade é ferramenta de governo do PT e pelo visto o Bob aprendeu bem essa lição. Graças a deus que existe internet para abrir nossos olhos!!!

  3. Anonimus

    A fonte de dados dessas informações devê ser super segura………site 247…….. ta pior o alzheimer………nao sabe mais nem o que é golpe…….um pouquinho de história vai bem pra relembrar

  4. Pedro Joel

    Sou de Curitiba e não sabia que existia um idiota tão grande aqui em Alagoas, pois só encontrei gente inteligente. Veja os jornais 100 mil lojas fecharam no país.

  5. Marcos

    Estou com vergonha de você Bob. Nenhum comentário aqui para concordar com você, nenhum petista ao menos. Salta aos olhos as Bob(agens) sobre economia que você diz. Ao contrário da China, onde o câmbio é controlado a mão de ferro, o Brasil adota, desde FHC, o câmbio flutuante. O pouco controle que o governo tenta fazer é oferecer ao mercado a moeda americana através do swap cambial (mercado futuro) ou a venda direta de moeda a preços inferiores ao de mercado, na tentativa de frear o aumento, e com isso segurar a inflação associada à desvalorização do real. Dólar alto é bom para as exportações brasileiras, sobretudo do agronegócio. O mesmo não se pode dizer da indústria que não consegue ainda assim ser competitiva. Mas a desvalorização decorre não de uma escolha acertada do governo e sim o contrário. A crise interna motivada pelo descontrole das contas públicas, o baixo crescimento e a falta de confiança dos investidores, fez com que a moeda sumisse daqui, optando por economias mais sólidas, ainda que os juros estejam atrativos no Brasil. Esse descompasso faz a oferta de dólar reduzir e aí já sabe, lei da oferta e procura… Dólar baixo demais ou alto demais, não é bom para o Brasil, sendo que, no segundo caso, revela a fragilidade da economia.

  6. Fernando

    Sr. Roberto Villanova,

    É notável a sua capacidade de distorção da realidade e dos fatos para justificar os atos do atual governo. O país vive, neste momento, um superávit nas exportações primeiramente pelo fortalecimento e a valorização do Dólar frente ao Real, ocasionada pela recuperação da economia americana depois da crise de 2008. O Brasil não está enfraquecendo a sua moeda para ganhar mercado externo, a nossa moeda é que está perdendo valor pela recuperação de outras economias e pela lambança que se tornou a nossa.
    A situação caótica da economia brasileira não se explica por fatores externos, pode até ter sido agravada por eventos externos, mas se deve sim a falta de reformas que já deveriam ter sido feitas e não foram pela incompetência dos governos que se sucederam nos últimos 12 anos (principalmente: Previdenciária, Tributária e Trabalhista). Se deve ao aumento da dívida pública, ao descontrole de gastos, ao inchaço da máquina estatal, ao desrespeito a lei de responsabilidade fiscal, etc.
    Comparar a situação Brasileira com a Chinesa é no mínimo ridícula. São situações, em todos os aspectos, completamente diferentes.
    Ah, falando em China, vamos falar de mais uma besteira do governo do PT. Nos últimos anos, ao invés de concentrar esforços para abrir mercados e acordos comerciais com grandes economias, nos colocou, por razões ideológicas e políticas, nas maiores roubadas concentrando esforços em acordos comerciais com países como Cuba, Venezuela, Argentina, Bolívia, Irã, países africanos e colocou como nosso principal parceiro comercial a China!!!!! País reconhecido pela dumping, práticas comerciais predatórias, desrespeito a direitos humanos e trabalhistas…Que beleza né?
    Isso mostra que o senhor, no mínimo, não sabe do que está falando.
    Outra coisa é insistir nesses bazófia golpista…isso de teoria da conspiração tá meio cansativo…e continua se referindo a esse negócio de “elite ariana”…o senhor sabe a que isso remete?…a quem o senhor se refere quando usa esses termos? Isso é preconceito, grave e perigoso. Alguém pode se sentir ofendido pela relação ao que isso remete e processá-lo…cuidado.

