Coréia do Sul é o sétimo maior parceiro comercial do Brasil
   26 de abril de 2015   │     16:57  │  0

por Aprigio Vilanova*

O final de semana ficou marcado, no campo político, pela visita oficial de estado da presidente, da Coréia do Sul, Park Geun-Hye. A presidente Park veio acompanhada de uma comitiva composta de empresários sul-coreanos.

A presidente Dilma falou da importância da Coréia do Sul como parceiro comercial do Brasil, e o objetivo da visita é fortalecer ainda mais o comércio bilateral, mas também desenvolver projetos na área de tecnologia da comunicação e da informação.

O acordo assinado nas áreas de tecnologia da comunicação e da informação tem como ponto de partida unir empresas, universidades e centros de pesquisas para o desenvolvimento de produtos de alto conteúdo tecnológico para atender o mercado nacional e internacional.

Em 2014, a Coréia do Sul foi o sétimo mais importante parceiro comercial do Brasil. O comércio entre os países foi de 12 bilhões de dólares. O Brasil é o país que concentra os investimentos coreanos na América Latina.

A presidente anunciou acordos de facilitação comercial e de promoção de negócios entre pequenas, micros e médias empresas, mas também explicou projetos que já estão em andamento.

A parceria Brasil-Coréia do Sul resultou na implantação da fábrica de semicondutores coreano-brasileira HT Micron, em São Leopoldo, no Rio Grande do Sul. A fábrica produz componentes que são a base da industria da informática. A estimativa de consumo do mercado interno brasileiro para importação de semicondutores era de U$$ 17 bilhões, em 2012.

Está em construção a Siderúrgica do Pecém, no Ceará, com previsão de inauguração para o inicio de 2016. A construção da siderúrgica é parceria da Vale com as empresas coreanas Donguk e Posco, estimasse  a geração de 19 mil empregos diretos e indiretos.

*graduando em Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG