O otimismo de FHC e a teimosia da Dilma
   10 de setembro de 2015   │     9:21  │  15

Brasília – Sem dúvida de que, pela teimosia irremediável, a presidente Dilma cria problemas para ela que deveriam ser evitados se ela ouvisse as vozes da experiência.

Dilma não ouve ninguém e isto tem lhe causado dissabores e aumentado a insatisfação de aliados, incluindo do próprio PT, que já não sabem mais o que fazer.

Ao relegar as vozes da experiência, a presidente Dilma aumenta o abismo entre ela e o Congresso Nacional, especialmente a base aliada.

Há uma crise e isto é inegável. Mas a crise existente não estaria tomando a dimensão que está tomando se Dilma ouvisse as vozes da sensatez.

E as vozes da sensatez apontam para a realidade segundo a qual nenhum governo consegue governar sem o apoio do Congresso Nacional.

As medidas econômicas propostas, por exemplo, jamais serão adotadas na sua totalidade sem o apoio da Câmara e do Senado. Algumas medidas o governo pode adotar por conta própria, mas o aumento de impostos, essa é imprescindível o apoio dos congressistas.

Outra questão fundamental é a desconfiança sobre as ações do governo no que se refere ao enxugamento da máquina pública, que conta com 39 ministérios e 10 deles inúteis e desnecessários.

O que se comenta é que o governo fará uma maquiagem ou, no linguajar rastaquera, trocará 6 por meia dúzia. Com a sociedade e especialmente o Congresso Nacional vigilante quanto a reforma, o arremedo de reforma pode ampliar o abismo.

Ou seja: o Congresso não aprovará nada que o governo propõe para o ajuste fiscal, antes do governo provar que cortou mesmo todas as gorduras.

Cabe refletir o que disse o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, na TV Globo, logo após a entrevista do ministro da Fazenda, Joaquim Levy:

Sobre a hesitação do governo em reduzir o exagerado número de ministérios, ao mesmo tempo que impõe sacrifícios à sociedade:

É como fazer operação sem anestesia. Não dá.

Sobre a onisciência da presidente Dilma:

Tem que ouvir. Tem que saber ouvir e olhar para o mundo e não ficar nessa visão estreita.

E dessa vez o governo não pode se queixar dos agouros do ex-presidente FHC, porque ele até que foi elegante e republicano ao se dizer otimista:

Eu acredito ( no Brasil ). Já vivemos tantas coisasvamos sair dessa sim. Eu acredito.

Pelo visto, o que falta é a presidente Dilma entender que, sozinha, ou ouvindo apenas o ministro do Gabinete Civil, Aloísio Mercadante, ela caminha na direção de aprofundar o abismo.

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Barbosa

    Bob, dos 102 prefeitos alagoanos 66 resolveram fazer um protesto contra as medidas do governo Federal, isso significa que são a maioria, será que são todos do PSDB? Ou a sua idolatrada presidenta está perdendo a credibilidade?

  2. Amigo do Povo

    E Bob, parece que você já fez as malas, e espera a hora certa pra desembarcar, deste trem da petralhada. tem alguns oligofrênicos que acham que quem reclama e porque votou no Aécio (93 % da população votante), mais o que seria a esquerda de merda sem este tipo de pessoa ? Há a massa de manobra, como é boa, não é ? Não vou comentar o cinismo e a mentira do Lula com relação à S&P – Ouçam o que ele falou em 2008 e o que falou agora. o Baiano vai falar cuidado !. Agora coisa séria: Vocês não entendem a estratégia de Madame. Isto é explicado, quando do Foro de São Paulo, que aconteceu no México (tão mediocre que ninguem sabe que aconteceu). Eles traçaram uma estratégia comum, Todos os paises participantes, iriam ficar na merda, em solidariedade a Venezuela. É a política da merda vermelha. Ninguem e melhor do que ninguem, esta é a política central deles, o negócio e ficar fodido por igual. Que saudades da minha juventude, quando existia um PC sério, lógico que ser comunistaq depois dos 35 e para a tríade oligofrênica (Camaradas, aquele carinha com fixação em helmintos, palavras como anal , que alguns amigos meus psiquiatras consideram como homosexual reprimido, homofóbico, vai ficar com raiva). Advinhem qual vai ser a mascara mais usada no carnaval ? Alias eu já tenho meu pixulequinho inflavel, comprem o seu. Estou esperando a pixuleca para comprar.

  3. Aroldo

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk e desde de quando esse blog acha que o brasil está em crise?

  4. ivan

    bob,vc hoje tomou seu remedio errado,ou cortaram o seu mensalão,ou petrolão so pode ser vc falando mal do governo dos PTralhas,ja sei isso é uma jogada do luladrão agora mandou os blogueiros sujos que recebe dinheiro da propina,pra descer o pau na dilmandioca e ele se sair bem na fita né?.

  5. bebeto

    O ABISMO JÁ CHEGOU, A PETROBRAS E MAIS 15 EMPRESAS ADMINISTRATIVAS ACABARAM DE SER REBAIXADA , JORGE SILVA ACORDA, NINGUÉM ESTA FALANDO DO AÉCIO E SIM DESSA ROUBALHEIRA E DESGOVERNO QUE ESTA AI. NUNCA IMAGINEI QUE A GRÉCIA ERA AQUI.

  6. Nelson

    A voz da experiencia diz….sai dilma, sai luladrao, sai PT sai desgraçados criminosos que estão levando o brasil ao ridiculo.

    1. jorge silva

      Ladrao e o Aecio que foi denunciado na lava jato ,ta envolvido em Furnas, e tem 15 irregularidades confirmadas na prestacao dw contas da campanha presidencial, inclusive 2 milhoes nao declarados que recebeu da Odebrecht, esse tucanalha deveria estar atras das grades, mas a imprensa e o Moro protegem.

      1. FELIPE BRAGA

        Mais um Ptralinha esquizofrenico !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! O Aécio tá muito preocupado com as asneiras que voce diz !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  7. Edu

    A Dilma tá mais perdida que cego em tiroteio……
    Queria saber quem manda no País hoje…Renan, Janot, Lula, Mercadante, Moro, Dólar ou o Chimbinha?

  8. MANDIOCA ALUCINADA

    Perái, BOBINHO!!! Vc dormiu bem? Bateu com a cabeça? Bebeu querose? Todo mundo sabe que esse governo desmoralizado do país é culpa de FHC,da mídia golpista e dos EUA.Vc ta querendo aliviar para essa turma,é? A solução pode ser facilmente encontrada nas cartilhas PTralhas,nos conselhos do índio louco(evo morales) ou na perua portenha(cristina kishnner).Bobinho,eu ria mais quando vc estava lúcido!!!

Comments are closed.