Maria solidária
   11 de janeiro de 2014   │     16:48  │  0

por Aprigio Vilanova*

Maria é centenária, natural dos Estados Unidos, está em atividade desde 1912, desfila pelo ramal 1, da Estrada de Ferro Oeste de Minas, inaugurada por D. Pedro II, em 1888, que liga São João Del Rei a Tiradentes por 12 km de trilhos. Maria é a mais antiga em funcionamento no Brasil e a única no mundo a rodar em bitola de 76 cm, apesar de centenária permanece com o mesmo pique de sempre, fazendo seu desfile em 35 minutos aproximadamente, com velocidade média de 30 km/h.

Ela é chama, é brasa, ela é fogo. Com suas 30 toneladas é soberana em seu bailado, todos param para vê-la passar.  A passagem de Maria é um acontecimento, é de parar o trânsito literalmente. Maria já sentiu fortes emoções, presenciou e protagonizou as transformações sociais e urbanas por onde passou. Os descendentes dos Baldwins, fabricante americana de Maria, visitaram a estação de São João Del Rei, na década 1980, e ficaram impressionados com o número de Marias Baldwin’s conservadas em um só lugar.

A ela se deve o passeio de muita gente. Crianças, estudantes, trabalhadores, brasileiros e estrangeiros de todos as partes, turistas dos mais variados países. Com a mesma vitalidade de sempre vai margeando a Serra de São José e o caminho velho da Estrada Real, caminho que remete ao início do povoamento na região e que serviu de escoamento do ouro até o Rio de Janeiro, em direção a Portugal.

Maria é história, foi protagonista na revolução industrial. Transformou a comunicação, encurtou distâncias, promoveu encontros e despedidas, sua aparição foi um acontecimento e deu trilhos de ferro a Revolução Industrial. Ela traz lembranças de chegadas e partidas, carrega sonhos e tragédias, mas impossível não se encantar instantaneamente ao lhe conhecer.

Algumas peculiaridades são marcantes em Maria. A fumaça que levanta sempre que passa em suas viagens, o seu canto imponente carregado de história, além é claro, do seu balanço inconfundível, parece bailar por entre os trilhos que a sustentam. Ela desfila em meio a paisagens encantadoras, serras com caminhos tortuosos, trilhos que cortam paredões, cachoeiras brotando das pedras que a margeiam, o cenário que ela transita é mágico e nos leva a momentos importantes da história nacional.

Seu nome oficial é Baldwin, de origem americana. Mas só no Brasil ela virou Maria, Maria Fumaça.  Impossível ficar imune a Maria.

*estudante do 4º período de Jornalismo na Universidade federal de Ouro Preto – Ufop

Locomotiva Baldwin (1912) a mais antiga em funcionamento no Brasil

Locomotiva Baldwin (1912) a mais antiga em funcionamento no Brasil