Por que o ministro Joaquim Barbosa pediu o boné?
   2 de julho de 2014   │     9:49  │  5

Brasília – O primeiro negro a chegar ao Supremo Tribunal Federal se despede de forma antecipada e melancólica. Pior ainda: antecipadamente faltando 11 anos para a aposentadoria.

O que aconteceu com o primeiro negro a chegar a presidir o STF?

Essa pergunta não tem ainda resposta convincente e nem ele mesmo se fez convencer da decisão que tomou; justificar a renuncia da presidência do Supremo concomitante com a aposentadoria precoce apenas pelo mau comportamento dos advogados de defesa dos réus do “mensalão” é  simplório demais – afinal, se um ministro do Supremo capitula diante de pressão, o que será da justiça brasileira?

Tem algo mais nessa decisão do ministro Joaquim; tem algo mais no ar além de avião de carreira, com bem se diz diante de decisões que geram duvidas e indagações.

Dos 11 ministros do STF apenas 3  não foram nomeados pelo governo petista. São eles: Celso Melo, que o presidente Sarney nomeou; Gilmar Mendes, que o presidente Fernando Henrique Cardoso nomeou e Marco Aurélio Melo, que o presidente Collor nomeou.

O ministro Joaquim foi nomeado pelo presidente Lula e talvez por isso os petistas acreditavam que não seria tão rigoroso quanto foi no julgamento do “mensalão”. Mas foi.

O rigor no julgamento do “mensalão” causou essa indignação entre os petistas com razão. Ainda que a sociedade possa também se indignar é necessário dizer que não houve novidade alguma e muita dessa indignação não passa de hipocrisia.

É verdade que ainda hoje tem pessoas que acreditam na justificativa oficial para apear o presidente Collor do poder; ainda hoje tem gente que acredita na veracidade das denúncias e da mobilização e não veem que foi tudo uma trama sórdida urdida pelo único e exclusivo fato de que o presidente Collor se recusava a manter o “mensalão” – que existe desde quando o Mar Morto ainda estava vivo!

Mas os que agem assim se movem pela inocência crômica ou pela má vontade.

E são esses que impedem o entendimento do real motivo da decisão do ministro Joaquim Barbosa de renunciar a presidência do Supremo e antecipar a sua aposentadoria faltando ainda 11 anos para a chamada “expulsória”.

Sabe de uma coisa: pensando bem é melhor assim. O que seria do comércio se não existisse quem acreditasse que Papai Noel existe? É ou não é?

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Constant Ramos

    Vc acha certo que ministros do STF sejam nomeados por A, B e C? Deveriam fazer concurso para não ter rabo preso com ninguém. É por isso mesmo o Judiciário brasileiro não é levado a sério.

Comments are closed.