O segundo turno e Marina da Silva
   5 de outubro de 2014   │     22:51  │  6

por Aprigio Vilanova*

Está certo o segundo turno das eleições presidenciais entre Dilma Roussef (PT) e Aécio Neves (PSDB) em 26 de outubro . Contrariando todas as pesquisas eleitorais, o que mostra que não devemos mesmo acreditar em números de pesquisa eleitoral.

A questão agora é o embate PT versus PSDB. Dilma Roussef teve 41,5% dos votos válidos, Aécio Neves obteve 33,5 %, Marina Silva ficou com 21,3%. O segundo turno é uma nova eleição e Marina deve ser decisiva no desfecho eleitoral, a candidata já sinaliza um caminho de apoio a Aécio Neves.

O fato é que Marina Silva se absteve oficialmente no segundo turno das eleições de 2010. Não subiu no palanque para pedir voto para nenhum candidato, mas nessas eleições tem um componente diferente e não demorou  para a candidata anunciar o apoio ao tucano.

Marina e o PSB são coisas distintas e a candidatura de Marina a presidência se deu graças a tragédia que vitimou Eduardo Campos, até então o que se entendia é que ela tinha aceitado ser vice e só vice.

A disputa por esses 20% de eleitores de Marina será acirrada. No embate que irá se travar no horário eleitoral e nos debates que serão realizados é de se esperar o clima quente, fervendo.

Aécio Neves em entrevista coletiva após o anúncio da eleição já demonstra o discurso que ira adotar e é justamente o de convencer os eleitores de Marina Silva a migrarem para a sua candidatura. Vai ser difícil e Aécio já parte 8 milhões de votos atrás de Dilma Roussef.

Na entrevista de Dilma a presidente reafirmou o compromisso em garantir os avanços conquistados e implementar os que precisam ser iniciados. A disputa já começou e os programas dos candidatos explorarão os números, escândalos de tucanos e petistas, programas dos governos do PSDB e do PT.

A candidata do Psol, Luciana Genro, se pronunciou hoje agradecendo os mais de 1 milhão e meio de votos obtidos e também afirmou que estudará apoio a candidata Dilma Roussef no segundo turno.

O próximo debate será na Rede Bandeirantes (14/10).

*é estudante de Jornalismo da Universidade federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Andre

    Boa tarde a todos esse jornalista fica falando que as pessoas que na democracia votam em quem quer de abestado respeite as pessoas deve ser petista esse jornalista deve estar peste a perde um cargo de comissão.SAIBA RESPEITAR .

  2. FELIPE BRAGA

    Eita BOB 3 MESES PARA A SUA DILMA E SUA TROPA DISPARAR DO PALÁCIO !!!!!!!!!!!!!!!!!!!! rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrs

  3. Raiolive

    ESCÂNDALO DE TUCANOS E PETISTAS??? É BRINCADEIRA. HÁ ALGUM TUCANO PRESO POR CORRUPÇÃO/ROUBALHEIRA??? E QUANTOS PETISTAS???
    ESSE RAPAZ PODIA SE ATUALIZAR UM POUCO MAIS, P’RA NÃO FALAR TANTA INVERDADE, OU, TERMINAR SEU CURSO PARA PODER ESCREVER. SE HERDAR A INCAPACIDADE DO PAI(?), AÍ NÃO TEM JEITO!!!)

    1. Valdo Espinheira Fausto

      Não tem ninguém preso porque não houve julgamento, e olhe que foi primeiro que o do PT. O PSDB engavetou.

  4. José Alencar

    Bom comentário, só não entendi onde foi coletada a informação de que Marina Silva confirmou apoio a Aécio Neves, pois em sua coletiva, disse a mesma, que irá fazer reunião com o partido para decidir qual será o rumo a tomar.

Comments are closed.