O jornalismo do disse que disse
   1 de outubro de 2014   │     11:41  │  3

por Aprigio Vilanova*

No programa da Globo News, o jornalista Caco Barcelos, fez uma crítica pertinente ao jornalismo brasileiro. Barcelos questionou a jornalista Eliane Catanhade sobre o conteúdo da imprensa brasileira está baseado unicamente no jornalismo declaratório.

Para Barcelos a grande mídia nacional faz um jornalismo que beira a fofoca, se baseia para construção das matérias em declarações e somente declarações. Não há preocupação em fazer um jornalismo profundo, bem apurado e investigativo.

Ficamos entre o bombardeio diário da mídia com factóides que vem e vão de maneira fugaz, mas não sem causar prejuízos para o país, para as vítimas do denuncismo declaratório, para a imprensa brasileira e claro para a opinião pública.

Cada dia surge alguma declaração nova e a mídia engole sem mastigar. No processo eleitoral essas aberrações da prática jornalística no Brasil se evidenciam. O caso da Veja, por exemplo, é um desserviço que presta ao país.

O terrorismo do denuncismo midiático é prática comum no jornalismo brasileiro. É mesmo um problema, senão vejamos o que o portal UOL publicou recentemente: “Dilma mente sobre a Petrobrás, diz Marina”.

É o disse que disse, fulano declara, a imprensa divulga sem apurar. Fico esperando sempre por novidades vindas da imprensa nacional em qual mentira vamos acreditar?

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Constant Ramos

    Vc ainda é estudante. Sabe que a teoria não vai funcionar na prática. Jornalismo investigativo era coisa do David Nasser, Antonio Callado, Mino Carta, Zuenir Ventura. Escrever uma notícia com responsabilidade, pugnando pela verdade, mesmo que fira o interesse dos donos da empresa, não é pra qualquer um. Somente quem peita o patrão se garante. O Sistema também visa o lucro. A sinuca de bico é constante. Ou você satisfaz o dono do veículo com uma notícia favorável a ele, muitas das vezes lucrativa mas inverídica, ou você sai fora e mantém a integridade profissional. Quantos jornalistas se desmoralizaram por rezar na cartilha mentirosa para dar lucro ao patrão.

  2. Aparício Macedo

    Vejo muita gente meter o pau no Collor. Dizem que é um absurdo votar nele. Bando de hipócritas. Se ele estivesse na chapa do Biu, que é candidato do Téo, estariam todos elogiando-o e metendo a madeira na Heloísa, a diferença de votos seria muito maior. Eu vou de Collor, ele está ajudando Dilma, Lula e o PT a melhorar o Brasil

  3. Alagoas não Merece Voces

    Caro estudante de jornalismo, a UOL, apenas afirmou o que Marina disse; e isso de fato ocorreu, ou seja, a Marina falou. Quanto à veracidade do que Marina falou, essa é outra questão, que pode ser verdade ou não, mas o fato é que a UOL, informou apenas da declaração da Marina. Assim como a Dilma, afirmou que a Marina votou contra a CPMF, a UOl informou isso também, quanto a veracidade do que Dilma disse, da mesma forma , pode ter votado contra ou a favor. Interessante é o que você escolheu para expor o exemplo. Meu caro, eu não sei , em quem vou votar, mas eu sei em quem você vai votar, é perceptível pelo que você escreve, um jornalista tem que ser antes de tudo isento.Repito, nao sei em quem votar, mas não gosto, quando vejo, um jornalista numa função tão nobre de informar, tentar influenciar as pessoas. infelizmente alguns jornalistas, dão uma de marqueteiro, é lamentável.

Comments are closed.