Os milagres de San Fidel Castro de Cuba
   25 de julho de 2015   │     18:50  │  15

Brasília – As décadas de 1960 e 1970 foram de sobressaltos; na Ásia, os guerrilheiros vietcongues mal armados e mal alimentados desafiavam o exército mais poderoso do mundo e encurralavam os Estados Unidos e, na América Latina, Cuba desafiava a sanha capitalista no quintal dos Estados Unidos.

A tentativa de invasão de Cuba pela Baía dos Porcos, estimulada e financiada pelos Estados Unidos, deu margem a crise dos misseis quando a então União Soviética acertou com o Fidel Castro a instalação de uma base militar em Cuba.

A década de 1960 foi de pavor mundial.

Tudo conspirava contra a paz e o mundo estava por um fio frágil que poderia estourar a qualquer momento. Parte dessa tensão se irradiou até em Alagoas. Entre 1970/71 eu servi ao exército e numa instrução na mata o tenente Irapuã ensinava a tropa a fazer uma armadilha criada pelos guerrilheiros vietcongues, quando interrompeu a instrução para observar:

E se entre vocês tiver um guerrilheiro?…

Silencio total.

A armadilha consistia de uma espécie de gangorra, com um espeto na extremidade contendo fezes humanas. Os soldados norte-americanos caiam na armadilha e eram espetados. Morriam de gangrena. No treinamento, o tenente Irapuã ensinava a gente a caminhar conduzindo o FAL 50 centímetros na frente do corpo, que era para amortecer o impacto e evitar que fosse espetado.

A lógica da guerra diz que era impossível uma tropa tão mal armada e mal alimentada derrotar o exército poderoso igual aos Estados Unidos, mas a prática ensinou diferente. Tudo isto repercutiu no mundo.

Foi nesse contexto mundial de sobressaltos, que Fidel Castro, numa entrevista à imprensa europeia, respondeu a pergunta de quando Cuba e os Estados Unidos iriam reatar relações diplomáticas?

Quando os Estados Unidos elegerem um presidente negro e quando o Vaticano escolher um papa latino-americano – respondeu Fidel.

Premonição? Milagre?

Milagre de San Fidel Castro de Cuba?

Pois então, que San Fidel Castro de Cuba, que já fez o milagre de criar a Medicina mais competente do mundo, rogai por nós!

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alberto

    Jamais o povo brasileiro vai aceitar o comunismo, somos rebeldes, e não carneirinhos domesticados com, infelizmente, fizeram da população de Cuba. Aos poucos, vamos percebendo as reais intenções do PT e de seus seguidores doutrinados.

  2. Barbosa

    Roberto, como se diz na gíria do malandro a casa caiu, veja a reportagem que está veja desta semana. Não tem jeito, se o Lula não for preso é melhor anular a operação Lava Jato.

  3. João bobão

    Aproveita , Bob e fala pouco do milagre bolivariano, dá uma passadinha lá e veja como ta a situação. Mas vamos torcer para os nossos amigos, o povo da Bolívia que nunca mereceu ter uma ditadura disfarçada de democracia. Agora ta provado a miséria que causou, alí esta prestes a estourar uma guerra civil, o povo ta como fome, e a fome não espera. Aproveita fala um pouco da simpatia do PT, por esse sistema do companheiro Hugo Chavez.

  4. marcelo

    Lembro em um programa sobre Cuba, o qual eu assisti no SBT,em que uma médica criava um porco na varanda de seu apartamento, para ser morto no Natal, para a comemoração familiar. Formar médicos e pagar uma miséria em forma de salário, parece ser esse o seu modelo preferido? Quando um dia (Espero sinceramente que nunca chegue) você adoecer e precisar se tratar, vá para Cuba e confirme tudo o que está dizendo!

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Marcelo. Em Cuba se forma Médicos. No Bras(z)illlllll se forma Facultavivo. É diferente.

      1. Amigo do Povo

        Roberto, procure saber mais sobre a grade curricular de formação de um médico cubano, grande parte deles não seriam médicos no Brasil e sim agentes de saúde. Não seja injusto, repetindo a propaganda governista, se a grande maioria que veio ao Brasil fizesse a prova do revalida, não poderiam exercer sua profissão no Brasil. Se o Chaves (do Bolivarianismo de Merda), tivesse se tratado no Albert Einstein ou Sirio Libanes, provavelmente teria maiores chances de sobrevivência, não o fez, porque os Hospitais não acataram as suas exigências.

      2. Carvalho

        Vamos usar a coerência, se Cuba forma esses “super médicos”, como você afirma, por que eles se amedrontar a e não prestaram o exame do revalida?
        Por que o demagogo Lula não foi tratar de seu câncer em Cuba, no lugar de se tratar no Sírio Libanês com MÉDICOS BRASILEIROS? ?

  5. NOVAIS

    Roberto Villanova,
    Apesar de discordar de vários artigos que já li de sua pessoa fico realmente encantado pela qualidade de seus artigos em diversos momentos da história brasileira e mundial. Quanto à percepção de Fidel Castro há tantos anos atrás creio que são poucos governantes que tem ou tiveram a percepção de saber o momento certo de seguir em frente ou recuar, como em quaisquer guerras. O tempo sempre julga e julgará os vencido e vencedores.

