ONS nega que apagão tenha sido por sobrecarga de consumo, ufa!
   4 de fevereiro de 2014   │     21:26  │  1

por Aprigio Vilanova*

O apagão que ocorreu nesta terça-feira, (04), atingiu as regiões, Centro-oeste, Norte (Tocantins), Sudeste e Sul do país,  Entre 5 e 6 milhões de pessoas foram afetadas, segundos dados do Operador Nacional do Sistema – ONS.

O problema no abastecimento de energia começou na linha de transmissão entre Colinas (TO) e Serra da Mesa (GO), segundo Hermes Chipp, presidente do ONS.

As causas da falha no abastecimento ainda não são conhecidas, mas o secretário-executivo do Ministério de Minas e Energias, Márcio Zimmermann, afirmou que não devido a consumo elevado.

A ONS investigará as causas do problema e divulgará os detalhes do caso. Está marcada uma reunião para quinta-feira (06) com representantes das empresas distribuidoras, do Ministério de Minas e Energia e da Agência Nacional de Energia Elétrica – Aneel.

Sistema brasileiro

Segundo artigo publicado na revista do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES, de 2008, o sistema energético brasileiro após a privatização, passou a ter uma das tarifas mais altas do mundo, além de ter perdido confiabilidade.

O estudo aponta para um problema ainda maior que é o fato de que as deficiências do sistema energético brasileiro ficam evidenciadas mesmo com crescimento econômico baixo.

Num cenário hipotético de atividade econômica aquecida e de alta taxa de crescimento o sistema não teria capacidade para garantir energia.

*é estudante de Jornalismo da Universidade Federal de Ouro Preto – MG

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Carlos

    Ontem, o próprio governo ficou se contradizendo! Alguém disse que o sistema não está operando em 100% e que poderia haver falhas/apagões. Imediatamente, outras autoridades do governo apareceram para “desmentir” e dar uma cutucada na pessoa que havia dado esse diagnóstico. Resultado : Houve um tremendo apagão e não é a primeira vez que isso acontece no governo petista! Se fosse em outro governo, os petistas e simpatizantes estariam fazendo o maior auê!

Comments are closed.