O Brasil e o DNA golpista do nosso fantasma
   8 de fevereiro de 2015   │     14:49  │  15

por Aprigio Vilanova*

Mesmo com todos os problemas enfrentados na vida política nacional, não há duvidas que estamos, cada vez mais, com o sistema democrático mais fortalecido.

Desde o fim da ditadura militar passaram pelo Palácio do Planalto cinco presidentes eleitos em sete processos eleitorais, é o mais longo período democrático vivido no país.

Sabemos que a democracia no Brasil é sempre interrompida por setores conservadores com um forte viés entreguista. Foi assim na tentativa de derrubar Getúlio Vargas com um golpe civil-militar orquestrado por estes mesmos setores.

A articulação não contava com a atidude suicida de Getúlio o que adiou o golpe para 1964. O discurso é sempre o mesmo, o perigo dos comunistas, a cubanização do país, o fantasma bolivarianista e por aí vai.

Mas o que fica escancarado é o desespero de setores golpistas da sociedade brasileira pela quarta eleição consecutiva do Partido dos Trabalhadores. O desespero aumenta ainda mais pois as possibilidades da quinta eleição é muito grande.

A tentativa desesperada de derrubar a presidente Dilma não encontra eco na maioria da população brasileira. Mesmo com todo massacre que a presidente sofre diariamente nos grandes veículos de comunicação e também nas redes sociais.

O fato é que as denuncias não chegam em Dilma e o desespero tresloucado em derrubar a presidente reflete o DNA golpista de vários setores da nossa população.

* é graduando pela Universidade federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
15

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Verdade "inverdade"

    Incrível como a maioria aqui é levada pelas notícias de nossa “mídia” “independente”…claro que na Petrobrás tem corrupção, assim como em TODOS os governos estaduais e municipais, ou há algum nesse país realmente honesto ??…quem lembra do governo PSDB, na era FHC, sabe muito bem que é muito pior para o Brasil…estão preparando um cenário para um golpe branco e assim vender nossa Petrobrás sobre o pretexto de limpeza…malditos ratos de bueiros internacionais….porque será que “nossa mídia” também não pede cpi ou que o governo do PSDB em Sampa seja substituido….corrupção na Sabesp…caso trensalão, que por sinal nada vaza, incrível “nossa mídia” não tem interesse sobre o caso, apenas notícias mensais para passar a falsa impressão que estão de olho…e o povo continua como aquela música de NOSSO Zé Ramalho…”Eh, ôô, vida de gado
    Povo marcado e,”, e assim nossa gente continua sendo direcionada pela “grande” “mídia” “independente”…alguém ae recorda que a Veja apoiou a ditadura militar ??

  2. Carlos Soares Novais

    É bom lembrar que maioria da população elegeu a presidenta e como tal se deve ter o equilíbrio suficiente para saber separar o joio do trigo, pois não será afastando a mesma do mandato outorgado pela população que se estripara a corrupção em nosso país, e sim, julgando e punindo quem precisa, sem bandeiras políticas e mais cem anos pela frente teremos um país menos corrupto. É assim que penso e você?

  3. Niraldo Nascimento

    Parabéns pelo texto. IMPEACHMENT neste momento é inoportuno, temerário, perigoso; atende apenas a voz de quem teme ai concordo com a quinta derrota que será nas próximas eleições presidenciais

  4. Barbosa

    Bob, (Bobo), você está morando no Brasil ou na China? será que tudo isso que está acontecendo na Petrobrás é ficção? cara não0 dar pra entender como alguém no seu bom estado de sanidade mental possa defender esses governo corrupto. No mensalão o chefe dessa quadrilha Sr. Lula disse em uma entrevista que o julgamento do mensalão foi 80% politico, quando a maioria dos ministros que votaram pela condenação dos acusados foram indicados por ele. No inicio da investigação da Petrobrás a presidenta disse que não acreditava que as denuncias fossem verdadeiras, agora os ladrões estão delatando totó esquema, e inclusive devolvendo parte do dinheiro. E você vem falar em golpe para descontinuar o governo do PT? Golpe foi o que a Dilma deu no povo mentindo na campanha.

