Os 5 martires da República brasileira dos golpistas
   4 de fevereiro de 2016   │     0:11  │  17

iBrasília – Com quantos golpes se faz uma República? Essa é a pergunta difícil de responder, porque se for a República brasileira ninguém pode responder.

De 1889 até hoje são mais de 20 golpes; há até golpe dentro do golpe.

Também é interessante o fato de os melhores presidentes dessa República brasileira dos golpes terem sido perseguidos.

São eles: Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, João Goulart e, agora, o Lula.

Os quatro guardam entre si a identidade política coincidente, por terem  se aproximado das classes consideradas inferiores.

Getúlio se matou, Juscelino sofreu uma oposição radical e Goulart foi apeado do poder mediante o golpe sórdido recheado de traição e covardia.

Por isso é difícil responder com quantos golpes se faz uma República, porque o exemplo brasileiro é sui generis.

O PRIMEIRO GOLPE

O marechal Deodoro deu o golpe e derrubou Pedro II, depois o Floriano Peixoto deu o golpe e derrubou Deodoro.

Na primeira eleição livre para presidente da República, Floriano não conseguiu impedir a eleição de Prudente de Moraes nem dar o golpe e derrubá-lo. Mas, Prudente de Moraes escapou de morrer graças ao ato heroico de um major que se pôs à frente e recebeu o tiro disparado por um cabo – que estava em forma, durante a solenidade militar de recepção aos combatentes de Canudos.

Detalhe: o cabo era alagoano.

O CAFÉ SEM LEITE

O presidente Washington Luiz rompeu com a aliança São Paulo-Minas Gerais para se suceder no poder, mas para dar o golpe e tomar o poder a oposição necessitava de um fato de repercussão nacional capaz de levar à comoção.

E esse fato aconteceu com o assassinato de João Pessoa, um crime passional que foi transformado em fato político para oferecer o estopim do golpe. Derrubaram o Washington Luiz.

Veio a era Getúlio Vargas, que se divide entre a censura política e as conquistas sociais.  E também pelo avanço industrial concomitante com o populismo. Getúlio também foi apeado do poder, em 1945, mas voltou eleito e consagrado pelo povo.

O populismo de Vargas deu munição para a oposição tramar a sua derrubada, até força-lo a se matar.

MUDANÇA DA CAPITAL

O governo de Juscelino Kubistchek foi marcado pela mudança da Capital do País para Brasília, uma cidade construída na prancheta e transportada para a realidade em tempo recorde. Perder a condição de Capital do País aguçou a ira dos cariocas, que empreenderam a campanha virulenta contra Juscelino.

Sem mais argumento para combater a ideia que se materializava, a elite chegou ao ridículo de profetizar que o Lago Paranoá não iria encher. Quando encheu, Juscelino escreveu ao mais ácido dos seus opositores, o Gustavo Corção, só para dizer: “Caro Gustavo. Encheu.”

CAIU, CAIU1 1º DE ABRIL

A eleição de Jânio Quadros deixou a elite em alerta. Jânio também tinha forte apelo populista, ainda que um populismo tresloucado.

E quando Jânio apresentou o pedido de renuncia pensando que não iriam aceitar e ele voltaria fortalecido, estava pavimentado o caminho para o golpe de 1º de abril de 1964.

As turbulências no governo João Goulart eram como ataques programados visando a preparação para o golpe.

Todavia, os tenentes que na década de 1930 apoiaram a derrubada do presidente Washington Luiz eram, na década de 1960, generais. Acima deles havia dois marechais: Castelo Branco e Costa e Silva, e, como antiguidade é posto, os dois foram os primeiros presidente pós golpe.

Em 1969 os generais deram o golpe no golpe e assumiram o poder.

OS MARTíRES DA REPÚBLICA BRASILEIRA DOS GOLPISTAS

Sucederam, então, como verdadeiros mártires da República brasileira dos golpistas, os seguintes presidentes: Washington Luiz, Getúlio Vargas, Juscelino Kubistchek, João Goulart e o Lula.

