Existe corrupção no Brasil
   16 de fevereiro de 2015   │     1:28  │  9

por Aprigio Vilanova*

A operação Lava Jato revela que existe corrupção na Petrobrás. Alvíssaras! Mas, que tal a investigação investigar todos os envolvidos?

Os culpados precisam ser punidos e na democracia o processo legal está em curso.

A corrupção no Brasil está na certidão de nascimento. Na carta da conquista portuguesa, Pero Vaz de Caminha funda o tráfico de influência tupiniquim e intercede perante ao rei por seu genro.

A chegada da Família Real e da burocracia portuguesa, em 1808, representa o inicio do estado brasileiro. Este foi fundado no acolhimento de cerca de 15 mil pessoas, da corte e da burocracia, fugidas da Europa.

O jeitinho português marcou na estrutura política nacional os desmandos. Isto repercute diariamente no País, ainda hoje. Casos não faltam na história das falcatruas brasileiras.

O fato é que estamos presenciando a prisão de quem nunca foi preso no país.

O país, há um tempo, investiga os políticos. Até a investigação e punição de peixes graúdos são resultado de medidas adotadas na última década.

É esperar as investigações, elas estão para além do que vaza na mídia mediana.

*graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. fred

    Meu caro BOB, com relação a punição, não é só da última decada, vem de muito tempo, pois veja que aconteceu com os ANÕES DO ORÇAMENTO, e tem tantos casos que ficam dificil enumerar, entre tantos, o MENSALÃO, e tem o caso dos CORREIOS no governo de FHC, e tantos que mim foge a memória.

  2. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    ERRATA!
    Excedem aos limites da normalidade, razoabilidade ou aceitabilidade medianas e beiram ao ridículo esses argumentos pífios, inóxios e desconexos dos Bob’s – pai e filho – na tentativa de defesa dos seus asseclas e séquitos da corja de canalhas vermelhos, como bem refutam os leitores que me antecederam em seus percucientes, procedentes e coerentes comentários, quais sejam: “Luciano Melo”; “Marcos Guerra” e “Lima”, com os quais concordo em GNG e louvo-os por eles!
    Ressabido que auferem um tipo de BOLSA para esse fim, mas em nada e de nada adianta ou serve, melhor seria o MEA CULPA e DEFENESTRAREM do tal partido a todos eLLes, que se desviaram da ética apregoada no passado, quando desfraldaram bandeiras de probidade e legalidade, hoje mais defraudam que desfraldam quaisquer bandeiras!
    Deixem de ser hipócritas e cínicos ou patifes salafrários, haja vista que, nada nem ninguém, poderia ou deveria JUSTIFICAR ao que fizeram à Nação, ao País e aos seus Erários, Tesouros e Riquezas Nacionais, além de espezinharem Leis e rasgarem nossa Carta Política Cidadã!
    FORA PT E LEVE-A COM VC!
    Dia 15 de março é o dia “D”! Pois, debande, o quanto antes!
    Abr
    JG

  3. Leitora Crítica

    De fato, estão tentando abafar (antigamente era engavetar) a investigação sobre a corrupção na Petrobrás, que começou (advinhem!) no governo FHC. Aliás, foi denunciada por Paulo Francis na Goebbels e… nada foi feito. O jornalista até morreu porque foi processado. Corrupção que passou pelos anos eleitorais de 1998 e 2002. Não acredito que os Procuradores e Delegados tenham prevaricado por interesse político-partidário. Acho que foi um, digamos, lapso. Mas a Globo, ao censuar os jornalistas do Jornal Nacional para não sair nada sobre FHC, conforme e-mail vazado, abriu a caixa de pandora: onde há fumaça há fogo. E tem a CEMIG. Brasileiro honesto de verdade quer que seja TUDO apurado, e não somente em relação a um ou outro partido.

  4. fred

    CORRUPÇÃO, PORQUE NÃO ROUBO, POIS EXISTI HÁ MUITO TEMPO, DESDE QUE A TURMA DE PORTUGAL CHEGOU AQUI, ISSO NÃO ACABA NUNCA.

  5. Glorioso

    Xô PTralhas! Xô Tucanalhas! Teme o grande presidente! Renan o grande líder! Collor o grande estadista! Agora chorem.

  6. lima

    O problema meu caro jornalista, é que as pessoas que estão sendo presas é desse partido hipócrita chamado PT, que passou a vida inteira com a bandeira vermelha defendendo a ética e a moral e quando chegou no poder mostrou como eles são vorazes no dinheiro público, deixando uma massa falida à beira da miséria, e o pior é que tem gente que ainda defende esses usurpadores do dinheiro público.

  7. Marcos Guerra

    Só sendo parente do autor do blog para escrever bobagens na grande imprensa.
    Sempre houve corrupção no Brasil, só que os últimos 12 anos foram de uma medida absurda e sem limite, não tinha como não investigar e punir, penas brandas demais, e ainda falta a devolução do dinheiro roubado e a prisão do chefão.

  8. luciano melo

    Esse papo de “diluir” a culpa do PT nao está
    funcionando mais.Vamos procurar outra desculpa alem
    do surrado “eu não sabia “,e do batido “eles também
    fizeram” !!!

Comments are closed.