Quem colocou o jabuti na árvore? Jabuti não sobe em árvore…
   29 de maio de 2015   │     11:33  │  10

Brasília – Proclamada pelos monarquistas que traíram Pedro II, a República brasileira parece condenada a viver de arranjos.

A Constituição brasileira, cheia de remendos para se adequar aos interesses momentâneos, se confunde com um arrazoado de leis cuja durabilidade está atrelada aos interesses da ocasião.

O presidente Fernando Henrique Cardoso gastou uma fortuna para aprovar a reeleição, mas a reeleição que interessava a ele naquele momento.

A conta da reeleição de FHC ainda hoje está sendo paga pela sociedade, que nem chegou perto de quitá-la e já foi informada de que não haverá mais reeleição de ninguém.

E sendo assim, é bom não criar expectativa sobre a reforma política. Nada será reformado e tudo vai permanecer sob o modelo atual confuso e cheio de possibilidades que a sociedade não entende.

Por exemplo: um deputado que obtém mais votos do que o outro, mas não é diplomado porque o outro está na carona de um terceiro deputado que estourou no número de votos.

Ou seja: com exceção do Senado, as demais casas Legislativas não são formadas pela soberana decisão popular e sim pela engenharia eleitoreira.

E, o mais grave, é que a legislação é feita também pelos “jabotis”, que podem ser explicados pelos enxertos matreiramente realizados, como ocorreu em votações recentes no Congresso.

Parêntesis: jaboti não sobe em árvore; se um jaboti aparecer em cima de uma árvore foi alguém que o colocou lá.

Os jabotis que vieram da Câmara Federal, sem dúvida que com o aval do presidente da Casa, Eduardo Cunha, cumprem a tarefa de moldar a legislação a esse interesse pessoal que não tem nada a ver com o interesse da sociedade.

Nem com o futuro do país.

E enquanto o país caminhar na contramão dos legítimos interesses da sociedade, todos vamos continuar assistindo esse espetáculo mambembe que se molda à realidade do momento e não à expectativa da sociedade quanto ao futuro.

A parte a discussão sobre o instituto da reeleição, o que importa à sociedade é que se defina de uma vez por todas o amanhã. Não dá mais para ficar mudando a regra do jogo, sobretudo quando o objetivo é o de ajustar o jogo à regra.

O dinheiro que o Fernando Henrique Cardoso pagou para aprovar a reeleição saiu do bolso da sociedade – que gastou milhões pra nada.

Ou melhor: gastou apenas para atender a um capricho do momento.

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Ricardo

    Quanta balela. Isso tudo de alguem que defende os atuais bandidos, genocidas que matam milhoes de brasileirios todos os dias por falta de recursos que eles roubaram?

    Basta analisar a fortuna acumulada pelos petistas marginais e pelo FHC. Chega a ser patetico.

    Esse texto, escrito da forma que foi, demonstra uma comovente ruptura com a inteligencia, uma constancia em atitudes pró-PT.

  2. Glorioso

    Enfim, acabaram com a herança maldita do FHC. Agora só falta acabar com o volto obrigatório, o que seria um grande benefício a sociedade brasileira. Para votar neste políticos canalhas corruptos basta os bolsas esmolas da vida, os cargos comissionados e a imprensa vendida. Tenho dito!

  3. Tito Sidinei

    E afinal quem colocou o JABOTI em cima da arvore? Claro que foi o FHC, que por sinal é um grande amigo do Bengalísta MARIN.

    1. roberto vilanova

      Calma grande Aladim. Não criemos pânico. Já fiz a correção e agradeço fazendo questão de registrar. Não criemos pânico porque se o Brasil é com “s”, o jabuti com “o” também não sobe em árvore. Forte abraço e mais uma vez grato por tudo.

  4. silva

    Vossa Senhoria não parece ser contra reeleição, já que tivemos duas do governo que defende. Para ser sincero, tanto faz reeleição, distritão, majoritário, eletrônico, cabestro, primeiro turno, 5 anos, 8 anos etc. Enquanto tivermos interesses economicos por trás da democracia, viveremos essa utopia.

    1. silva

      Esqueci de dizer, já que falaste em em reeleição e monarquia, as vossas excelencias nobres senadores na época de D. Pedro II, tinham mandato vitalício. Para acabar com a vitaliciedade, reduziram para apenas 8 anos! E adiantou? Não. Eu era criança e já existiam os mesmos clãs no congresso. Ou se aposentam como políticos, ou passam o cajado para os filhos, netos…

      I

  5. Barbosa

    Roberto, perto do Lula e da Dilma o FHC é um santo, o engraçado é que você vive falando das falcatruas do FHC, e o PT assumiu o governo e nunca mandou investigar, porque será? Procura um psicólogo, esse seu ódio pelo FCH virou doença,

    1. silva

      Santo o fhc nao é não senhor.
      Criou a reeleição, aumentou o desemprego e para o aposentado, criou o fator.
      Estabilizou a economia, é verdade, com o tal plano real
      Mas o sus e a educação pra quem não tem dinheiro
      Muita gente se deu mal.

  6. NIVALDO

    A FIFA pegou a doença do PT, parece que estudaram na mesma escola, resta saber agora quem cobrou propina maior ou qual das duas instituição roubou mais a FIFA ou o PT.

Comments are closed.