Eles guardam entre si a identificação com a política voltada para o social e a expansão industrial. Não é por acaso que a Petrobras está na berlinda nessa trama para pegar o Lula e impedi-lo de voltar à Presidência da República em 2018.

Afinal, não se deve esquecer que se trata da República Brasileira dos Golpes, com mártires e algozes.

COMENTÁRIOS
17

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. marcelo

    Só tem uma diferença: Os três primeiros foram homens de bem e honrados, mas o último é um verdadeiro LADRÃO e CHEFE DE QUADRILHA.

  2. JOSÉ WILTON DIAS LEITE

    Lula “O Mártir”
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Carlão

    Nem o melhor advogado do molusco, seria capaz de defendê-lo (se é que ele tem defesa) quanto esse demente senhor. As teorias de conspiração que ele cria são tão fantásticas que renderiam um belo roteiro de filme de ficção. Para que já tá feio.

  4. Antonio

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK…
    Martires????
    Só tem um detalhe: Dos cinco, quatro saíram da presidência sem sinais de riqueza, sem sítios, sem frigoríficos, sem filhos milionários da noite pro dia, sem apartamentos triplex, sem instituto de promoção pessoal e sem ficar rico com palestras fantasmas.
    E mais…nenhum dos quatro perdeu a memória, não renegaram os amigos e lembravam direitinho de tudo o que fizeram.

  5. Barbosa

    Quem foi que disse que o Lula foi um trabalhador? o Lula foi é um aproveitador da inocência de muitos Brasileiros que acreditam em Saci, Mula sem cabeça, lobisomem e etc. o Lula é um mentiroso, ele mesmo disse que é preguiçoso, que não gosta de ler, tem preguiça até de ler um livro, em outro vídeo ele diz que mentia mesmo, nas reuniões mentia para sacanear o governo, levando números negativos sobre diversos setores do governo. Vai no Google e pesquisem sobre esse vagabundo.

  6. Lopes

    A grande mídia – toda ela – é hoje o mais pérfido e malicioso inimigo de nosso senhor Jesus Cristo. Jornalismo é a segunda profissão mais antiga do mundo, pois logo após a primeira sacanagem veio a primeira fofoca. Vamos tirar dos políticos e militares – FFAA -, a doce ilusão de que podem continuar omissos e conservar sua linda aparência de respeitabilidade. Insultar comunopetista não basta. É preciso insultar os que não agem contra eles. Generais inclusive!

    1. Nietzsche Jr.

      E VCS COXINHAS IDIOTAS, faz-nos lembrar o jargão do célebre deputado Justo Veríssimo: “Eu quero é me estribar. Pobre que se exploda!!!”.

  7. WELLINGTON

    O problema Sr. blogueiro é que a população de hoje não tem costume de ler, não tem memória e se perguntar qual partido pertence o deputado que eles votaram na última eleição, não vão saber responder. A turma de hoje não tem como fazer uma digressão histórica dos fatos políticos dos últimos 20 anos, só querem saber do zap zap e se embebedam com as reportagens fabricadas com os interesses da burguesia paulistana, da Confederação Nacional da Indústria, Confederação Nacional do Comércio, dos grande grupos econômicos e de uma elite complexada e frustradas com as conquistas sociais atingidas nos últimos anos. Infelizmente temos pessoas que aproveitam a moda e criticam sem saber os verdadeiros interesses embutidos nos discursos inflamados de um Aécio e de um FHC da vida. Todos já esqueceram a inflação de 80% ao mês, dos grandes volumes de dinheiro entregues para tentar salvar o Banco Econômico e Banco Nacional, da entrega da Siderúrgica Nacional aos amigos de FHC por um “preço” simbólico de R$1, 00.
    Acorda Brasil, essa turma nunca se conformou em ter um trabalhador no poder, as classes mais humildes dividindo espaços em aeroportos com filhos estudando em universidades.
    Eles ainda não perceberam que a crise é mundial, o capitalismo já não atende a fome dos mais ricos e precisam transferir tudo para a gestão atual. Corrupção existe no brasil e é combatida com uma policia federal e a justiça. Diga-se de passagem sem pressão do poder. Isto essa burguesia não quer e nem tem o costume de ver e por isso não permite tais avanços e pregam o caos.
    Democracia é isso uma presidente ser vaiada quando busca que o congresso faça a sua parte para a melhora de todos. Nada de porrada, nada de fechar o congresso. A história mudou felizmente e não vamos retroagir, nem vamos permitir outro golpe.
    Ainda existem pessoas com ideologias, inteligentes e acima de tudo honestas. Independente de classe social. Felizmente…

