A volta de João Goulart e os 50 anos do golpe
   16 de novembro de 2013   │     1:00  │  8

Brasília – Na véspera de completar 50 anos do golpe de 1964, a cicatriz da história é reaberta com a exumação dos restos mortais do presidente João Goulart – que foi deposto e banido.

Os mais novos conhecem a história pela história e os mais velhos vivenciaram essa história, seja como observadores ou protagonistas.

Mas a perseguição a João Goulart data de muito antes do golpe; é preciso lembrar que Goulart foi ministro do Trabalho de Getúlio Vargas – que, pressionado, teve de exonerá-lo.

Com forte vinculo no movimento sindical, Goulart se fez na política e em 1961 desbancou Milton Campos, que era o vice de Jânio, e se elegeu vice-presidente da República.

Jânio tentou dar o golpe com a renúncia, imaginando que não iriam aceitá-la, e ele voltaria ao governo como ditador disfarçado.

Mas aceitaram e o plano de Jânio falhou.

Não foi fácil para João Goulart assumir o governo; a crise instalada pela reação da direita escudada nos militares quase levou à convulsão nacional, até surgir a ideia do Parlamentarismo.

Seis meses depois, Goulart conseguiu reinstalar o Presidencialismo e aguçou a ira da direita preocupada com a “República Sindicalista” que – dizia – Goulart iria implantar.

E Goulart titubeava procurando uma brecha para aquietar os adversários. Para se resguardar, nomeou o amigo general Amaury Kruel para comandar o Exército em São Paulo.

E, quanta ironia, foi o general Amaury Kruel quem garantiu o golpe ao se passar de última hora para o lado dos golpistas.

Apeado do poder, Goulart foi para o exílio.

E volta agora na forma de esqueleto para dá forma ao fantasma que ainda assombra 50 anos depois.

Qual o resultado mais viável para essa exumação? E se Goulart morreu mesmo de enfarte, a história finalmente poderá jazer em paz?

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    The Mister Bob, the bobo or El bobito!

    Onde, quando, quanto, como e quem se candidatou a VICE e a QUE e de QUE, e foi eleito? Nunca existiu eleição a VICE! Desconheço, ignoro e não sei – esclareça-nos!
    Outra: ninguém foi BANIDO e muito menos EXILADO “destepaiz” – não informe errado aos seus leitores e eventuais possíveis ignaros, incautos e inocentes ELEITORES -, os subversivos, terroristas, sequestradores, bandidos, ladrões e assaltantes de bancos e do Erário que NÃO FORAM FLAGRADOS, PRESOS, PROCESSADOS, JULGADOS e CONDENADOS ou sofreram e padeceram ao “justiçamento”, por seus fiéis companheiros ideologia ou, como o dizem, “os desaparecidos” todos os demais optaram pelo deliberado, espontâneo, individual e pessoal EXÍLIO – se autopenalizaram com o exílio -, como o dizem, na verdade, covardemente, fugiram para outros países. Nem houve banimento e muito menos exílio, mister Bob ou Sir Bob, The bobo!
    Explique-nos o que fez o Presidente Eleito RENUNCIAR, para seu vice assumir seu lugar?
    Quem traiu a quem e por quê?
    Abr
    JG

    1. Roberto Villanova Post author

      Prezado Joilson: O Jango obteve mais votos que o Milton Campos e, mesmo não sendo o vice do Jânio, foi ele o diplomado como vice-presidente porque a legislação na época permitia. O Jango morreu na Argentina, porque não podia entrar no Brasil. Logo, foi banido. Grato pela participação.

      1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

        Ainda assim, vá que lá seja ou que tenha sido, mas nunca respondes ao que se te indagas, mas eu entendo…
        Mui grato, ainda que mínima, não deixa de ser uma “resposta”!
        Abr
        JG
        PS: o que reza a cartilhazinha e a quem irás enxovalhar depois da “república de 20 anos” – logo, o exumado não pode ser herói dela, né?

