Fura Pacote, Marcos Capeta e Sandrinhos, e a ficção
   26 de outubro de 2013   │     15:27  │  4

 

É costume se criar personagens na crônica policial, com o objetivo de se resguardar a priori o culpado para todos os crimes.

Na década de 1970 havia o “Fura Pacote”, um menor de 14 anos de idade a quem se atribuía vários crimes, principalmente roubo de carros em Maceió.

Aos 12 anos o “Fura Pacote” já sabia dirigir, mas quando começaram a questionar quem teria ensinando a ele a dirigir aí deram um jeito e mataram o “Fura Pacote”.

Imagine um menor carente, pobre de marré, marré, e sabendo dirigir feito filho de gente rica!

Obviamente, quem ensinou o “Fura Pacote” a dirigir também ensinou a roubar carros.

Recentemente tiveram mais dois personagens: o Marcos Capeta e o Sandrinho, e ambos apontados como “o cão do segundo livro” – e tudo fabricado.

O Sandrinho foi fuzilado com as mãos para o alto, se rendendo. Ele não poderia permanecer vivo, senão, poderia esclarecer de fato alguns crimes que não praticou, mas que levou a culpa.

E o Marcos Capeta também. O Marcos Capeta vivo era “um perigo”, mas não para a sociedade, e sim para as “autoridades” que lhe inventaram e protegiam em Paulo Afonso-BA.

Igual ao “Fura Pacote” e ao “Sandrinho”, o Marcos Capeta não poderia continuar vivo.

É inédito que, hoje, não se tenha ainda inventado um substituto do “Sandrinho” ou do Marcos Capeta.

E aí, não tem mais ninguém para levar a culpa. Será que está faltando imaginação na crônica policial?

E assim vamos assistindo cenas que, verdadeiramente, intrigam. Por exemplo:

-Assaltantes de bancos lisos, nem sequer a borrachinha que prende o dinheiro foi encontrada com eles.

– O bandido que matou  o empresário na porta de uma clínica na Mangabeira foi preso. Mas o carro da vítima só foi localizado quase um mês depois e, ainda assim, por denúncia anônima.

Será que os assaltantes de bancos são mesmo assaltantes de bancos? Ou é necessário se inventar novos “Fura Pacote”, Sandrinho e Marcos Capeta para melhor enfeitar o maracá e assim disfarçar o toque desafinado?

COMENTÁRIOS
4

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    O Bob não é bobo e nem se faz de bobo, nem rasga dinheiro e nem DÁ bobeiras e muito menos ainda DORME DE TOUCAS! Reitere-se aqui o que já dissemos antes, adrede!
    Entrementes, notem que ele seque à risca a cartilha doutrinária de um verdadeiro sinistropata ou esquerdistopata ou esquerdopata ou socialistopata ou comunistopata ou idiota ou imbecilpata, como ensinara seu maior guru: Antônio Gramsci. E QUE NÃO DESISTE NUNCA – “o brasileiro não desiste nunca”, lembram! (?)
    Leiam mais sobre o que pregara o “intelectual das masmorras italianas” segundo o Blog a seguir: http://marcelohdornelas.blogspot.com/2011/11/antonio-gramisci.html

