A eleição será decidida nos estados
   7 de outubro de 2014   │     0:49  │  3

por Aprigio Vilanova*

O segundo turno das eleições começou movimentado. Os candidatos convocaram a imprensa e se pronunciaram logo após definida a apuração. Nos discursos dos três candidatos mais votados, Dilma Rousseff (PT), Aécio Neves (PSDB) e Marina Silva (PSB-REDE) ficaram as sinalizações para o segundo turno.

Os analistas insistem no peso de Marina para decidir a eleição pró Aécio, afinal são 22 milhões de votos. Mas a migração desses votos não é automática e esquecem os analistas o peso dos governadores eleitos e dos candidatos que estão no segundo turno no tabuleiro político.

Dos 13 governadores eleitos no primeiro turno sete já se posicionaram a favor da reeleição de Dilma Roussef.  A candidata do PT também possui a maioria dos palanques dos estados que terão segundo turno.

Analisando brevemente os números finais das eleições resta dizer que existem 22 milhões de votos voando. É difícil que os que votaram branco ou nulo escolham algum candidato no segundo turno, dado o perfil desses eleitores.

A imagem de Marina associada a Aécio Neves pode ser importante para o crescimento do candidato tucano, mas a eleição presidencial será definida nos estados. Na prática Aécio Neves já parte com nove milhões de votos a menos que Dilma Rousseff.

Em Pernambuco, por exemplo, Aécio Neves obteve 5,6 %, enquanto Marina Silva quase 49%. Sabemos a rejeição do candidato tucano no Nordeste e é bastante plausível acreditar que estes votos de Marina, que são cerca de 3 milhões, não irão migrar assim como num passe de mágica para Aécio Neves.

Essa é a equação do segundo turno, o poder dos governadores e dos palanques estaduais influindo decisivamente nas eleições.

*é estudante de Jornalismo da Universidade federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Thomas

    Kkkkkk. Juro que me surpreendi.
    Em todos os sites e veículos de comunicação fala-se da crescente de Aécio e da quase confirmada aliança do mesmo com Marina.

    Lendo aleatoriamente, parei nesse texto e pensei comigo: “Como assim? Quem é esse que acha que Dilma ainda permanece intocável ?”

    Eis que, olho com atenção qual o blog eu estava lendo, kkkkkk.

    Desse sempre “imparcial” rapaz.

    Eitaaa.

  2. Constant Ramos

    Caramba! a coisa vai ficar preta para Aécio se ele não pedir ao FHC que fecha a boca preconceituosa contra o povo do Nordeste. As redes sociais estão espalhando o que disse o ex-presidente sobre o voto do nordestino.

  3. Alagoas não Merece Voces

    Meu caro estudante. Os analistas, acredito, devem ter analisado que, nos estados, quem votou no candidato ao governo estadual que apoiou Dilma ou Aécio, vai continuar votando em Dilma ou em Aécio, quanto a Marina, quem votou nela, é mais lógico, votar no candidato que ela apoiar, seja Dilma ou Marina, você não acha?

Comments are closed.