Na proclamação da república os paulistas pedem ditadura
   15 de novembro de 2014   │     17:00  │  23

por Aprigio Vilanova*

Hoje (15) é a comemoração pela proclamação da República. Com todos os problemas históricos que o Brasil enfrenta ainda assim devemos primar pelo aperfeiçoamento do nosso regime democrático e pelo aprimoramento continuo do nosso modelo republicano.

Mas o que assistimos desde o fim das eleições é uma parcela da população brasileira desmoralizando o pouco que avançamos nas conquistas democráticas e republicanas. Hoje em São Paulo ocorreu uma passeata pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Na contramão da história os que foram as ruas em São Paulo prestam um desserviço a nação. Nos gritos de ordem dos pseudos manifestantes estão palavras como intervenção militar.

No dia em que comemoramos  a proclamação da república isto representa o atraso e a mentalidade golpista presente em setores da nossa população.

Tudo isto seria cômico se não tivesse por trás este componente trágico.

* graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
23

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Justiça

    Gente!!! Defender ditadura militar é um absurdo…O País está regredindo…E, não é “culpa” do PT, mas de pessoas que não buscam informações claras…E, só assistem a GLOBO, vamos ser mais sensatos e procurar informações mais coerentes e próximas da realidade… E, também parar de só vê as coisas negativas do País…Tortura, assassinatos, mortes sem ninguém saber onde estão os corpos…NUNCA será melhor, do que termos liberdade para entrar e sair de nossas casas…Acordem!!! Leiam e não compartilhem ideias que vocês nem sabem o significado…

  2. Luiz Alfredo

    Prezados,
    O grande clamor que vem das ruas é que não aguentamos mais tanta corrupção e desmandos da tal democracia petista que interfere nos três poderes com suas maletas e malas cheias de dinheiro sujo, com um único interesse,o poder de se manter no poder fazendo inclusive acordos e doações com países comunistas,fascistas e ditatoriais sem compromisso algum com a vida e liberdade haja visto que mesmo pagando segurança privada,plano de saúde e colégio privado ainda somos extorquidos pelo desgoverno federal .

  3. jvl

    Quantos aqui conhecem a história política mundial e brasileira? Se estudaram estão fielmente expondo seus verdadeiros interesses: implementar as ideias fascistas.É triste, lamentável.

  4. flavio

    Outra coisa, toda esta imprensa em nosso pais esta comprometida com estas sanguinários dos cofres públicos. Sem falar que a população esta a cada dia empobrecendo. MILITARES JÁ NAS RUAS E NOS SETORES DO GOVERNO. Eu apoio esta ideia. DIVULGUEM.

  5. flavio

    Caros colegas concordo as frases do internauta o GLORIOSO. Pois até quando iremos suportar esta vergonha que ai se instalou em nosso glorioso PAIS. tão RICO E AO MESMO TEMPO POBRE, POBRE. Nossa sociedade tem que acordar pois a volta dos militares em pleno século 21. seria a coisa mais certa a fazer. exemplos da época dos militares não falta. exemplos estes são que com todos os erros de alguns militares, pois se excederam em suas missões. mais pelo menos sabemos disso. e aqueles que realmente não veio a sociedade a saber, como por exemplo a própria presidente fazer parte das organizações criminosas da época. Ai sim e fechar os olhos e ter que amargar este século tão esperado e glorioso.

  6. Carlos Soares Novais

    Caro Aprígio Vilanova,
    Ponderações cabíveis e contundentes. O escândalo da Petrobras realmente é vergonhoso, porém é bom lembrar que ainda estamos no estado de direito. Expropriação dos furtos e cadeia para os corruptos e corruptores, só assim teremos um país melhor.

  7. Glorioso

    Mil vezes a volta dos militares ao poder para colocar ordem neste país, do que continuar com essa ditadura civil dissimulada, com ex-guerrilheiros, UNE, PT, PMDB, corruptos, bandidos travestidos de políticos, ladrões das empresas brasileiras como a Petrobras, Furnas, e os Bancos públicos.

  8. Carlos C.Quantico

    É degradante viver num país sem moral perante o mundo. Seus dirigentes desonestos e omissos estão TODOS bilionários e com a cara sem vergonha. TODOS deveriam ser punidos exemplarmente e se fosse num país islâmico ou na China seriam todos FUZILADOS.

