Parece que, finalmente, o Brasil ficou independente
   8 de setembro de 2014   │     15:28  │  3

Brasília – A independência do Brasil custou 2 milhões de libras esterlinas e com ela ( a independência) deu-se início a divida externa.

O negócio se deu assim: Portugal ameaçou reagir e até reagiu contra o gesto simbólico de Pedro I, mas a Inglaterra entrou em ação e resolveu a querela.

Portugal devia tudo, inclusive dinheiro, à Inglaterra e foi forçado a aceitar o que os ingleses propuseram.

Seguinte: Portugal devia 2 milhões de libras esterlinas à Inglaterra, e esta propôs que o Brasil independente assumisse a dívida – em troca, Portugal aceitaria a independência brasileira.

Mas isso somente se deu depois de alguma luta e confronto bélico;  a batalha de Jenipapo, no Piauí, foi definitiva para Portugal ensarilhar as armas e aceitar a proposta da Inglaterra.

O custo da independência brasileira, além das mortes nos confrontos bélicos, somou no total 4 milhões de libras esterlinas assim distribuídos:

2 milhões de libras esterlinas ao assumir o débito de Portugal.

Mais 2 milhões de libras esterlinas para tocar a vida dali em diante, na condição de “país independente”.

É irônico, mas foi assim: no dia 7 de setembro de 1822 o Brasil ficou independente politicamente de Portugal e passou a dependente financeiramente da Inglaterra.

E após a II Guerra Mundial, quando o resto do mundo quebrado aceitou a proposta dos Estados Unidos e adotou o dólar como moeda internacional de curso forçado, o “papagaio brasileiro” que era medido em libra esterlina passou a ser medido em dólares.

O grito de Pedro I foi simbólico e só ecoa nos livros escolares. Na ponta do lápis, a independência teve o preço em vidas – no Piauí tem o cemitério dos heróis que morreram combatendo os portugueses; e tem o preço financeiro – com a independência começou a nossa dívida externa.

E pasmem, pois nunca na história deste país houve o período de estabilidade política tão longo igual ao que estamos vivendo desde 1989 até agora.

Parece que, finalmente, o Brasil virou uma nação.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jonas freitas

    Um pouco de História sempre é bom…

    Tudo como dantes no quartel Abrantes

    A frase surgiu no início do século 19, com a invasão de Napoleão Bonaparte à Península Ibérica. Portugal foi tomado pelas forças francesas, porque havia demorado a obedecer ao Bloqueio Continental, imposto por Napoleão, que obrigava o fechamento dos portos a qualquer navio inglês. Em 1807, uma das primeiras cidades a serem invadidas pelo general Jean Androche Junot, braço-direito de Napoleão, foi Abrantes, a 152 quilômetros de Lisboa, na margem do rio Tejo. Lá instalou seu quartel-general e, meses depois, se fez nomear duque d’Abrantes.

    O general encontrou o país praticamente sem governo, já que o príncipe-regente dom João VI e toda a corte portuguesa haviam fugido para o Brasil. Durante a invasão, ninguém em Portugal ousou se opor ao duque. A tranqüilidade com que ele se mantinha no poder provocou o dito irônico. A quem perguntasse como iam as coisas, a resposta era sempre a mesma: “Esta tudo como dantes no quartel d’Abrantes”. Até hoje se usa a frase para indicar que nada mudou.

  2. jonas freitas

    Como já se falava naquela época , quando Napoleão, mandou invadir Portugal e, D. João VI fugiu em disparada carregando de malas e trouxas para o Brasil com medo de Napoleão. Portugal ficou abandonada…

    A frase era a seguinte: continua como dantes no quartel e Abrantes.

Comments are closed.