Vamos revogar a Lei da Gravidade, que tudo melhora
   14 de maio de 2014   │     16:49  │  0

Brasília – É de Confúcio essa verdade, contra a qual não há quem ouse contestar. Dizia assim, o Confúcio:

Uma nação se constrói com homens e não com leis.

É verdade, é a mais cristalina das verdades, e o exemplo contemporâneo ao alcance de todos é o nosso querido Brasil – que é o país que tem mais leis no mundo!

A Constituição Brasileira é moderna – tem menos de 30 anos de promulgada – e a questão agora é saber se efetivamente se presta a alguma coisa ou se existe apenas para ser desrespeitada.

Confúcio não era contra a lei nem pregava a sua derrocada; o que o Confúcio quis dizer é que uma nação que se move apenas pelas leis e não pelo caráter dos seus filhos é uma nação infeliz.

É uma nação condenada a vivenciar o que o Brasil está vivenciando hoje.

A violência está fora do controle no Brasil porque não se controla uma sociedade com leis, mas com exemplos. É desnecessário dizer que se trata dos bons exemplos.

E, diante da derrocada, haveria de chegar a oportunidade em que os poderes constituídos iriam tropeçar na própria lei. Vejamos o exemplo da greve dos rodoviários do Rio de Janeiro.

Completamente perdida depois da demonstração prática da sua inutilidade, a justiça carioca tenta punir o Sindicato dos Rodoviários – que nada tem a ver com a greve e as manifestações.

Lembra-me o prefeito alagoano que desejava construir o primeiro andar para ampliar a sede da prefeitura e ao ser advertido pelo engenheiro de que a Lei da Gravidade desautorizava a obra, ele retrucou: vou mandar um projeto para a Câmara revogar essa tal de Lei da Gravidade.

O Brasil tem a Constituição mais completa e moderna do mundo e não se entende como esteja agora a viver essa situação critica e ameaçadora com o desrespeito, a impunidade generalizada e, pior, o estimulo à criminalidade.

A situação é tão complicada que é difícil entender como os presídios brasileiros estão todos superlotados e a violência só aumenta.

Como?

Para entender, só lendo Confúcio – que, há mais de 2 mil anos, escreveu essa pérola: uma nação não se constrói com leis, mas com homens.