    “A estratégia do doutrinador italiano, ativista político e filósofo Antonio Gramsci, é bom deixar bem claro, pelo menos em poucas palavras, o que ele preconizava. Segundo o líder comunista, falecido em 1937, após passar anos na cadeia elaborando sua estratégia, a instauração de um regime comunista em países com uma democracia e uma economia relativamente consolidadas e estáveis, não podia se dar pela força, como aconteceu na Rússia, país que sequer havia conhecido a revolução industrial quando foi aprisionada pelos bolcheviques. Seria preciso, ao contrário, infiltrar lenta e gradualmente a ideia revolucionária (sem jamais declarar, que isso estava sendo feito), sempre pela via pacífica, legal, constitucional, entorpecendo consciências e massificando a sociedade com uma propaganda subliminar, imperceptível aos mais incautos que, por sinal, representam a grande maioria da população.”
    “O objetivo somente seria atingido pela utilização de dois expedientes distintos: a hegemonia e a ocupação de espaços.”
    “A hegemonia consiste na criação de uma mentalidade uniforme em torno de determinadas questões, fazendo com que a população acredite ser correta esta ou aquela medida, este ou aquele critério, esta ou aquela análise de situação, de modo que quando o Comunismo tiver tomado o poder, já não haja qualquer resistência. Isso deve ser feito, segundo ensina Gramsci, a partir de diretrizes indicadas pelo intelectual coletivo (o partido), que as dissemina pelos intelectuais orgânicos (ou, formadores de opinião), sendo estes constituídos de intelectualóides de toda sorte, como professores principalmente universitários (porque o jovem é um caldo de cultura excelente para isso), a mídia (jornalistas também intelectualóides) e o mercado editorial (autores de igual espécie), os quais, então, se encarregam de distribuí-las pela população.”
    “É essa hegemonia, já adredemente fabricada, que faz com que todos os brasileiros, independentemente da idade, da condição sócio-econômica e do grau de instrução que tenham atingido, pensem de maneira uniforme sobre todo e qualquer assunto, nacional ou internacional.”
    “O poder de manipulação é tamanho que até mesmo o senso crítico fica completamente imobilizado, incapaz de ajudar o indivíduo a analisar as questões de maneira isenta.”
    “Os exemplos são numerosos: do desarmamento, ao aborto, da eutanásia, do movimento gay às políticas sociais, do racismo ao trabalho escravo, da inculpação social pelos crimes individuais à aceitação do caráter social de movimentos comprovadamente guerrilheiros (FARC, MST, MLST, MIR, ETA, etc.), todos eles visando destruir, por completo, valores que a sociedade tinha entranhados em sua alma, mas que, justamente por isso, não servem aos interesses do partido.”
    “É que esses valores representam um conjunto de virtudes diametralmente opostas aos conceitos que o partido deseja inserir no corpo social e que servirão de embasamento para as transformações que pretende implantar.”
    “Uma vez superada a opinião que essa mesma sociedade tinha a respeito de várias questões, atinge-se o que Gramsci denominava superação do senso comum, que outra coisa não é senão a hegemonia do pensamento.”
    “Cada um de nós passa, assim, a ser um ventríloquo a repetir, impensadamente, as opiniões que já vêm prontas do forno ideológico comunista. E quando chegar a hora de dizer agora estamos prontos para ter realmente uma democracia (que, na verdade, nada mais é do que a ditadura do partido), aceitaremos também qualquer medida que nos leve a esse rumo, seja ela a demolição de instituições, seja ela a abolição da propriedade privada, seja ela o fim mesmo da democracia como sempre a entendemos até então, acreditando que será muito normal que essa volta à pseudo-democracia, se faça por decretos, leis ou reformas constitucionais. Afinal, Hitler, também não foi eleito pelo povo e não passou a ditar normas legais?! É exatamente a superação do senso comum, que fez com que todos acreditassem piamente que a contra revolução de 1964, não passou de um ato impensado dos Militares que, à falta do que fazer, decidiram implantar uma ditadura.”
    “Como uma única palavra não foi dita sobre a ditadura que esses mesmos comunistas estavam praticamente conseguindo implantar naquela época (como haviam tentado em 1935 e como voltariam a tentar entre o final dos anos 60 e meados dos 70), ficou impossível ao brasileiro médio compreender que a intervenção das Forças Armadas veio justamente impedir que aquela desgraça se concretizasse. E, se elas não intervém também agora, é porque o povo, já completamente anestesiado, não tem nem forças para ir às ruas exigir tal providência.”
    “(…) -o caso de caixa dois do PT (verbas não contabilizadas) e, que o próprio presidente em entrevista confirmou ser esta, uma prática de rotina no Brasil; envio de dinheiro ao exterior de forma ilícita;-quebra de sigilo bancário, telefônico e postal, de um simples caseiro que ousou denunciar um Ministro do desgoverno Lula e, as alianças sinistras entre o PT e as FARC (Colombianas), MIR (Chileno), PCC (Partido Comunista Cubano), ELN (Exército de Libertação Nacional), FSLN (Frente Sandinista de Libertação Nacional), PRD (Partido da Revolução Democrática), FMLN (Frente Farabundo Marti de Libertação Nacional), URNG (União Revolucionária Nacional da Guatemala), dentre outros.”
    “O que me causa estranheza nestas alianças sinistras, é o quase segredo absoluto que impera sobre os fatos ocorridos no Foro de São Paulo, onde não se viu ou vê, nenhum comentário mais acirrado da mídia especializada (ou não), ou até mesmo um ato de repúdio de nossas Forças Armadas, sobre tais acontecimentos no mínimo suspeitos.”
    Parece até que tudo está cor de rosa, neste mar de lama chamado Brasil!
    Notem: eles já tentaram desmoralizar aos médicos, às forças armadas (que estão quase sucateadas e à mingua), aos professores (vejam como está nossa educação), às igrejas, aos motoristas profissionais de transportes públicos, e, agora, a bola da vez: AS INSTITUIÇÕES POLICIAIS; citando três ou quatro casos ou trinta ou trezentos numa odiosa generalização que busca tornar a todos iguais numa UNANIMIDADE BURRA querendo por a todos numa vala comum e igual ao lodaçal deles mesmos e comum todos esses comunaspatas.
    Não tentem: já perderam duas vezes; e perderão pela terceira vez!
    Reservistas do Brasil e dos brasileiros, atentai para o grande chamamento: A Nação está precisar de nós mais uma vez: estejam atentos, a postos, prontos e em condições de e para o que der e o que vier! Brasil, dos brasileiros e das brasileiras DE BEM, acima de tudo e de todos, mormente desses mensários petralhistas sinistropatas!
    Abr
    JG

