Tem que mexer no financiamento de campanha, quem mexe?
   30 de outubro de 2014   │     19:35  │  0

por Aprigio Vilanova*

A reforma política passa obrigatoriamente por alterar o atual modelo de financiamento de campanha. É claro que existem outras distorções que também terão que serem revistas, é o caso do coeficiente eleitoral, que faz com que os candidatos ao legislativo sejam eleitos sem terem nenhum voto.

É fato que urge em alterar este modelo bilionário que se tornaram as campanhas eleitorais e no caso das campanhas para presidente, ainda mais. O jornal O Globo publicou hoje (30) reportagem acerca das empresas que doaram recursos para campanha.

Os dados são resultado de pesquisas sobre o financiamento das eleições em 2010 realizada pela Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisas em Ciências Sociais (Ampoc). Do volume total da campanha de 2010, 75% foi doado por empresas.

A pesquisa revela também que 15 empresas respondem por quase um terço do financiamento em 2010. Esta é uma anomalia que causa danos a democracia brasileira, tudo indica que o Supremo Tribunal Federal (STF) irá alterar, mas e a reforma política quem faz?

*é graduando em Jornalismo pela Universidade Federal de Ouro Preto – MG