Por que Joaquim Barbosa renunciou?
   30 de maio de 2014   │     17:53  │  5

por Aprigio Vilanova*

Por que o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa renunciou o cargo de ministro do STF? Barbosa ainda tinha seis meses como presidente do Supremo e mais 11 anos como integrante da mais alta Corte da justiça brasileira.

Muitas são as análises dos bastidores da política. Não há dúvidas que é uma decisão que envolve interesses poderosos, mas quais são esses interesses, de onde vem e o que desejam? São perguntas que precisam ser respondidas.

O Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) foi o primeiro a receber a visita de Barbosa comunicando a decisão de deixar o Supremo, também foi o responsável por anunciar à imprensa a decisão. Joaquim Barbosa visitou também o presidente da Câmara, Eduardo Alves (PMDB-RN), e a presidente Dilma Roussef (PT).

Na visita a Dilma, pediu que a presidente mantivesse reserva sobre o conteúdo da conversa que tiveram. Barbosa teve uma conversa particular com Dilma e até um dos dois revelar, o que fica é especulação. O fato é que se tem muito a revelar.

A justificativa do “livre arbítrio” dada por Barbosa ou mesmo a das dores na coluna levantada por jornalistas, ou até mesmo as supostas ameaças sofridas não explicam a decisão de sair do Supremo. O anuncio feito foi a decisão de sair, não há um discurso explicando os motivos que o levaram a tomar tal decisão.

Barbosa declarou que a viagem de férias que fez a França e a Inglaterra foi crucial na decisão da aposentadoria. É aí que o caldo engrossa, como no momento tudo não passa de rumores e rumor não é notícia, ninguém afirma nada.

Esses rumores dão conta desde a articulação de um golpe de estado com a extrema direita, frustrada pela inteligência brasileira; até a compor chapa na candidatura de Lula à presidência em 2018. Muita coisa virá à tona, o prazo é a Copa do Mundo.

*é estudante de Jornalismo da Universidade federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Luiz Silva

    O BRASIL PERDEU. Que DEUS nos dê a Graça de surgirem muitos outros com essa garra e determinação. O que não gostaria, é que essa renúncia fique igual a de Jânio Quadros: até hoje na especulação. Não acredito nisso pela extrema admiração que tenho por esse homem.

  2. Edvaldo Silva

    Joaquim Barbosa!!! Ministro da Justiça?

    Porque Joaquim Barbosa vai deixar a presidência do STF em junho há seis meses do fim de seu mandato? Se o ministro não é de abrir pra nada? Mesmo com a pressão do PT, de outros partidos e até mesmo de órgãos da justiça brasileira?
    Acho que: como Presidente do Supremo Joaquim Barbosa não pode participar da campanha presidencial e não querendo sair do foco de mídia, renunciou para assumir a candidatura de Aécio neves ou Eduardo Campos.
    Se minhas suspeitas estiverem certas, será o fato novo da campanha este ano, pois o nome de JB incomoda muita gente e caiu nas graças de uma grande parte do povo brasileiro.
    E qual seria o compromisso para o ministro assumir a candidatura de um dos dois na TV, no rádio e na mídia impressa? O cargo de Ministro da Justiça, caso um deles ganhe a eleição.
    Como Ministro da Justiça não terá plenário para votar pelas decisões. A palavra será apenas dele de acordo com o cargo a lei. Ai a coisa pega. É esperar pra ver.

  3. Aguinaldo

    O texto é um convite a pensarmos sobre a verdade. Aplaudo-o. Sobre os motivos da saída do ministro Joaquim Barbosa. Apesar do texto não ser denso o suficiente para sustentar o título, as perguntas nos movem o tempo todo. A reflexão misturada com investigação revelará a verdade aos brasileiros. Saindo à francesa, em meio à Copa no Brasil, a decisão traz lamento e certamente enfraquece a moral da Justiça de todos os que trabalham por ela.

Comments are closed.