Com 105 mortos, os policiais protestam por mais segurança
   15 de dezembro de 2014   │     10:28  │  5

Brasília – Seria cômico se não fosse trágico: policiais civis e militares do Rio de Janeiro fincaram 105 cruzes nas areais de Copacabana simbolizando o números dos colegas que foram assassinados até sábado, 13, e pediram segurança.

24 horas após o protesto na praia, mais um policial foi assassinado e o número subiu para 106.

Os números da tragédia são resultado de várias combinações de fatores que se entrelaçam há anos, para formar esse quadro trágico que parece não ter fim.

Ao mesmo tempo em que contabiliza baixas, a polícia do Rio de Janeiro também contabiliza transgressões graves. É igualmente a polícia mais corrupta e assassina, o que promove a dúvida atroz sobre a causa real da tragédia.

No centro da discussão colocou-se a remuneração baixa, mas ainda que isto seja verdadeiro, não deve ser usado como argumento para explicar o número da tragédia. A polícia de Brasília, por exemplo, é uma das dez mais bem pagas do mundo e a violência na Capital Federal também é alta.

Só para se ter uma ideia, de fevereiro até a noite ( 21 horas ) deste domingo 11 postos policiais foram incendiados e mais de 1,5 mil veículos foram roubados na Capital Federal. Isto elimina a discussão sobre a questão salarial, porquanto há algo mais além do baixo salário, que vem comprometendo a segurança da sociedade.

O que é? Eis a questão.

Há ainda os que alegam que faltam policiais, que é preciso contratar mais policiais, etc., e não é bem isso. A questão não é quantidade e sim qualidade.

A questão é também o rigor e o peso da justiça para punir ágil e exemplarmente os agentes da lei que roubam e matam. O policial que cumpre pena e depois volta a trabalhar normalmente como se nada tivesse acontecido não só afronta a sociedade, como contamina a instituição.

E, infelizmente, é isto o que se tem visto.

Nessa guerra do sem-fim, onde muitas das vezes o policial e o bandido se confunde, as exceções estão sendo eliminadas por um motivo ou outro, isto é, eliminadas pelo desestimulo diante da conclusão de que não vale a pena se arriscar, ou eliminada a bala igual a esse número da tragédia do Rio de Janeiro com 106 policiais mortos e uma corporação, civil e militar, protestando nas ruas pedindo mais segurança.

Chegamos ao fundo do poço.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Lucas Tenório

    Entre bons e ruins só posso lamentar os números de homicídios no Brasil, segundo g1 só no ano de 2013 foram assassinados 56 mil brasileiros,porém o governo eficiente da Dilma deu uma resposta a altura e aprovou uma LEI Nº 13.050, DE 8 DE DEZEMBRO DE 2014.

    A lei
    Institui o dia 25 de outubro como Dia Nacional do Macarrão.

    A PRESIDENTA DA REPÚBLICA Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte Lei:

    Art. 1o Fica instituído o Dia Nacional do Macarrão, a ser celebrado em todo território nacional, anualmente, no dia 25 de outubro.

    Art. 2o Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
    Brasília, 8 de dezembro de 2014; 193o da Independência e 126o da República.

    DILMA ROUSSEFF

    ISTO SIM SERIA CÔMICO SE NÃO FOSSE TRÁGICO ,DEPOIS FALAM DE DIREITOS HUMANOS E NÃO TEM O MENOR RESPEITO E ATENÇÃO PARA COM A VIDA ALHEIA,ISSO SEM CITAR A QUANTIDADE DE VÍTIMAS DA CORRUPÇÃO QUE FICAM SEM MERENDA MEDICAMENTOS E NÃO ENTRAM NESSAS ESTATÍSTICAS DO HOLOCAUSTO ESQUERDISTA BRASILEIRO.

  2. Pracinha Ruela

    Pelo histórico das postagens do sr. Bob, me venho acreditar que em algum momento de sua vida, já levou umas tapas da policia. pois a todo custo tenta criminalizar as policias, desvirtua do foco da postagem para promover a ira contra as policias
    Caro Bob, a policia age quando todas as politicas publicas falharam. a bandidagem não vem com flores em direção a policia, o revide, tem que ser igual.
    Se ruim com ela , pior sem ela.

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Pracinha Ruela: sou policial civil CONCURSADO, passei em 8º lugar, mas abandonei porque testemunhei coisas que na minha inocência não imaginava que poderia ocorrer. Nunca mais voltei e nem quero receber nada. Isto foi em 1975 e nada mudou! Abs e grato pela postagem.

  3. Roberto Villanova Post author

    Caro Nivaldo: eu não generalizei. Eu não generalizo. Roubalheira tem em todo o canto e corrupto está na Bíblia. Aliás, graças ao Fernando Henrique Cardoso, que apresentou a proposta, os demais presidente da República que vieram e virão depois dele (FHC) estão blindados. Foi o FHC quem blindou, só para lembrar. Abs e grato pela participação.

  4. nivaldo

    BOB, DEIXA DE SER INJUSTO E SAIBA QUE EM TODA PROFISSÃO TEM O CERTO E O ERRADO, E NEM POR ISSO DEVEMOS GENERALIZAR. MAS SAIBA QUE ESSA BANDIDAGEM TODA É FRUTO DA ROUBALHEIRA DO PARTIDO QUE VOCE DEFENDE TANTO, O PT E SUA CORJA, E QUE DEVIDO A ESSA CORRUPÇÃO O POBRE FICA SEM ESCOLA NA MARGINALIDADE. DEVEMOS APOIAR E DEFENDER OS BONS POLÍTICOS ,SE É QUE EXISTE,E OS BONS PROFISSIONAIS, SEPARANDO O JOIO DO TRIGO.

Comments are closed.