Todo dia é dia de índio
   1 de agosto de 2014   │     16:47  │  0

por Aprigio Vilanova*

Em Junho foi divulgado pela imprensa um vídeo com índios que vivem isolados na Amazônia, mais precisamente no estado do Acre. Os índios estão isolados, porém não é o primeiro contato deles com o ‘homem branco’.

O contato registrado no vídeo mostra os índios com facões e arma de fogo. Os membros da Fundação Nacional do Índio (Funai) também encontraram com estes indígenas caixa de fósforos, parafusos e até uma carteira com o símbolo do Corinthians.

Para os integrantes da Funai estes índios estão sofrendo pressão das madeireiras e dos narcotraficantes que atuam na região. A Funai estima que o grupo seja composto de 50 a 80 pessoas.

Neste primeiro contato com os funcionários da Funai houve  conversa com interpretes, com outros índios e também receberam frutas e outros objetos. A relação estabelecida neste primeiro contato foi marcada pela tensão e o vídeo mostra claramente o temor dos dois lados.

A primeira reação após o contato com os não índios foi logo a doença, contraíram gripe. O contato com os não índios é bastante perigoso para estes grupos. Eles não estão habituados as doenças do ‘homem branco’.

Clique aqui e veja o vídeo do primeiro contato

Clique aqui e veja o vídeo do segundo contato

*é estudante de Jornalismo da Universidade federal de Ouro Preto – MG