  5. Há Lagoas

    Se faz necessário enfatizar que o impeachment faz parte do jogo democrático. Quanto a nossa presidente, pelo que foi apurado até o momento, ela não pode ser “responsabilizada” pela corrupção na Petrobrás, já que a mesma não foi citada em algum delito! A pergunta que faço: Como Dilma conseguiu se cercar de tantos gatunos no comando desta combalida estatal?
    É o próprio PT que levará Dilma ao impeachment, e boa parte dos brasileiros apoiarão a saída de uma das figuras mais incompetente da história da República!

  6. Constant Ramos

    A democracia traz também suas decepções. PT foi o partido que mais pregou lisura administrativa e regra de conduta. O discurso mostra-se bem diferente da prática. Até quando?

  7. OLIVEIRA

    CONCORDO COM O GRADUANDO, SÓ FALTOU ACRESCENTAR QUE UM PRESIDENTE FOI DERRUBADO POR UM MOVIMENTO GOLPISTA, ONDE UM GRUPO DENOMINADO CARA-PINTADAS ERA LIDERADO POR UM SENADOR DO PT, TUDO POR CONTA DE UM SUPOSTO PRESENTE DE UM AUTOMÓVEL ELBA. NADA FOI PROVADO E O AGORA ENTÃO SENADOR FOI INOCENTADO. FICO IMAGINANDO, SE AO INVÉS DE TRATARMOS DE UM MODESTO AUTOMÓVEL, ESTIVESSEMOS TRATANDO DE QUANTIAS TÃO ASTRONÔMICAS COMO AGORA. NA ÉPOCA, HOUVE GOLPISMO DO PT??? REPETIR O SURRADO DISCURSO DE QUE NADA SABIA, NÃO CONVENCE. ENTÃO HÁ RESPONSABILIDADE OU IRRESPONSABILIDADE. VAMOS SER JUSTOS. CADÊ OS CARA-PINTADAS??????????? CADÊ OS SINDICATOS??????? CADÊ O LIDERES DO IMPEACHMENT DE 92 ????

    1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      SOMOS TODOS GOLPISTAS (?)

