Collor denuncia maquiagem nas contas do Estado e fala sobre 2014
   10 de outubro de 2013   │     19:25  │  10

O senador Fernando Collor advertiu sobre os riscos do uso da “maquiagem financeira” nas contas do Estado, e que é feita para se tentar enganar os bancos.

O governador pediu ao secretário da Fazenda que maquiasse os números e o secretário maquiou, mas o banco descobriu a maquiagem e negou o empréstimo. Aí, sabe o que o governador fez? Entrou na Justiça e obteve uma liminar para conseguir o empréstimo.

– E se a liminar for cassada?

Pois é. O governador disse que o Ronaldo (Lessa) deixou um rombo de 500 milhões de reais, mas sabe qual é o rombo que o governo Téo já promoveu até agora? Só para você ter ideia em dezembro deste ano o rombo do governo Téo chegará a 4 bilhões de reais com esse empréstimo obtido mediante liminar. É impagável!

– O próximo governador, então, vai receber uma herança maldita?

Sem dúvida. O próximo governador vai administrar uma massa falida. Como o Estado não pode falir será preciso muito trabalho, muito esforço e muito conhecimento em Brasília para amenizar a crise.

– E o governo federal não tem ajudado?

É incrível! O governador é do PSDB, mas eu nunca vi o governo federal, que é do PT, mandar tanto dinheiro. É muito dinheiro que tem vindo, e o pior é que o Estado acaba perdendo parte desse dinheiro por falta de projeto, por incompetência e por irresponsabilidade.

– Como o senhor vê o quadro eleitoral em 2014?

Em nível nacional, a ex-senadora Marina Silva será candidata a presidente da República pelo PSB…

– E o governador Eduardo Campos?

Pode ser o vice ou disputar a vaga no Senado. Mas a candidata a presidente é a Marina. Do mesmo modo, o senador Aécio Neves não será candidato; o candidato a presidente pelo PSDB será o José Serra.

– E em Alagoas?

Em Alagoas, para o governo do Estado, é o Renan, mas o Renan pode lançar o Renanzinho e aí terá de haver outra definição em torno do nome do Renanzinho. Tem ainda o Benedito de Lira, que é candidato, eu mesmo já perguntei a ele várias vezes e na última vez ele não entendeu bem o que eu perguntei e reagiu como quem diz assim: eu não já disse que era candidato! Então, temos aí o Benedito de Lira, o Renan e o Nonô.

– E o PT como fica nessa composição.

O PT fará eleição este ano para o diretório e tudo indica que o Paulão ( deputado federal ) será eleito presidente. Mas o PT não vai se coligar com o PMDB. Acho até que o PT poderá também lançar candidato próprio ao governo, em Alagoas.

– E a economia? Qual a previsão que o senhor faz para a economia alagoana?

Infelizmente vamos enfrentar um período muito duro. O setor sucro-alcooleiro está passando por uma crise sem precedente e essa crise é causada por fatores como a queda da produtividade, o esgotamento das áreas de plantio fora das encosta, a falta de investimento e a corrida por novas áreas planas no Centro-Oeste. Quando a lei que proíbe as queimadas de canaviais entrar em vigor, aí os problemas vão se agravar. Usinas tradicionais que  chegavam a moer 1 milhão de toneladas de cana viram a produção cair para 600 mil toneladas.

COMENTÁRIOS
10

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. João Berdenaze

    Isso aqui está HILÁRIO!! Parabéns ao excelentíssimo jornalista. Será que já está com o voto mandado na próxima eleição? Acho que não. É um excelente jornalista que não toma partido político. Parabéns.

    Ou não.

    1. LEONARDO MONTEIRO DORIA

      A melhor solução é parar de acompanhar esse blog, nunca vi um espaço tão tendencioso, com idéias retrogradas que só fazem propaganda política do governo federal e do seu patrão do site. Difícil acreditar que pessoas como o nosso nobre jornalista durma sem sentir um peso na consciência.

  2. anonimo

    A oito anos esse governador Téo vilela não faz nada.A segurança esta uma verdadeira trapalhada,a bandidagem esta solta a policia sem estimulo, desvalorizada está inerte.O conselho de segurança fica na figura de seu presidente, fica olhando horário de delegado e cobrando produtividade, sem dar as minimas condições de trabalho nas delegacias, todas sucateadas. No IML vai fazer quebra galho e totalmente irregular, colocar médicos do bombeiro e da policia militar sem a especialização nesta área.O erro não estar nesses profissionais. Apenas o Sr presidente deste conselho não perde uma oportunidade de aparecer na mídia e bajular o governador.Este governo que alem das falhas graves já citada acima ainda Alagoas é o estado brasileiro com maior numero de analfabetos perante os estados desta nação.É um governador sem estimulo,sem garra e do conhecimento de seus amigos ,que o mesmo sempre não gostava de trabalhar ,só queria boa vida cresceu na sombra do pai.Ai minha gente estamos perdidos, e o mesmo agora quer ser senador

  3. Carlos Jorge Aragão

    Sr. Jornalista Roberto Vilanova,

    O Estado além de maquiar as contas com especialistas, conta com o aval do Tribunal de Contas do Estado, que ultimamente não está apreciando, e, muito menos julgando, para daí emitir obrigatoriamente o Parecer Prévio que deveria ser encaminhado à Assembleia Legislativa Estadual.
    O fato concreto disto, é que as contas do exercício de 2010, que tem a relatoria da Conselheira Maria Cleide Costa Beserra, que se fosse observado o prazo constitucional, deveriam ter sido apreciadas e julgadas, até o dia 30/06/2011.
    Outro fato concreto disto, é que as contas do exercício de 2011, que tem a relatoria do homem da mídia, digo, Conselheiro Anselmo Roberto de Almeida Brito, que se fosse observado o prazo constitucional, deveriam ter sido apreciadas e julgadas, até o dia 30/06/2012.

  4. Augusto

    Na verdade Alagoas esta entregue as baratas.Continua e vai continuar sendo a pior estado em todos os aspectos enquanto esse cidadao estiver no poder.Nao vemos nenhum avanço na seguranca,saude,educacao,infra-estrutura,esporte e etc.Nao se tem emprego,familias passando fome e vemos o dinheiro publico sendo gasto com coisas superflua sem necessidade.Ano que vem esta chegando e vamos dar um basta nesse cidadao e na sua equipe.

  5. Sérgio Pinheiro Lopes

    Mas que maravilha hein? Quanta roubalheira!! E o povo é que paga essa conta. E o excelentíssimo senhor governador garanto que ainda vai negar tudo. Parabéns ao senador, que como estou vendo tá fazendo um bom trabalho defendendo os interesses da população. É mto dinheiro sendo gasto indevidamente e o povo precisa mesmo saber.

  6. Alex

    Vai ser preciso um milagre para o próximo governador. Com tanto rombo deixado por Vilela. Como sempre o povo paga no final. Pelo menos o Collor está denunciando, espero que a população reflita

  7. Reinaldo Silva

    O estado está com um rombo muito alto. Ainda bem que temos um político que olha por todos nós. Quero dar os parabéns ao senador Collor por essa atitude de se preocupar em desenvolver o estado de Alagoas. É por isso que nossa saíde está na UTI. Isso tem que acabar!!

  8. lucas

    Ôxe só agora ele descobriu o que todo mundo já sabia é? Por que só agora está falando? Será que é por que vem eleições por aí?

Comments are closed.