Até agora ninguém apareceu para defender o macaco
   26 de setembro de 2014   │     15:26  │  5

Brasília – O gesto mais contundente e a atitude mais racional que eu já vi até hoje contra a discriminação racial foi aquela do Daniel Alves, quando o torcedor jogou-lhe uma banana e ela descascou e comeu antes de cobrar o escanteio.

Sensacional!

E o pior gesto que eu já vi foi esse do goleiro Aranha, do Santos, ao abandonar a área de trabalho para se queixar da torcida ao juiz porque estavam lhe chamando de macaco.

É discriminação! Diz um; é racismo, diz outro. É crime! Sustentam os cheios de direito.

Não concordo com o Pelé, que saiu em defesa da torcedora escolhida para “cabra expiatória” , porque o Pelé mentiu ao dizer que na sua época também era chamado de macaco.

Não é verdade.

Por incrível que pareça, essa história de macaco só começou exatamente quando começaram os movimentos dos ativistas negros.

Eu, na condição de negro, sinto vergonha da minha raça que lutou e defende cota para negro. Eu não preciso de cota; eu passei no vestibular de Economia da Ufal em 1975 sem precisar de cota e se na época existisse cota eu teria me recusado.

E hoje eu confesso: se for me consultar com um médico negro eu antes procuro saber se ele se formou como beneficiário de cota. Se se formou eu não me consulto, mas nem de graça!

Eu não concordo com o Pelé porque para repreender o Aranha ele não precisava mentir, pois o Pelé nunca foi hostilizado por causa da epiderme. É mentira dele.

Mas concordo com a reprimenda ao Aranha. E quero dizer aos que defendem a reação do Aranha que é preciso antes saber se o macaco quer ser comparado aos humanos.

Sim, porque até agora ninguém apareceu para defender o macaco.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Alfredo Massaranduba

    Não, não é mentira do Pelé, ele ja foi vítima do que hoje chamam racisco e na época era apenas esculhambação de torcedor. O blogueiro está desinformado e não deveria escrever sem conhecimento de causa. Na final da Libertadores de 63, em Buenos Aires, entre Santos e Boca Juniors, ele foi chamado pelos torcedores argentinos de “negro sujo” e “macaco”.

  2. Gustavo Gomes

    Graças a Deus, a teus pais (assim como aos meus) e a nós mesmos não precisamos de COTA para ingressar numa Universidade. Contudo, penso eu que o acúmulo de pessoas que não tiveram esta oportunidade rodeada de galhardia, merecem uma. A História do Brasil tá recheada de trapaças que sempre excluem os afrodescendentes de possuírem uma dignidade na condução de suas vidas. Não estou falando de fortuna. O básico sustentável é satisfatório. Ingressar numa Universidade não garante riqueza financeira, bem sabemos. Ingressar e conviver numa Universidade proporciona a fortuna da melhora nas relações e na ampliação do olhar para este estágio cá no planeta. Não estou exagerando quando afirmo que toda a cultura de origem africana aqui no brasil é colocada em segundo plano. O próprio futebol sustentou isso por muito tempo. Alô fluminense! Sabemos que não é fácil trabalhar sendo xingado. Principalmente na caixinha da ferida que nos persegue desde os 1560, mais ou menos. Abdias Nascimento conta bem esta História. Ele é apenas um exemplo. Fico perplexo com estes comentários anteriores. Confirmo, no meu pensamento, que é impossível em grande parte da humanidade praticar a alteridade. Vida longa ao Goleiro Aranha e a todos, sem exceção, que lutaram e lutam por esta causa tão evitada ou achincalhada por muitos brasileiros. Saúde e êxito, para todos, por muito tempo.

  3. nelson

    o mundo passa por uma fase de idiotice, de babaquisse, tâo grande, que as coisas que durante milenios constituiram o pano de fundo de nossas vidas, perderam totalmente a graça, o sentido, a alegria. como disse o colega Gean acima, daí a pouco vai ser proibido ir ao estadio e comemorar o gol do seu time, os jogadores ja sâo proibidos de comemorar o gol junto a sua torcida, se sair das quatro linhas leva cartâo amarelo, se repetir leva vermelho, se um torcedor joga um objeto no gramado todos os demais torcedores sâo punidos, e durante alguns jogos o time joga sem torcida no estadio. o cumulo da estupidez no futebol é um jogo sem torcida. tambem acho uma fraquesa muito grande de um jogador ficar choramingando por quê um ou dois torcedores idiotas o chamaram de macaco, ora ninguem reclama se for chamado de pato, ganso, aranha, pantera, leâo, ratinho, etc. por isso concordo com essa materia, quem devia tá se doendo era na verdade o macaco, que é um bicho extremamente inteligente e está sendo comparado com um punhado de babacas.

  4. Gean Tenório

    Boa Tarde!

    Agora sim, sem tocar no assunto “politica”, foi um ótimo tópico pra se discutir…
    Não Vejo como um Caso racista! acho q o ÚNICO que quis aparecer (chamar atenção) foi o próprio Goleiro. Pois pq ele se doeu, se ele não é um macaco? Acho que ele não está na profissão certa. Há 100 anos que o Futebol vem sendo um dos principais esportes do MUNDO, e sempre houve xingamentos aos Árbitros e até mesmo aos jogadores, pq que esse goleiro se doeu por ter sido chamado de macaco? Isso não chega a ser RACISMO NUNCA! Racismo pra mim é (o preconceito contra um individuo ou um grupo social pela sua raça, ou seja, cor de pele, país ou cultura).

    Sou Contra a esse futebol moderno, daqui há uns dias irão proibir de gritarmos GOL, FUTEBOL é um Esporte/Lazer e não uma empresa de teatro!

    Esse tema é de extrema importância para cada opinião seja ela contra, o seja a favor…

    Abraços!

Comments are closed.