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Fernando: quem desvaloriza a moeda é o governo. Este ano, o superávit brasileiro vai bater recorde exatamente porque a desvalorização da moeda estimula a exportação. E quem quiser comprar produto estrangeiro ou viajar para o exterior, que pague mais caro. É assim que funciona. Quanto ao processo, não entendi nem temo. Continuarei orientando o brasileiro sadio contra o golpe. Grato pela atenção.

  7. BOB " O Mentiroso"

    BOB! Saia da falsa retórica, você é uma vergonha como comentarista… Chega até a ser mentiroso e altamente tendencioso… Seja sério… Vergonha para a Gazeta ter pessoas como você…

  8. COXINHA

    Claro que pode Arnaldo!!! o país deixou de importar máquinas e equipamentos devido a falência da indústria e da economia em geral e aí é claro que o superavit vem…..ÔÔÔÔ Bob Trouxinha, é por isso que você é admirador do Mula, não sabe deduzir o que é uma boa notícia de uma péssima notícia, nós temos que desenhar para você entender KKKKK…… agora eu só não entendi onde é que está vendo as vendas de tratores e máquinas, pelo que sei, os pátios das revendedoras estão abarrotados e a indústria automotiva demitindo aos rolos. Não vale notícias falsas Bob Trouxinha, aí já é sacanagem!!!

  9. Marcílio

    Nunca na história deste país, há ou houve, um jornalista em qualquer meio de comunicação tão parcial e tendencioso como o Bob, incrível a “capacidade” dele de defender tudo que seja possível do PT. Se o PT soubesse o que e democracia, a Dilma já teria entregue a carta de renúncia, como pode uma presidenta permanecer no cargo com entorno de 90% de rejeição?!

  10. joão godofredo

    Parabéns aos companheiros que com muita competência deram uma expicação econômica, mas, eu prefiro lembrar a trágica situação social do país após 14 anos de governo dessas lazeiras; a saúde pública destroçada, a educação em ruínas, a violência semelhante à uma guerra civil. Só quem é pobre trabalhador ou aposentado sabe como esse país foi transformado por essa cambada de “canhotos”! Somente essas pessoas sabem o que é não poder dar uma educação aos seus filhos e netos, não ser atendido num hospital público, não poder sair às ruas, não poder comprar um kg de carne de 1ª, não poder pagar o aluguel e etc. É essa a “elite ariana” e são esses os “golpistas” que, no desespero, mesmo sem confiar nos outros, querem arrancar do poder esse bando de hipócritas e corruptos.

  11. Armando

    Lopes, o senhor disse tudo, ainda tem presidente no Brasil? só se for para esse jornalista filiado ao PT, ele não consegue fazer um comentário que não seja tendencioso.

  12. Barbosa

    Bob, com o dólar na casa de 4 para 1 real você quer o quê? que a importação supere a exportação? você esta me saindo um bom economista. Aproveite e fale de alguns índice de 2015, como por exemplo taxa de desemprego, aumento de imposto, falência de empresas e porque a Dilma quer a volta da CPMF, se não tem crise e está tudo maravilha, qual a explicação para a volta da CPMF?
    Bob, a condenação do Marcelo Odebrecht está se aproximando, seu advogado e minguem menos que o DR. Nabor Bulhões, até agora não consegui nada no STF, só resta uma delação para diminuir a pena, ai vamos ver se ele vai revelar como era as palestras do Lula.

  13. Lopes

    Para que fazer o – Impeachment – de uma pessoa que ninguém mais reconhece como presidente?
    O povo, sem consulta ao Congresso, deve declarar vago o cargo de presidente da República.

