Aécio Neves está perdendo até em Minas Gerais
   11 de setembro de 2014   │     16:33  │  4

Brasília –  A candidatura do Aécio Neves à presidência me remete à passagem com o velho Teotônio Vilela, num diálogo com o jornalista Claudio Humberto Rosa e Silva, na velha Tribuna de Alagoas:

Senador, por que o senhor não sai candidato a presidente da República? – sugeriu o Cláudio Humberto.

O Teotônio deu aquela gargalhada característica e cofiando o bigode respondeu:

Meu filho, primeiro eu teria de derrotar o Tancredo Neves.

O velho Teotônio estava no auge com a sua pregação país à fora, o que tinha inspirado o genial Milton Nascimento a compor “O Menestrel das Alagoas”.

Tancredo Neves, pelo contrário, além do passado com Getúlio Vargas, do qual só conseguiu salvar a caneta quando Getúlio se suicidou, era apenas aquele que dividiu a oposição ( na época, o MDB ) e tentou fundar o PP – e depois recuou.

Mas, o Tancredo era Minas Gerais; era o leite.

Tancredo se elegeu presidente por via indireta e a sua morte protagonizou o maior absurdo jurídico da história da nação, que foi a posse do vice. Ora, Tancredo morreu antes de prestar o juramento e tomar posse – logo, era o presidente do fato que ainda não havia gerado o direito; e sem assim, o colégio eleitoral teria de ser convocado novamente.

Desse imbróglio jurídico-institucional gerou a “Nova República” que, na verdade, trouxe velhos costumes e, entre esses, a velha mania de golpear tudo, inclusive a Constituição.

Na eleição este ano, a candidatura do Aécio Neves também nos remete às velhas práticas e, como se por osmose, à prática do avô que ansiava ser presidente da República nem que para isto tivesse de criar um partido para chamar de seu.

Resultado: Aécio Neves não vai eleger sequer o seu candidato a governador de Minas Gerais – pelo menos é isto o que diz as pesquisas.

Quanto mais se eleger presidente da República.

O vice-presidente do Aécio, que ele escolheu para afagar São Paulo, é na verdade a zebra da eleição passada que herdou os votos do Orestes Quércia, mas não tem cacife algum.

E Aécio vai perder a eleição também em São Paulo, porque não entendeu que primeiro a gente coloca o café e depois o leite.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. FELIPE BRAGA

    E voce perderá para sua decepção e tristeza a eleição para Marina,enquanto nós brasileiros perderemos a oportunidade de eleger um grande Presidente – AÉCIO NEVES -.

  2. Jose Renato

    Só há uma saída para Aécio: desistir de ser presidente e tentar o governo de Minas. Mesmo com o PSDB esfacelado pelo seus próprios membros, ainda assim, eu pensa que ele se elegeria em Minas Gerais.
    Lamentável foi o que aconteceu com o partido em Alagoas.

Comments are closed.