Quando a sociedade cansar das injustiças, como ficará?
   5 de junho de 2014   │     18:24  │  6

Brasília – Um médico rico é cúmplice na morte do próprio filho menor de idade, que foi enterrado vivo no Rio Grande do Sul; e em São Paulo, um publicitário e a advogada esposa dele mataram o zelador do prédio onde moravam – e depois tocaram fogo no corpo.

São dois casos que seriam tratados como “escabrosos” se os envolvidos não fossem bandidos de gravata e capital – que nunca se dão mal; o caso do médico rico do Rio Grande do Sul falta pouco para cair no esquecimento e já, já ele estará na rua.

E o mesmo vai acontecer com o publicitário-bandido e a esposa cúmplice. É assim porque tem sido assim com a lei que faz essa diferenciação entre bandido pobre – que só tem deveres; e bandidos ricos – que tem muitos direitos.

São essas as nossas leis e mudá-las é difícil, para não dizer impossível, porquanto implica em mirar no espelho onde se projeta essa sociedade num país cheio de leis que não tem servido para nada – sequer para intimidar.

Há uma clara distinção entre quem pode e quem não pode praticar crimes, e tudo se desenrola em meio ao cinismo do fingimento da lei – que não se aplica a todos, pois tem havido sempre os que se colocam acima dela e são inimputáveis.

O que as autoridades não perceberam, ou fingiram que não perceberam, é que está havendo uma reação barulhenta das ruas. Por enquanto, essa reação se restringe a fechar ruas e revogar o direito soberano de ir e vir das pessoas.

Por enquanto a reação está nisso, mas não tardará que se descubra que se pode ir além de se interditar ruas e se ocupar prédios públicos. Não está muito longe o dia em que a sociedade cansada dos privilégios indevidos vai procurar fazer a justiça funcionar sem discriminação. 

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Wagner

    Quando os jovens olham para o país veem o que o país tem para lhes oferecer no futuro. Quando os idosos olham para o mesmo país veem o quanto foram prejudicados pela hipocrisia nacional. Mudar Sistemas de nada adiantará enquanto o Poder Judiciário continuar incompetente, despreparado e tendencioso, a primeira mudança a ser feita é mudar o Sistema do Judiciário. Países que tem Judiciário fortes são países desenvolvidos, se o Judiciário é correto, ou atrasados se o Judiciário não é correto, como ocorre aqui.
    Cadeia para Juízes corruptos e desemprego para Juízes desqualificados seria um ótimo começo.

  2. Constant Ramos

    Sem problemas, Bob.
    Vamos mandar nossos eminentes juristas estudar leis no Estados Unidos. Lá a promotoria funciona, como também o direito de defesa. Mas quando o destino é cadeira elétrica ou prisão perpétua, não há acordo, ou acórdão, ou pedido de vistas ou protelamento ou seja lá que termo jurídico for. Lá o Lalau não teria trégua. Morreria na prisão e não em casa como vai acontecer aqui. Até uma criança de 5 anos lá vai pra cadeia. Já aqui…. Será que as leis americanas são caducas, perversas, insanas, rigorosas ao extremo de mandar prender criancinhas? E o traficante? coitado dele. Em alguns Estados a condenação é inapelável.

  3. Beto

    Temos maus exemplos em Alagoas, recentes absolvições de réus jovens. Irresponsáveis crias da sociedade burguesa alagoana, pessoas influentes que conseguem driblar a lei e o bom censo.

Comments are closed.