A pesquisa eleitoral em Alagoas e a Matemática Moderna
   14 de agosto de 2014   │     15:08  │  4

Brasília – Li no Facebook a postagem do amigo Ediberto Ticianelli acerca da recente pesquisa sobre intenção de votos na disputa pelo governo de Alagoas e concordo. E porque concordo a reproduzo agora sem mais delongas.

Em tempo: a pesquisa assegura que 60% dos alagoanos não estão interessados na eleição. Mas, vamos ao texto do Ediberto:

Vamos ver se é assim mesmo: Renan Filho, -38%; Biu de Lira, 22%; não votam em nenhum candidato,  20%; outros candidatos, 5%; indecisos, 16%.

Se ainda sei somar, 65% dos entrevistados declararam em quem pretendem votar (38 + 22 + 5 = 65). Outros 20% têm uma clara posição política de não votar em ninguém. Ou seja: 85% dos eleitores alagoanos têm muito ou muitíssimo interesse no processo eleitoral. Esse número tende a crescer quando os indecisos descerem do muro.

A questão que fica é: a quem interessa fazer parecer que o processo eleitoral é algo que merece a repulsa da maioria?”.

Eu sempre me mantenho ressabiado com pesquisas sejam elas para o que for, ou seja, com objetivo eleitoral ou não; comercial ou não e isto porque a estatística não é Matemática exata.

A Estatística é igual à Matemática Moderna, que tem “conjunto vazio e conjunto unitário” e a gente sabe que “conjunto vazio e conjunto unitário” são iguais ao chifre em cabeça de cavalo –  que não existe.

Ainda que de longe, a gente não esquece a terra onde deixou o umbigo e o que me deixa preocupado é que os conterrâneos parecem que não aprendem nunca. Às vezes optam pelo “labafero” acreditando que política se faz com gritos e faniquitos, e às vezes dançam achando que política se faz com pagode.

Somos assim, porque não dizer, pueris até mesmo quando mexemos indevidamente com os números – que não mentem jamais, é verdade, mas quem os manipula pode mentir.

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. AAraujosilva

    Prezado BOB, sem fazer juízo de valor sobre as
    independentes considerações do nobre e combativo
    E.Ticianelli, reporto-me, apenas, a citação:
    “A Estatística é igual à Matemática Moderna, que tem “conjunto vazio e conjunto unitário” e a gente sabe que “conjunto vazio e conjunto unitário” são iguais ao chifre em cabeça de cavalo – que não existe.”
    ‘Conjunto Vazio’ e ‘Conjunto Unitário’ são conceitos
    matemáticos básicos; ditos de “Matemática Moderna”,
    apenasmente, para dar-lhes o sabor de novos(séculos
    XVIII/XIX), pois, a matemática é velha como o próprio
    tempo. Eles “não existem” ao senso comum, na lógica
    coloquial; coisa de doido como se costuma dizer. Isto
    é, de matemáticos, da Lógica Formal, Lógica Matemática.
    (AAraujosilva, desde os confins da Jatiúca em MCZ/AL)

  2. Há Lagoas

    Sei que Alagoas é maior do que os postulantes a uma cadeira no palácio República dos Palmares, mas, o que me entristece é saber que nossa falta de engajamento e senso critico, pode nos levar a escolher o de pior estirpe.
    Nosso falido e combalido Estado não pode regredir ainda mais, se Vilela não foi o governador de nossos sonhos, não podemos eleger um que possa ser pior que ele!
    Uma eleição insossa e sem participação popular, demonstra o quão desgastado está nossa classe política, não inspirando a confiança de ninguém!
    Isto é um alerta e espero que, seja quem for o próximo governador de meu amado Estado, faça por merecer o cargo no executivo estadual.
    E se possível, inspire-se em Eduardo Campos!
    Será que estou sonhando muito, Bob?

  3. fred

    Em Alagoas o IBOPE sempre erra, pois essa empresa até hoje não acertou uma em nosso estado, será que dessa vez acerta, vamos espera.

Comments are closed.