  14. Heleno

    Entendi tudo.
    Você sabe tanto de economia quanto a Dilma e o Lula sabem de português.
    A economia tem setores independentes.
    Por exemplo, o agronegócio no Brasil cresceu no último biênio mesmo diante da crise econômica, hídrica e moral (do seu “governo”). Mesmo com a péssima estrutura de escoagem da produção (que em 13 (aleluia) anos de PT nunca sequer se pensou em resolver).
    Mas a economia é um conjunto. E no conjunto, tu e todos os blogueiros chapa branca não podem apagar do quadro negro da política (anti) econômica da Dilma que a redução do PIB pode ser a maior da história.
    Quando jornalismo, análise crítica e liberdade de imprensa se divorciam, surgem os escribas a serviço do rei. Entronizam em suas almas aquela velha expressão que acachapa os servis: “O CÃO NÃO MORDE A MÃO QUE O ALIMENTA”.

    *Espero não ser censurado desta vez…

  15. Nelson

    Veio retardado ! Vc ta empolgado com o superavit do Brasil de 40 bilhoes de dolares né ! Pois bem, vc ja ouviu falar num país chamado Alemanha, que cabe dentro da Bahia, e que nao tem um terço das riquesas do Brasil ! Lá em 2015 o superavit foi de 217 bilhões de euros, quase 250 bilhoes de dolares kkkkkk e lá não precisa desvolarizar a moeda quatro veses menos que o dolar não, lá a moeda vale uns vinte por cento a mais que o dolar kkkkkkk pode isso Arnaldo ! Veio, vai dormir, vai.

  16. Silva

    Mas quem está dizendo que há crise é justamente o governo, justificando as medidas econômicas e ajustes fiscais. Se bem que eu também não acredito muito nessa história de crise. Nem acredito também nessa história de oposição ou situação. A “oposição” fica fazendo propaganda contra o governo, sobre os ajustes. O governo, fica falando em crise. E o contribuinte, os mais pobres, que se lasquem. “Nada se assemelha mais a um saquarema do que um luzia no poder”.

  17. paulo

    Cortes no Orçamento vão afetar símbolos do governo petista
    Até aqui, somente o programa Bolsa Família está escapando da tesoura no governo Dilma. Outros programas sociais que serviram de bandeira do governo e foram exaltados na campanha eleitoral de 2014 vão sofrer duros cortes. O Ciência sem Fronteira, que paga uma bolsa de estudos para o universitário cursar o período de um ano em universidades de outros países, será mantido apenas com o pagamento da bolsa de estudos para os universitários que já estão no exterior e mais um ou outro caso, e nada mais. Também o Pronatec e o Brasil Sorridente foram atingidos pelos cortes no orçamento deste ano.Mesmo já tendo definido o tamanho do corte, que deve ficar em R$ 24,9 bilhões, o governo decidiu adiar o anúncio do contingenciamento deste ano. E por duas razões: a primeira, que está notando queda mais elevada que o previsto na arrecadação de impostos, o que exigiria um sacrifício ainda maior. E, por outro lado, o governo quer preparar novas medidas que possam transmitir segurança de que continuará perseguindo a ideia de fazer superávit, ainda que não consiga isso neste ano.Ministros da Junta Orçamentária (Casa Civil, Fazenda e Planejamento) têm feito sucessivas reuniões com a presidente Dilma para definir o tamanho do corte, onde incidirá e quando o governo deve anunciar a decisão. O anúncio, que estava previsto para esta sexta-feira (12), deve ficar mesmo para 22 de março, o prazo limite.Até esta quinta-feira, o governo trabalhava para definir logo os cortes por considerar que seria mais fácil para os ministros adequarem os programas à nova realidade orçamentária.Com o prazo de pouco mais de um mês, o governo pretende encaminhar ao Congresso medidas como a de fixar um teto para as despesas da União, se precavendo, inclusive, em períodos de alta arrecadação para que não sejam criadas novas despesas continuadas. A dificuldade do governo em fazer os cortes está no fato de o Orçamento deste ano estar “bem enxuto”, nas palavras de um ministro, muito semelhante ao do ano passado que também sofreu duros cortes. Os ministros voltam a lembrar que mais de 90% do orçamento são gastos para pagar despesas vinculadas – e aí não há como fazer cortes. Toda a economia precisa ser feita em 8,5% do orçamento, o que reduz a margem de ação do governo.