  6. Wilkinson

    Em breve, mais muito breve Cuba se tornará uma potência. Com o fim dos embargos, e com investimento em infraestrutura esse pais tem tudo pra dá certo! Tem um povo educado e culto, além do sentimento nacionalista que eles sempre tiveram. Parabéns ao governo brasileiro por estreitar essa aliança comercial, será de grande importância num futuro próximo. Aliás já estamos colhendo frutos com essa parceria, o porto de Mariel, custou 957 milhões de dólares, sendo 682 milhões de dólares financiados pelo BNDES. Em contrapartida, 802 milhões de dólares investidos na obra foram gastos no Brasil, na compra de bensbens e serviços comprovadamente brasileiro. Essa obra gerou 156 mil empregos diretos, indiretos onde 80% da mão de obra era brasileira. Viva o Brasil viva Cuba.

    1. Antonio

      Comentário desprovido de raciocínio lógico. Esqueceu de dar viva aos desvios milionários do dinheiro suado do trabalhador brasileiro.
      O dinheiro do Brasil é prioritariamente para ser investido nos portos, aeroportos, estradas, ferrovias e infraestrutura brasileiras.
      Não é à toa que o governo larápio 9 dedos decidiu transformar as informações sobre essa roubalheira toda em “dados secretos”.
      É um caso sui generis em que o dono do dinheiro (povo brasileiro) se sujeita as condições (?) do governo que pede o dinheiro emprestado (ditadura cubana). A CPI do BNDES revelará a verdade. Não sei onde vai caber tanta gente presa.
      Sem falar nos desvios dos recursos de pagamento dos médicos (?) cubanos, que são tratados como servidores garçons (só ficam com 10% do salário).
      Enfim, esse tipo de postagem, defendendo roubo, é uma auto-declaração de idiotice e é característica de puxa-saco que mama nas tetas do governo.
      Afirmar que em pouco tempo (uns 150 anos talvez melhore) Cuba será uma potencia é um misto de mãe Dinah junto com a certeza de que o capitalismo devolverá aquele país sofrido e miserável um pouco de dignidade ao povo sofrido e explorado pelos comunas ditadores.

    2. Amigo do Povo

      Vomos lá. Cuba não pertence ao FMI, por conta disto suam moeda nada vale, isto é sabido, alias é o único pais do mundo que não értence ao FMI. A situação é pior do que parecia, 682 MK de US$ emprestados a empreiteira e 802 MK na compra de bens e serviços (como cuba vai pagar ?), financiados como ? Isto sim deve ser investigado e urgentemente (porto x mais médicos ?). Esta grana, foi emprestada com grana dos trabalhadores Brasileiros (FAT), que por sua vez e criminosamente corrigido com índices fora da realidade. Que número mentiroso, fictício 156 mil empregos (?????), para um porto ?, mais uma fantasia criminosa da esquerda de merda, idiota acredita em idiota. Enquanto o governo esquerdopata faz este tipo de besteira, querendo ser o líder dos mendigos, Continuam os problemas de mobilidade nas capitais Brasileiras, a saúde esta um grande merda (falta esgotamento sanitário, água potável, etc), a educação é o que é, a segurança nem se fala. Um bom governo não se caracteriza pela quantidade de pessoas que estão vivendo da esmola social e sim pela quantidade de pessoas que deixam de usar este serviço. O adubo da esquerda de merda é a miséria e o sub-emprego e a esperança de se ter uma vida mais dígna, Não se preocupam em ajudar o cidadão a a atravessar a escuridão o mais rapidamente possível, trabalham fervorosamente para acender uma vela, apenas, uma luz e manter o miserável na mesma situação de dependência. Fora petralhada, Esta nova onda esquerdopata é autofágica, não se adapta a realidade atual.

  7. Nelson

    Nunca li um artigo tão verdadeiro quanto este ! Realmente o carniceiro fidel castro cumpanheiro da dilma e do lula, é realmente um milagreiro ! Basta qualquer pessoa ir a new York, chicago, san diego, san francisco, e depois visitar havana, pra descobrir o milagre de fidel.

  8. Antonio

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK….medicina mais competente do mundo????????
    O otário do Hugo Chaves acreditou nessa estorinha e se lascou todinho. Foi o único ladrão vermelho que resolveu testar a famosa “medicina avançada cubana”. Resultado: Morreu bem morridinho mesmo.
    Dilma, Genoíno, Dirceu, Lula larápio et caterva quando adoecem preferem outro hospital: o Hospital Sírio e Libanês.
    O ex vice-presidente José Alencar conviveu anos e mais anos com uma doença grave porque se tratava nos melhores hospitais do mundo, dentre os quais, claro, não estavam os de Cuba.
    Contrariando a lógica e a medicina atual e moderna, se tivesse optado por se tratar em qualquer outro local que não fosse Cuba, o larápio Chaves poderia estar vivo.
    papagaio véio louco, vc poderia aproveitar o espaço e citar quais os larápios vermelhos brasileiros defensores da medicina cubana preferiram se tratar em Cuba.
    Por falar em medicina. a maior doença existente atualmente em Cuba não cura com remédio nem tratamento. Cura com alimento. É a fome e a miséria do povo sofrido cubano.

Comments are closed.