A lei existe para ser estuprada. É ou não é?
   4 de agosto de 2014   │     15:31  │  2

BrasíliaConfúcio, o celebre pensador chinês que viveu – e obviamente pensou – muitos anos antes de Cristo, nos ensinou que não se constrói uma nação com leis e sim com homens.

Pois é verdade, a mais cristalina verdade.

Temos a lei sobre o recolhimento e a destinação do lixo que concedeu a todos o prazo de quatro anos para ser aplicada.

E só o Estado de Santa Catarina cumpriu.

Os demais estados seguem a máxima do ex-governador alagoano Geraldo Bulhões, segundo a qual “a lei existe para ser estuprada” – ou seja, para ser burlada.

É triste, mas é verde.

Só não é mais triste porque podemos relembrar o que Confúcio nos ensinou sobre a construção de uma nação.

E se servir de conforto e quisermos o lenitivo tem aquela piada do inglês que visitou o Brasil pela primeira vez e ao retornar à Inglaterra o quiseram saber o que ele havia achado do Brasil e o inglês respondeu: é um país interessante, tem muitas leis que ninguém cumpre, mas no fim dá tudo certo.

Dá tudo certo? Sei não…

Mas ficam os três ensinamentos para que a gente possa escolher qual deles seguir: o ensinamento de Confúcio ou as conclusões do Geraldo Bulhões e do visitante inglês.

Uma coisa é certa: a lei da destinação do lixo não será cumprida e nem a multa estipulada será cobrada. E se for cobrada ninguém vai pagar.

Ainda bem que Confúcio morreu muito antes de inventarem o Brasil. Mas, esperem, se Santa Catarina atendeu os ditames da leis porque os demais estados não atenderam?

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Vencedor

    As leis são criadas pelos canalhas políticos que habitam o congresso nacional e que são estupradores dos direitos fundamentais dos brasileiros. Logo neste país não existe lei e não existe ordem. Tenho dito!

  2. Constant Ramos

    Você esqueceu de citar Tim Maia: “Num país onde traficante se vicia, gigolô sente ciúmes e prostituta se apaixona”, você quer que alguma lei seja cumprida?

Comments are closed.