  18. Antonio

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…Fantástico!!!
    Para um país que está com a economia aos frangalhos, o Petralha comemora a venda de 2 tratores por semana. Isto tudo somente no Mato Grosso!!!
    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…

  19. joão godofredo

    Oh! Velho esclerozado, essa estória de golpe já tá enchendo o saco. Esse discurso pronto de “elite ariana” também já encheu. Quem houve esses puxa sacos falarem em “elite ariana” pensa que eles estão defendendo os miseráveis das bolsas, mas na verdade estão se referindo ao pobre do Lula e seus paupérrimos rebentos que estão mais pobres do que quando vieram da Garanhuns.

  20. Fernando

    O dólar passa de R$ 4 e bate recordes de alta. Muitas pessoas acham que isso não as afeta, pois não ganham em dólar nem pretendem viajar para o exterior em breve. A verdade, porém, é que o dólar mais alto deixou o brasileiro mais pobre.

    “O impacto da alta do dólar na vida das pessoas vai chegar a todos, inclusive à dona de casa”, diz Edgar de Sá, economista-chefe da FN Capital.

    Um dólar tão valorizado retrata uma economia que está em desequilíbrio, segundo o professor da Escola de Economia de São Paulo da FGV Clemens Nunes.

    Segundo ele, o Brasil está em situação de desequilíbrio fiscal, o que mostra que o governo gasta mais do que ganha, e os investidores não enxergam uma solução sustentável para esse problema num futuro próximo.

    “Não há perspectiva de melhora. A consequência disso é que o real se desvaloriza e ficamos mais pobres. Perdemos poder de compra em relação ao resto do mundo.”

    Qual é o primeiro impacto do dólar mais alto?
    A alta do dólar afeta a vida das pessoas comuns porque puxa a inflação para cima.

    Muitas matérias-primas são importadas –como trigo, gás e gasolina. Isso provoca um aumento do pãozinho, do macarrão, da gasolina, por exemplo.

    Além disso, alguns produtos que são produzidos aqui no Brasil também têm seu preço atrelado ao dólar.

    É o caso da soja, da carne, do café, do açúcar, do milho. Mesmo que eles sejam produzidos no país, quando o dólar está mais caro fica mais vantajoso para o produtor exportar. Então, se ele mantém o produto para ser vendido aqui dentro, ele vai querer receber mais por isso.

    Outra maneira pela qual a alta do dólar influencia os preços é que, com o produto importado mais caro, os produtos nacionais acabam também sofrendo um reajuste. “Os produtores aproveitam a alta do importado para aumentar a margem de lucro do nacional também”, diz Nunes.

    “Mas no médio e longo prazo, todos perdem, pois a moeda não está desvalorizada por uma escolha, mas porque a economia está enfraquecida.”

  21. MANDIOCA ALUCINADA

    Bobinho,com o dólar a 4 pixulecos,a gente vende de tudo.Aí,o trabalhador brasileiro vai ter que trabalhar o triplo,suar sangue,para ganhar 3 vezes menos.Essa é a defesa do trabalhador brasileiro que a PTralhada sabe fazer! Essa é a defesa do patrimônio nacional que vocês defendem,um país de miseráveis e humilhado no mundo inteiro.Ainda recordo a todos quando o imbecil do MULA,junto com o maluco do HUGO CHAPOLIN CHAVES,propuseram o fim do dólar como referência monetária internacional.Iam propor como referência o que? O PIXULECO? Quando o dolar foi a 2,50 no governo FHC,o MULA,esse mau doente mental,latia para o mundo ouvir que o Brasil estava de joelhos para a economia mundial. Mas,agora,com a covardia que lhe é característica,se esconde no sítio(dos amigos) para não ter que falar sobre toda a obra(da) que ele fez no país.

Comments are closed.