Ufa! Alagoas terá sobra de R$ 20 milhões por mês…
   24 de outubro de 2013   │     17:37  │  7

O senador Renan Calheiros e o ministro Guido Mantega se trancaram no gabinete do presidente do Senado, antes da discussão do “pacto federativo”, pelo qual vai se poder finalmente remover o indexador perverso da dívida dos estados e saíram da reunião satisfeitos.

A notícia de que o IGP-DI será substituído já foi um alivio; qualquer que seja o substituto será infinitamente melhor que o IGP-DI.

Renan disse isto ao ministro Mantega e já havia dito antes a própria presidente Dilma, quando defendeu a utilização do IPCA para corrigir a dívida dos estados. Na ocasião, Dilma aquiesceu quanto à substituição do indexador e propôs a taxa Selic – que também é melhor que o IGP-DI.

Com a troca, Alagoas e o município de São Paulo são os dois maiores beneficiados porque tem sido até agora os mais penalizados com a carga cobrada. Só para se ter ideia, Alagoas pagava além da correção do IGP-DI, o juro de 9% enquanto o Estado de São Paulo pagava juro de 7%.

A sangria mensal entre Alagoas e o município de São Paulo era quase igual; em Alagoas são quase 50 milhões de reais descontados para pagamento da dívida e, no município de São Paulo, 52 milhões de reais.

Com a mudança do indexador, seja para o IPCA ou a Selic, Alagoas terá esse valor mensal reduzido para menos de 30 milhões de reais o que possibilitará a sobra de caixa em torno de 20 milhões de reais.

Mais 20 milhões de reais por mês, para Alagoas, é mais que uma benção. A questão agora é fazer bom uso do dinheiro que vai sobrar – senão, a bola de neve volta a se formar novamente.

– “O governo vinha corrigindo a dívida dos estados usando o indexador do agiota mais cruel” – disse o presidente do Senado, Renan Calheiros.

A dívida de Alagoas já está beirando os 10 bilhões de reais e a oportunidade de se rever os métodos e costumes na administração pública é agora, depois desse período de sufoco com o rombo mensal de quase 50 milhões de reais – e que vai baixar para menos de 30 milhões de reais.

Mas, repete-se, de nada vai adiantar se a lição não foi aprendida.

COMENTÁRIOS
7

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Frenilson Brito

    Boa noite!
    Meu Nome é Frenilson da Conceição Brito. Não sei se vcs tem esta função, mas, eu pediria uma ajuda para encontrar meus familiares que moram ai em Maceio- Al… No passado eles moraram em Murici, minha mãe se chamava Djanira Santina da Conceição, suas irmãs (Josefa Santina da Conceição, Petrucia Santina da Conceição e seus irmãos homens Milton Gomes da Silva, Jose Petrucio Gomes da Silva ….) Minha mãe faleceu na bahia(Vitória da Conquista – BA) de lá para cá meu pai perdeu o contato com a familia dela, meu pai se chama Joel José de Brito. No dia 15 de novembro estarei em alagoas para um encontro (Nordestão de catequese) dai eu gostaria de encontrar este povo já que será uma oportunidade unica… Creio que ao menos Josefa Santina da Conceição esteja nesta cidade, o esposo dela é Severino, meu pai disse que ela TINHA um casal de filhos e morava próximo da rodoviária onde tinha uma torre parece quen era da Embratel. Grato se puder me ajudar. (77)8867-3399.

  2. caboco arretado

    Infelizmente bob vc é parcial na publicação dos comentários. No meu comentário anterior, não agredi a honra de ninguem, não escrevi palavra de baixo calão etc. Mesmo assim vc não o publicou. Uma pena, não comentarei mais em seu blog.

  3. Olho grande + Fome = DEPUTADO

    Não se preocupem não que o pessoal da ALE já estão refazendo suas contas para poderem ABOCANHAR UM COURINHO MAIS afinal as eleições estão aí…….

  4. Nunes

    Isso infeliizmente, significa aumento de duodécimo para a assembléia e demais poderes que sustentam as asneiras desse desgoverno!

Comments are closed.