Parabéns ao bruxo
   22 de junho de 2014   │     13:21  │  0

por Aprigio Vilanova*

Hoje (22) é o aniversário do gênio Hermeto Pascoal. O bruxo dos sons, como é conhecido, nasceu em Olho D’água das Flores e cresceu em lagoa da canoa em 1936 e está completando 78 anos.

O menino Hermeto filho de agricultores não trabalhou ajudando os pais na roça como os outros irmãos, a intenção era evitar sua exposição ao Sol. Hermeto é albino e sua infância foi tocando pífano feito de jerimum na sombra de uma árvore ou tocando água na lagoa.

O talento de Hermeto dispensa comentários, basta citar o que o jazzista estadunidense Miles Dives declarou “é o maior do mundo”. Tocou com os melhores músicos brasileiros e estrangeiros. É hoje referência e influência quando se fala em música brasileira.

O músico alagoano é reconhecido internacionalmente, figura obrigatória nos principais festivais de jazz. Em entrevista que concedeu a Folha de São Paulo, em fevereiro deste ano, Hermeto lamentou o fato ser mais fácil fazer show fora do país do que no Brasil.

Hermeto não é formado academicamente, nunca freqüentou as cadeiras das escolas de música, mas sua genialidade é tão impressionante que já virou tese de pós-doutorado. Existem pós-doutores por aí especialista em Hermeto Pascoal.

Viva Hermeto, muitos anos de música na vida!

Click aqui para ouvir o show no Mountreux Jazz festival em 1979

*é estudante de Jornalismo de Universidade Federal de Ouro Preto – MG