Corrupção faturou 1 trilhão de reais, até agora
   12 de dezembro de 2014   │     12:20  │  12

 Brasília – De 1960 até 2014 a corrupção no Brasil faturou 1 trilhão de reais!

– Como é que é? De 1960 até hoje?

Isso mesmo: de 1960 até hoje. Mas, se quiser pode ir mais para trás. No Império, Pedro II extinguiu o órgão que ele criou para combater a seca no Nordeste porque o desvio de dinheiro público atingiu nível insuportável.

Na Primeira República, os que hoje exaltam o Rui Barbosa, não sabem ou fingem não saber que ele protagonizou o primeiro escândalo financeiro do Brasil República.

Chamou-se Encilhamento.

Rui Barbosa estimulou a emissão de ações de empresas que não existiam e quando os investidores foram resgatar a aplicação descobriram que eram vítimas de um golpe.

E o Rui Barbosa, como não poderia deixar de ser, se mandou. Escafedeu-se!

É verdade que a corrupção é bíblica e nenhum país está 100% livre dela, nem mesmo a Suécia, que ocupa o 1º lugar em lisura e honestidade – mas não é 100% honesta.

E os Estados Unidos, que muitos acreditam ser o parâmetro da honestidade ocupa qual lugar no ranking mundial dos honestos? Ocupa o 16º lugar.

Nem mesmo os que andavam com Jesus eram honestos. Imagine Judas, que Jesus convidou para andar com Ele porque conhecia de contabilidade e sabia lidar com dinheiro, quando foi tentado a traí-Lo no que estava pensando?!…

Estava pensando, obviamente, em se arrumar com as moedas fáceis.

Corrupto e covarde é igual a coceira de macaco, que nunca se acaba.

Daí, Jesus também é o protagonista de outra lição ao transformar a água em vinho só para satisfazer a vontade de Pedro – que era pescador e pingunço, mas O negou três vezes.

Para os que pensam que a corrupção é recente ou invenção desse ou daquele governo, a lição está na Bíblia – além dos compêndios de história.

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Glorioso

    A ocasião faz o ladrão, o destino faz o assassino de idosos(Roubos na saúde), de crianças(Roubos na merenda) e do povo brasileiro(Roubos na petrobrás), praticado por Lulla e o Lullinha, Dilma e Graça Foster e a arraia miúda do PT.

  2. luciano

    Quem é bandido, nunca quer ser só… os culpados sempre
    sao os antecessores !!! E o pior , ainda acham quem venda
    o peixe….podre !!

  3. alagoas nao merece voces

    É lamentável, o texto tenta passar para os leitores que a corrupção é algo normal, que ta tudo bem , que todos fazem e todos farão ainda, enfim que todos estão jogado na vala comum da podridão. Sinceramente, o Sr.deveria exaltar as coisas boas, os bons exemplos que existem, de pessoas inclusive que combatem a corrupção, e que existem sim pessoas honestas que não se corrompem. Eu gostaria muito que o Sr. Respondesse qual a finalidade desse texto. Ele não deixa nada, não dá um bom exemplo. Além do mais o Sr. esquece que apesar de parecer o contrário, o ser humano evolui, em bondade em caráter, em virtudes, aos poucos vamos nos conscientizando do verdadeiro sentido da palavra democracia, o verdadeiro sentido de república, aos poucos a nova geração vai entendendo a importância do respeito pelo próximo, pelo zelo da coisa pública. E uma coisa totalmente fora do contexto, foi o Sr. ter escrito o nome de Jesus, eu sei é moda, utilizar o nome Dele, para subtrair dinheiro das pessoas, mas chegará o momento que os ensinamentos de Jesus ganhará o seu verdadeiro sentido, ou melhor, o homem compreenderá melhor, o verdadeiro significado de seus ensinamentos: Amor.
    E então meu caro jornalista, não haverá mais espaço para tanto equívoco,por parte do ser humano, que não enxerga outra coisa, que não seja o poder e o dinheiro, esquecendo que, estamos aqui, apenas de passagem, enfrentando desafios que podem ser bem sucedidos ou não. Sinceramente, acho que você deveria repensar seus textos. Não digo que é má fé, não. Mas pensa um pouco, antes de escrever, e veja o que você quer alcançar com isso. Lembre-se, você com esse espaço pode influenciar pessoas, sua responsabilidade é muito grande.