  9. Napoleão de Oliveira

    Poxa!
    – Será que estes carinhas aí de cima/baixo se recordam do que foi o militarismo no Brasil?
    Democracia é isto: a liberdade de dizer tudo isto que disseram sem a preocupação de punições. Mas, será que na militarização que proclamam eles fariam o mesmo impunemente?

    1. ALDO

      Muito bom, Napoleão de Oliveira, se os militares estivessem no poder ninguém teria essa liberdade que temos agora, de dizer o que sentimos. Somente um tolo ou alguém que nunca estudou a história do Brasil ou está querendo tumultuar o país, fala tamanha asneira.

  10. ALÉM DE APRENDIZ, DESATUALIZADO

    O “aprendiz de jornalista”, mas já formado em Peleguismo e Puxasaquismo, deve ter confundido seus pensamentos, falando em Proclamação, mas pensando em Independência.
    Ah, para seu conhecimento, os protestos contra as trambicagem dos Ptralhas ocorreram em 23 das principais cidade do país.
    Quer comprovar? Pergunta ao teu pai, também formado em Peleguismo e Puxasaquismo se aqui em Maceió teve manifestação.

  11. Roberto Theodosio Brandão

    Lembrando que os generais-presidentes morreram e deixaram as suas familias e dificuldades financeiras. Elas venderam bens para poderem se manter. Os militares não nunca pensaram no soldo e alguma melhoria. O ex-Ministro dos Transportes, Coronel Mario Andreazza foi enterrado com um caixão cedido pela Santa Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. Belo exemplo deixaram para o Brasil. A ética, a honra, a lealdade e honestidade são características do oficial militar brasileiro. Eles são nossa RESERVA MORAL.

  12. Evandro

    Eu Tô achando que agente vai sim passar por um período militarizado, mas também ta demais! É juiz querendo ser Deus! Executivo roubando bilhões, valores invertidos, uma mídia irresponsável, que ao invés de descobrir as verdades pro povo, tenta induzir à ideias, assim meu amigo! Só lhe digo uma coisa, se o governo de Dilma quer acabar com o poder da imprensa, imagine quando o exército chegar! E mais hoje acho que muita coisa vai ser diferente, quem não deve não teme,

  13. QUEM SERIA BENEFICIADO COM O GOLPE MILITAR?

    Quem está por trás dessas manifestações?
    Qual é o interesse em pedir a volta dos militares?
    Quem ganha e quem perde se acabar o regime democrático no Brasil?
    Isso não é brincadeira e algo preocupante e sério.

    1. Mauro

      Finalmente um comentário sério e lúcido!
      Corrupção merece ser investigada e os corruptos e corruptores punidos, a diferença é q agora está sendo investigada e antes nem o psdb, nem nenhum governo militar terá interesse em investigar como está sendo feita agora e nem a imprensa Golpista: inVEJA, globo, Folha de São Paulo etc terá interesse em divulgar.
      Se hj a gente pode mostrar nossa indignação é graças a democracia!

  14. laenio

    estao ganhado quanto para defender ladroes voces dois sao dois bandidos tal pai gaga tal filho regime militar em gente da sua qualidade

    1. Edson Bezerra

      …..Iaenio, ao que parece deverias estar por lá. É uma pena ler coisas escritas por um fascista, um nordestino sem vergonha na cara e sem orgulho e entendimento do que possa ser uma democracia. Vá estudar e ler seu ignorante…

  15. Luciama

    Desservico é o que vejo aqui. Como aconteceu hoje em Maceio, as manifestacoes em Sao Paulo e no resto do país sao democráticas, pacíficas e formada pelas FAMÍLIAS brasileiras que estao cansadas de pagar a conta de um governo corrupto e com tendencias ao Chavismo. Lamentavel ver jornalistas que nao legitimam a manifestacao popular ESPONTANEA. Sera que o proximo post aqui s ra de um jornalista defendendo os presos na operação lava jato??? Defendendo as manibras fiscais??? Não, meu caro. A sociedade produtiva do país está cansada. Cansada de pagar a conta de corruptos e de sanguessugas do governo.

  16. Andrei

    Jornalismo sujo e desqualificado, que presta desserviço à população, tentando desmoralizar uma mobilização séria contra um governo corrupto. Esse blog do medo não irá calar as ruas!!

Comments are closed.