A República que o Eduardo Cunha quer proclamar
   7 de novembro de 2015   │     21:33  │  6

Brasília – O pedido de cassação do deputado e presidente da Câmara, Eduardo Cunha, está fundamentado no princípio de que faltar com a verdade é erro grave. De fato, ninguém até hoje escapou da cassação quando foi acusado de mentir em depoimento.

O deputado Eduardo Cunha será o primeiro a se livrar da cassação, caso se concretizem as previsões e especulações à boca miúda na Capital Federal.

A defesa do deputado encontrou a brecha por onde pretende livrá-lo da falta grave. A tese agora não é mais negar o depósito bancário na Suíça, mas justifica-lo provando que Cunha não é o titular da conta e sim usufrutuário.

Digamos que a tese se iguala à desculpa de quem é flagrado com contrabando e se defenda dizendo que não é o dono da mercadoria e sim usufrutuário. Isso não o livra da culpa, porquanto é de qualquer forma beneficiário.

A peleja do pedido de cassação vai se arrastar até o começo de 2016 e Cunha já se precaveu; ele vai reagir. Cunha autorizou os manifestantes que defendem o impeachment da presidente Dilma a se instalassem em acampamento à margem do espelho d´agua no acesso à Câmara, pela Chapelaria.

E isso agradou o PSDB, que tem em Cunha o único caminho que ainda lhe resta para o impeachment.

O golpe pode vir com essa aparência de legalidade, ainda que seja só aparência porque não há elementos jurídicos cabíveis por onde se possa enquadrar a presidente Dilma – que não cometeu nenhum crime.

Cunha espera escapar da cassação. Mas os sinais indicam que não será fácil enfrentar a pressão popular pela sua saída.

Será uma prova de fodo para a democracia, o que está por vir.

O presidente da Câmara tem o controle da Comissão de Ética, mas a Comissão de Ética é suscetível à pressão popular porque o voto é aberto. É tem ainda a possibilidade de o plenário não referendar a decisão da Comissão.

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Heleno

    BOB, DURANTE UMA SESSÃO NA CÂMARA DOS COMUNS, SENDO ACUSADO DE SE ALIAR A STALIN PARA ENFRENTAR O AVANÇO NAZISTA, WISTON CHURCHILL DISPAROU A SEGUINTE FRASE HISTÓRICA:
    “Se Hitler invadisse o inferno, eu faria pelo menos uma alusão favorável ao diabo, aqui, na Câmarab dos Comuns”.
    NO NOSSO CASO, A “HITLER” DE SAIAS É A “PRESIDENTA”, cujo contragoverno (pois governar é o inverso do que ela faz) é uma ameaça ao Brasi.
    Acho que agora dá pra entender porque o povo ainda não se manifestou pedindo a cabeça do Eduardo Cunha…

  2. Barbosa

    Bob, Você sabia que o BNDS emprestou 1 bilhão para Cuba construir um porto, e quase 1 bilhão para Venezuela construir metrô? e o mais interessante sabe qual o juro desses empréstimos? simplesmente 5% ao ano, quando o mesmo BNDS empresta para os brasileiros a 7,5%
    Você sabia que o Sr. Paulo Roberto Costa delator do petrolão não tem filiação partidária? e que foi uma indicação do Lula? você sabia que o Lula chamava o Paulo Roberto de Paulinho? você sabia que o Lula deu um titulo de comendador para Paulinho? você sabia que o Paulinho recebeu uma propina de1,5 milhão e meio na compra da refinaria Passadina? Você sabia que o Paulinho informou que a Presidenta Dilma quando era presidenta do conselho da Petrobrás participava das reuniões do conselho e tinha conhecimento de toda falcatrua? Você sabia que na defesa do ex-presidente da Petrobrás Sergio Gabriele ele diz que alertou o conselho do mal negocio que era a compra dessa refinaria? você sabia que as obras do Porto em cuba e o Metro são obras feitas pela Odebrecht? Essa mesma Odebrecht que pagava fortunas pelas palestras do Lula.
    Pois é Bob, os dias do Lula na rua estão contados, o Juiz Sérgio Moro está tendo o maior cuidado com as provas colhidas contra o molusco, na hora certa o Lula será desmascarado, a fortuna que Lula e seus filhos construíram é coisa de Cinema. Tenha fé e aguarde Bob.
    Bob, vai no Google e coloque na pesquisa ” delações premiadas da Laja Jato” você veras vários depoimentos que talvez faça você mudar de ideia a respeito da quadrilha que você defende.

  3. Hélio

    Foi lutado tanto por ‘democracia’ ‘diretas já ‘ pra estarmos vivendo o que vivemos hoje??? Lamentável!!!

  4. MANDIOCA ALUCINADA

    Bobinho,não existe legitimidade em nenhum governo no mundo,no qual ocorra corrupção monstruosa como essa! Acorda menininho tolinho! Na verdade,deveriam cair,Eduardo Cunha,Dilma e todos os calhordas do PT.Não venha com essa conversa de que o PSDB ESTÁ TORCENDO CONTRA ESSE GOVERNO,NÃO.Política é assim e vc sabe disso.Aliás,TODOS deveríamos estar contra eles.O PT,vai deixar essa marca registrada na história do país.Que bom,né?

  5. MANDIOCA ALUCINADA

    Bobinho,não existe legitimidade em nenhum governo no mundo,no qual ocorra corrupção monstruosa como essa! Acorda menininho tolinho! Na verdade,deveriam cair,Eduardo Cunha,Dilma e todos os calhordas do PT.Não venha com essa conversa de que o PSDB ESTÁ TORCENDO CONTRA ESSE GOVERNO,NÃO.Política é assim e vc sabe disso.Aliás,TODOS deveríamos estar contra eles.O PT,vai deixar essa marca registrada na história do país.

  6. CAVALCANTE

    Dilma nossa presidenta guerreira , Fora Cunha ladrão e ainda assim defendido pelos golpistas apoiados pelo PSDB .

Comments are closed.