  4. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    UMA PENEIRA PARA O HILÁRIO-TRÁGICO BOB, o bobo teimoso!
    Joilson Gouveia*
    Debalde, pífia, vã e inócua ou destemperada, desnorteada e desesperada tentativa de minorar, minimizar ou reduzir ao mínimo (minus) todos os sórdidos ATOS DE IMPROBIDADE, DESVIOS ou DOAÇÕES dos corruPTos e corruPTores dessa degenerada e nociva corja vermelha, que se diziam, pregavam e propugnavam como os paladinos da ética, da moral, da probidade, da legalidade e dos respeito a COUSA pública, que salafrários, ordinários e escroques dissimulados, para isso faz um hercúleo esforço para escoimar a necedade flagrada, comprovada e trazida à baila por seus cúmplices de assaques em conluios com aves de rapina espoliadoras do nosso combalido Erário.
    Defendem-se imputando práxis usual, trivial ou comum noutros rincões e noutros tempos ou em todos os tempos, espaços e lugares, para seu afã inóxio ainda difamam, caluniam e injuriam com infâmias vis aos personagens famosos, históricos ou bíblicos ou religiosos num desdém, menoscabo ou escárnio somente comparado ao praticado pelo seu ídolo pingunço etílico, etilizado, barbudo, barbado, apedeuta quando do uso de suas bazófias em suas bravatas.
    Dizimam nossas riquezas de todas as formas, meios e modos e tudo parece ser a coisa mais comum, natural, normal e tolerável que se possa imaginar, tal qual aquela estorinha do chifrudo que quebra o sofá e compra um novo a cada chifre flagrado – deve pensar assim: há de ter um sofá que impeça ou evite a tudo isso! Tudo é normalíssimo e até civilizado, urbano, moderníssimo ou progressista, isso é ser socialista; não?
    Bob, teu blog é um acinte gravoso à inteligência dos brasileiros de bem, um desserviço enquanto informação ou orientação – decida-se se queres tentar substituir algum humorista – parece hilário, mas é deplorável, deprimente e degradante suas “defesas”, pois que sequer critiques, comentes ou noticies ou até apontes o mais mínimo erro, equívoco ou falha de sua presidentA, nesses vis episódios do PTrolão, bem como do pibinho negativo, o pior de todos os tempos na “istóradestipaís” ou na sórdida NEGOCIATA DA COMPRA DOS MERCENÁRIOS, para salvação dela e da corja corrupta do Congresso nacional e dos seus séquitos vermelhos!
    Espero que o BOLSA-Blog compense ao seu esforço – já dissemos que o crime compensa e recompensa, neste país (assim em minúsculo em face da conjuntura) – pois, usas uma peneira para transportares água do rio ou para evitares à luz do sol em pleno meio-dia!
    Abr
    JG
    P.S.: em respeito ao leitor, instes, peças, proponhas ou sugiras que os sujos de lama do PTrolão deixem ou abandonem e saiam do seu “partido”, sob pena de caracterizar uma quadrilha ou organização criminosa. Ou não?

  5. Meire

    A corrupção é histórica porque é pecado. É contra a lei de Deus e a do mundo. É um mal coletivo, pois todos sofrem as consequências. Atualmente, vivemos no pior cenário político de corrupção que o Brasil já teve. Justificar tudo isso: só cego. Acorda!

  6. João Silveira Jardim

    Ah bom! Pensei que 1 trilhão roubados da boca, saúde e educação povo brasileiro fossem somente nos governos petistas de Lula e Dilma….Será mais ou um pouquinho menos?

  7. Pedro

    E quem mais levou nesse 1 trilhao? os seus herois jornalistas, os comunistas que nos chamamos de PT. chega de ideologia, acorda!!

  8. lima

    caro jornalista, vc fala da corrupção do pt de maneira genérica, falando de anos e anos anteriores, ora nunca houve tanta ladroagem como nesse governo do pt a maior de todos os tempos e eu fico imaginando se você estivesse do outro lado como seria esses comentários.

  9. AYORYA

    É por essa razão que na minha opinião a renovação política é tão importante. Principalmente em um país como esse, no qual quanto mais o tempo passa, mas se sentam a vontade para se corromper ainda mais. Renovação política já!

Comments are closed.