  2. Antoniobrasil

    Bob,se houver indenização(lógico que é o motivo principal) a minha parte eu quero em espécie(para fugir do leão hehehe)! Agora mudando de assunto:estou esperando você escrever sobre os mensaleiros,não faça como a carta capital que se desviou do assunto escrevendo sobre a perereca!Seus leitores esperam ansiosos,desce a lenha…

  3. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    The Bob – o obsoleto tenaz, teimoso e renitente seguidor do “seu mestre”!
    Ele, O Bob – The mister Bob – aquele que não é bobo e nem se faz de bobo, nem rasga dinheiros e nem come MERDAS, nem DÁ bobeiras e muito menos dorme de toucas e chupa chupetinhas; lembram-se dele?
    Já o defini antes e adrede – sim, ele mesmo: o implacável seguidor contumaz, tenaz e irretorquível de sua cartilhazinha nefasta, nefanda, obsoleta, cruel, arcaica, superada e da lavra de um néscio enclausurado em cafua ou masmorras da época em que nada tinha a fazer senão escrever sua doutrina de dominação das massas populares, e como derrubar regimes, governos e democracias ditas capitalistas, o “grande mestre” deles todos (ou seria deles tolos?) o “sábio” italiano Antonio Gramsci.
    Acompanhem seus escritos no Blog do Bob – ele já execrou e escarniou aos Três Poderes; enxovalhou nossas forças castrenses federais e ao Estado e sua própria “história” – o que conta é a que ele escreveu, escreve e escreverá, sempre enaltecendo aos párias, parasitas e outros “istas”, aos quais devemos trabalhar para sustenta-los, como já o fazem os seus séquitos com seu Grande Líder, aquele homiziado numa ilhota que tem Havana como seu valhacouto e “reinado”, onde a prosperidade é exponencial e a felicidade é uma rotina sem igual – já fez seus assaques gratuitos e levianos às Instituições, Organizações e Corporações policiais sempre enaltecendo aos mascarados, vândalos e depredadores do patrimônio público, alheio e privado, além de outras insanidades; já afrontou e ofendeu igrejas e religiões e seus “crentes”, bem como também IMPUTA cotidiana, rotineira e diuturnamente aos médicos e profissionais da área pelo CAOS que há na “Saúde” em defesa desses que estão, há mais de dois lustros e meio, só evadindo nossas riquezas e dizendo que nos “governam”.
    Eis que, agora, passados mais de QUARENTA E NOVE anos (e quase um cinquentenário) exuma uma múmia do passado fracassado, que enaltece e tenta tornar herói um de seus “companheiros vermelhos”, um dos que tentaram IMPOR seu regime comunista – que já haviam tentado em 1935 (Intentona Comunista; perderam!) e tentaram, mais uma vez, em 1964 – perderam; de novo. Ou seja, em exatos 29 anos do fracasso anterior.
    Uma pífia apologia ao fracasso de quem sequer honrou sua palavra, que o diga aquele cara da “vassourinha”!
    Notem que são renitentes, tenazes, teimosos, insistente e NUNCA DESISTEM NUNCA – há uma ideia fixa (e quem a tem inamovível, “imexível” e fixa a psicologia e psiquiatria a explicam!) que nunca evolui – e nunca se abre para uma nova visão sobre a realidade, para eles a VERDADE é a que eles repetem, repetida, reiterada, rotineira, diária, diuturna e incansavelmente como sendo verdade e “pronto final”!
    Bob, meu bobo Bob, The Sir Bob bobo, “para com isso, deixa disso, acaba com isso”; já estás enchendo aos nossos sacos com essas mesmices de sempre meras, comuns, rotineiras, habituais e triviais de sua cartilhazinha putrefata, puída e (B)obsoleta!
    Reiteramos: não tentem! Nós os castrenses, não somos, e nunca seremos castristas! 
    Abr
    JG
    P.S.: Bob, por obséquio, informa aos jovens leitores quantos de seus “companheiros” justiçaram e foram justiçados e quantos seus companheiros mataram, para imporem seu regime, vai! A CNV deve saber; ou não?

    1. Alfredo

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, lascou-se Bobito. Parabéns JG, vc desmascara aquí esta esquerda nojenta que tenta se apoderar de vez de nosso País. Tenho nojo desta verdade petista, que sendo mentira, é repetida inúmeras vezes para ser tida como verdade. Parece, não, desculpa, “é”, uma velha tática nazista, conhecida de todos, que se deram ao trabalho de estudar um pouco.

Comments are closed.