    1. MANDIOCA ALUCINADA

      É isso aí ueliton,eu venho alertando o tempo todo! Essa história de roubalheira do MULA,É COISA DA IMPRENSA GOLPISTA+CIA+FIESP+GLOBO+VEJA+COXINHAS+MANDIOCA ALUCINADA+DUNGA+ZÉ LEZIM+MULA SEM CABEÇA+PINÓQUIO! Sabe da última? O MULA foi pego num supermercado com um barbeador descartável num bolso,ja no estacionamento.Questionado pelos seguranças,disse que alguem,provavelmente um agente da CIA,pos aquilo no bolso dele.Afirmou ainda que nunca precisou de um barbeador,que nunca teve barba e que não tem a menor idéia de quem plantou aqueles pelos de macaco na cara dele!

  8. kiko

    O ideal seria um partido que focasse na educação. Sem paleativos frágeis, que mais se confundem com captação espúria de votos. Se a classe dos professores fosse realmente valorizada, com salário realmente condizente com a atividade exercida por aqueles que são responsáveis direto na formação do cidadão, desde de a infância, seria possível, então, dar crédito ao atual governo; ou a qualquer outro que assim o fizesse.
    Outro ponto: a defesa sistemática de um partido sinaliza, inarredavelmente, para uma parcialidade que só tende a desacreditar seu autor. A melhor forma de respeitar os leitores é escrever buscando ser honesto com eles e, para isso, é preciso ser honesto consigo mesmo.

  9. MANDIOCA ALUCINADA

    Primeiro,MULA é ex presidente.Perseguido, é? Quando um delinquente qualquer rouba uma banana,ele é perseguido!!! Imagina um ladrão como o MULA! Tem que ser perseguido mesmo!!! Tem que ir para a cadeia e mofar lá! Os outros tinham que ter o destino que tiveram mesmo!Se aproveitar do poder para desfrutar dele usando a estrutura do país para se perpetuar nele,é canalhice! Desses que vc citou,o único homem foi Jucelino.O resto,é resto.

  10. ZéDoPovo

    O maior golpe que se pode dá, é o golpe contra o povo. Imorais em todas as áreas da república, corroendo os sonhos de milhões, enquanto sacam os cofres públicos, oferecem circo, cachaça e o caos na saúde, na educação e na segurança. Ditadores disfarçados de heróis, vejam o povo da Venezuela, a coisa ta feia por lá. Não queremos a Ditadura Militar como não queremos a Ditadura da corrupção. O homem que comia camarão torrado com farinha seca, entregando panfletos para o crescimento de um partido politico em determinado estado, hoje frequenta os melhores restaurantes, toma os melhores vinhos, só tem amigos endinheirados e se veste como príncipe, esqueceu suas origens, eis o motivo de alguns aliados sérios e comprometidos com a causa do grande partido terem o abandonado. Quer conhecer verdadeiramente um homem de-lhe poder. Minha admiração por Mujica, ex- presidente do México só cresce.

  11. Nelson

    O BOBo da corte entra para o livro do guines como o jornalista que no menor numero de linhas possiveis, consegue escrever as maiores idiotices que alguem da midia ja editou. Vamos fazer uma vaquinha e internar num hospicio esse volume morto do jornalismo Brasileiro.

Comments are closed.