  2. Carvalho

    Que bonitinho, o “jornalista” que esquece a ética e o profissionalismo para fazer campanha eleitoral antes do tempo permitido por lei, que faz apologia ao comunismo, que nunca soube o que é imparcialidade, agora é defensor de bandidos, marginais que tanto prejudica a sociedade, tentando, como todo bom comuna, mostrar a polícia como vilã.
    Leva todos pra tua casa, para cuidar da tua família, dê carinho, presentes e amor a esses marginais.
    Outra coisa, tens as provas do que escreveste? Jornalismo não é achismo, se não apresentares as provas das sérias acusações que fizestes só comprova a qualidade de jornalista que és.

    1. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

      Ao leitor cognominado Carvalho, saudações castrenses e humanistas!

      Caro leitor cibernético ou internauta, percebas que ele SEGUE à risca ao “catecismo” ou cartilha ou aos seus “manifestos de doutrinação” de autoria do enclausurado italiano Antonio Gramsci; favor ler aqui, a saber: http://gouveiacel.blogspot.com.br/2013/10/os-esquerdistaspatas-ou-sinistrospatas.html e note que ele segue à risca a cartilha doutrinária de um verdadeiro sinistropata ou esquerdistopata ou esquerdopata ou socialistopata ou comunistopata ou idiotiopata ou imbecilpata, como ensinara seu maior guru: Antônio Gramsci. E QUE NÃO DESISTE NUNCA – “o brasileiro não desiste nunca”, lembram! (?)
      Leiam mais sobre o que pregara o “intelectual das masmorras italianas” segundo o Blog de Marcelo Dornelas, a seguir e a saber: http://marcelohdornelas.blogspot.com/2011/11/antonio-gramisci.html
      Parece até que tudo está cor de rosa, neste mar de lama chamado Brasil!

      Notem: eles já tentaram desmoralizar aos médicos, às forças armadas (que estão quase sucateadas e à mingua), aos professores (vejam como está nossa educação), às igrejas e religiões, aos motoristas profissionais de transportes públicos, e, agora, a bola da vez: AS INSTITUIÇÕES POLICIAIS; citando três ou quatro casos ou trinta ou trezentos numa odiosa generalização, que busca tornar a todos iguais numa UNANIMIDADE BURRA querendo por a todos numa vala comum e igual ao lodaçal deles mesmos e comuns a todos esses comunaspatas – semanas atrás insinuou que “todo policial vira bandido”
      REITERAMOS – Não tentem: já perderam duas vezes; e perderão pela terceira vez!
      Abr
      JG
      PS: desta feita sentirão a diferença; tentem!

Comments are closed.