O avião sem dono e a lei que retroage
   27 de agosto de 2014   │     16:43  │  2

Brasília – O pensador Confúcio ensinava que não se deve construir uma nação com leis, mas com homens.

Sim, porque de nada adianta a lei se não há homens para aplicá-la.

Passados mais de quinze dias da tragédia que ceifou a vida do candidato a presidente Eduardo Campos e mais seis pessoas, ainda não se sabe de quem é o avião sinistrado.

Como alguém pode admitir que um avião decole e aterrisse, sem que se saiba do proprietário? Como isso pode acontecer se a lei é clara – todo bem tem um proprietário e, em se tratando de um avião, especialmente.

Mas, recordando Confúcio, uma nação não se constrói com leis e sim com homens e daí a encontrar um homem que exija imediatamente o aparecimento do dono do avião sinistrado vai demandar tempo – e oxalá apareça!

Ao mesmo tempo em que me esforço para entender semelhante absurdo originário de uma tragédia, eu me deparo com o noticiário dizendo que a justiça decidiu que o José Roberto Arruda não pode ser candidato a governador de Brasília.

Seria um ato comum, se não ensejasse a dúvida cruel: a lei pode retroagir para prejudicar?

Se essa pergunta cair numa prova a resposta é não, mas esta semana o Tribunal Superior Eleitoral decidiu o contrário e cassou a candidatura do Arruda.

Interessante é que o Arruda lidera as pesquisas com mais do dobro das intenções de votos para governador, e o governador Agnelo, que tenta se reeleger,  tem menos da metade dos votos do Arruda e só vai se reeleger se o Arruda não for candidato.

A justiça aceitou o registro da candidatura do Arruda e só depois, quando ele está em campanha e liderando as pesquisas, é que se decidiu que não pode ser candidato.

Para tal fez-se a lei retroagir.

Deve ser por isso que avião voa sem que se saiba quem é o proprietário. É ou não é?

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. fred

    Meu caro BOB, essa sua narrativa mim faz rotroagir em alguns fatos; -QUEM NOMEIA OS MINISTROS DO SUPREMO FEDERAL, O PRESIDENTE, É CLARO, – QUEM INVESTIGA E QUEM INDICA OS DELEGADOS, OS FISCAIS E O MINISTRO DA JUSTIÇA , QUEM ELES, QUE ESTÃO NO PODER. MIM RESPONDA, VOÇE ACHA QUE ALGUMA COISA VAI MUDAR.

  2. marcelo

    Bob, em Messias/AL., caso semelhante aconteceu: O atual prefeito jarbas Omena disputou a eleição em 2012 sub júdice, visto que o mesmo havia sido condenado por improbidade administrativa e somente dois anos depois, ou seja em maio deste ano, o mesmo foi definitivamente considerado culpado e teve seus direitos políticos cassados por 8 anos. Pergunto: Se não poderia ter disputado eleição, como vai continuar na administração até que termine seu mandato?

Comments are closed.