      Ao leitor “Oliveira”, que muito bem lembrou o devido, regular, legal, cívico, cidadão, constitucional e imprescindível Processo Político, sobretudo, democrático: o IMPEACHMENT anterior; de um presidente que se deixara corromper por uma simples ELBA. Havia mais?
      Aliás, destaque-se, processo este que o próprio putê não considerava nem considerou GOLPISMO, que colocou o então PRESIDENTE numa sinuca de bico, que preferiu RENUNCIAR ante sua iminente CASSAÇÃO ou inexorável imediata DEPOSIÇÃO – ao que RENUNCIARA; muito bem orientado pelos seus advogados, para retornar à política, após OITO ANOS FORA DELA- haja vista a insustentabilidade ética, moral, legal, constitucional, cívica e política de sua permanência no poder! Não houve golpismo! Por que agora haveria?
      Gize-se, tudo fora fomentado, urdido, armado, cobrado e mobilizado por um partido que era, na verdade, uma quadrilha – hoje sabemos que dizia uma coisa e pregava aquilo que nunca tivera nem conhecera: ÉTICA. Diziam: “XÔ CORRUPÇÃO!”; sem a vírgula do vocativo ou aposto. Eis que já o admitia e o povo nem via! Era uma sentença afirmativa!
      A prova inconteste está aí em todos os FATOS, desde o MENSALÃO ATÉ AO PTROLÃO, sem esquecer os inúmeros e incontáveis casos de corruPTos e corruPTores nos mais diversos ministérios deLLe e deLLa, que a imprensa livre noticiou – hoje querem amordaçá-la e tacham-na de PIG sob o pretexto de regulamentação da mídia. Nesses casos todos havidos nem cogitaram IMPEACHMENT, o molusco estava blindado?
      Supino gizar que, na debalde, pífia, vã, inútil e descabida tentativa de se explicar o inexplicável, de defender o indefensável ou de justificar o injustificável, o putê alude, alega e aduz, desbragadamente, ser GOLPISMO o justo, devido, ético e urgente PROCESSO DE IMPEACHMENT!
      Note-se que a situação de insustentabilidade de permanência deLLa no poder é semelhante ou idêntica à daquele deposto presidente do passado e pelas mesmas razões, motivos e causas, a saber: ética, moral, legal, constitucional, cívica e política – inclusive, o “Bob pai do Bob filho” até usou o SOFÁ, para ilustrar sua “defesa”, mas nem respondeu nem responderá de quem é o sofá, a saber; http://gouveiacel.blogspot.com.br/2015/02/de-quem-e-o-sofa.html
      Tenho já dito, escrito e reiterado:
      a) Ou o devido PROCESSO DE IMPEACHMENT, que já está tardio – mas seria até razoável ou compreensível ou tolerável, pois cá nessas plagas nada começa antes do carnaval – que o povo pule, dance, sambe, brinque e sonhe com suas alegres fantasias, mas, depois das cinzas, reerga nossa combalida, espoliada e assaltada DEMOCRACIA TUPININQUIM;
      b) INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR, com o urgente, incontinenti, imediato e necessário afastamento deLLa e de seu vice, que sequer foram eleitos – note-se das fotos de posses de 2011 e 2015, o povo está ausente na atual, para apuração de seus CRIMES DE RESPONSABILIDADE, mormente por descumprimento de LRF e da própria Constituição Federal que jurava honrar, respeitar e cumprir; jamais rasgá-las, como os fez!
      Ah! Que se esperneiem dizendo ser golpismo, isso não me importa nem me incomoda nem me tira o sono, o que me importa, me incomoda e me tira o sono é ver tantos corruPTos e corruPTores num partido que se dizia dos trabalhadores do Brasil e que mais tem se desviado do mais mínimo pudor ético, moral, legal, constitucional ou costumeiro, para DOAR e INVESTIR noutros países que não o Brasil; nosso Erário virou o chapéu samaritano da caridosa mãe dos cubanos e de outro tiranos.
      FORA MÁ“MÃE DOS BRASILEIROS”, LEVE JUNTO COM VC TODA CORJA VERMELHA DO PUTÊ!
      Que seja 15 de Março de 2015 a emancipação política democrática de nossa querida e amada pátria Brasil! É o nosso Brasil de volta aos brasileiros e para os seus nacionais: brasileiros e brasileiras; nunca aos vermelhos estrangeiros! Vamos nessa; IMPEACHMENT, JÁ!
      Abr
      *JG

      1. Paulo Bezerra

        …pô, tu escreve mal prá caralho. Fui dar uma olhada no teu blob…Meu Deus, o cara vive antes de 64, no momento pré-golpe. Pô, o cara é um dinossauro….

        1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

          ERRATA!
          Assaz contente por sua visita ao meu Blog (e não blob), sobretudo pela sua “opinião” – como resta sabido, é conceito de quem não tem conhecimento, claro!
          Gosto de pessoas francas, sinceras, positivas e realistas, que não é o seu caso, claro!
          Ofensas gratuitas, descabidas e impróprias é bem o uso ou práxis de militontos e militontas remunerados ou não!
          Anelo tanto o constitucional, legal, ético, regular, político, cívico, democrático, devido, cabível e imprescindível PROCESSO DE IMPEACHMENT quanto ao augurado, desejado, querido, implorado e clamado movimento pela INTERVENÇÃO CONSTITUCIONAL MILITAR, para SE VÊ CESSAR os tantos casos de DESVIOS, DOAÇÕES, ESPOLIAÇÕES ao Erário, Riquezas e Tesouro Nacionais praticadas pelos corruPTos corruPTores vermelhos “progressistas”, bem por isso acharas-me DINOSSAURO.
          O sou! Aprendi com meus avós e pais, pobres pescadores, que nos diziam: “pegar no que não é seu é feio, muito feio! Pegar no que é dos outros muito mais; quem pega no que é dos outros é ladrão! Quem pega num tostão pega num milhão!”
          Bons e felizes tempos; éramos felizes, alegres, contentes e SEGUROS!
          Abr
          JG
          P.S.: Lembre-se de Bertold Brecht, sim?

  8. edenildo

    Para defeder os corruptos, até precisa de muita desculpas.
    Mas essas que o “sr” mostra deveria renovalas, são tão antigas
    Façar jus ao que le paga. seja mas honesto com sua ideias.

Comments are closed.