Ufa! O programa Mais Médico passou…
   9 de outubro de 2013   │     14:27  │  8

Ainda que capado em 2 terços, pois existem destaques a serem apreciados, o programa Mais Médico passou.

Depois de Osvaldo Cruz, com a sua cruzada imunológica de salvação nos primórdios da República, o programa Mais Médico lançado pela presidente Dilma é o mais importante da história da saúde pública brasileira desde o descobrimento em 1500.

Nunca se viu nada igual.

E porque nunca se viu nada igual, é por isso que se têm essas reações contrárias. E a reação não é apenas da classe médica tradicional; na sessão de ontem da Câmara ficou comprovado que a direita mais retrógrada do país também é contra.

A classe médica tradicional é contra porque o programa Mais Médico significa a ruptura do “status quo”, que pratica a medicina mercantilista, segundo a qual saúde tem quem dinheiro tem.

Ou seja: a saúde é produto do dinheiro.

Com o programa Mais Médico, a presidente Dilma rompeu esse laço absurdo e colocou na porta da casa do brasileiro sem dinheiro para comprar saúde, o médico que ele não tinha direito porque não tem dinheiro para pagar a consulta.

Surge, com a presidente Dilma, a medicina social, algo inédito na história do país. Nunca, na história deste país, se viu nada igual ao programa Mais Médico.

Entende-se perfeitamente a reação da classe médica tradicional, porquanto o rompimento desse “status quo” significa perdas, mas quanto à reação da direita retrógrada trata-se de uma recaída saudosista que data da época da guerra fria.

A direita retrograda que tentou barrar a votação do programa Mais Médico, na Câmara, teme especialmente os médicos cubanos – que, para a direita, são guerrilheiros que vão fazer a cabeça da população da periferia e do interior.

Essa direita retrógrada esquece de que essa população que é alvo da assistência médica por parte dos médicos estrangeiros é a mesma que historicamente foi segregada e discriminada pela medicina mercantilista.

São os sobreviventes da desgraça planejada.

Chega a soar como hilária a declaração do presidente do Conselho Federal de Medicina, afirmando que “a preocupação agora é com os direitos humanos”.

Que direitos humanos, cara pálida? Mais de 500 anos se passaram e ninguém nunca se preocupou com o direito do povo pobre à saúde, e só agora essa preocupação tardia e oportunista é revelada?

Se não fosse trágica, tal declaração seria mesmo hilária.

Ah, e quanto aos médicos cubanos, se preparem porque eles vão dar uma lição de medicina social que ninguém jamais assistiu. E tudo por um salário real de no máximo 2 mil e 500 reais, para trabalhar onde ninguém nunca quis ir – ainda que recebendo dez vezes mais.

Lembro-me agora daquela música que o MPB-4 gravou em espanhol e que diz mais ou menos assim:

Me gustan los Estudiantes

( Eu gosto dos estudantes)

Que marchan sobre las ruinas,

(Marchando sobre ruínas)

Con las banderas en alto

(Com as bandeiras no alto )

Son químicos y doctores,

( Eles são químicos e médicos )

Cirujanos y dentistas.

( Cirurgiões e dentistas )

Caramba y zamba la cosa,

( Caramba a coisa samba )

Vivan los especialistas!

( Viva os especialistas! )

 

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Perola

    P.S.: é “Mais Médicos” e não “Mais Médico”. Sua professora de português deve estar se revirando uma hora dessas!

  2. Perola

    Esse programa é aquele que um desses salvadores no RS confundiu um raio-x de neoplasia pulmonar com pneumonia, esqueceu de “apalpar” o paciente, passou uma dose três vezes maior de antibiótico por um período três vezes maior? Mas deve ter sido muito carinhoso com o paciente, mesmo tendo cidadao ido logo depois para a UTI, ter seu diagnóstico finalmente acertado pelos monstros da “máfia de branco”. Rsrsrsrsrs!

  3. LEONARDO MONTEIRO DORIA

    Seria bom se tivesse “Mais gente com vergonha na cara´´, em vez de tentar depositar o caos da saúde pública na conta dos médicos. Deveria ter também mais jornalistas integros, que não fossem comprados pelo poder, mais juízes que realmente punissem os responsáveis por tanta roubalheira.

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Leonardo: o médico não tem culpa; a culpa é do sistema que impôs esse modelo de medicina mercantil e isto, ó, vem desde 1500. Um dia iria implodir, como implodiu, e hoje até quem pode pagar plano de saúde ainda tem de recorrer à justiça para ser atendido. Convenhamos que o modelo se esgotou. Grato pela participação.

  4. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    Caro Bob, que não é bobo e nem se faz, mas é um arauto capaz!
    Permita-me transcrever o que foi postado noutro Blog caetés, a saber:
    “Grande literata do noticiário caetés e oxalá tupiniquins(…)! Saudações castrenses e humanistas!
    A rigor, na realidade, a bem da verdade e sem sofismas, esse tal PROGRAMA* referido pelo amigo não passa – como é sabido, consabido, ressabido, público e notório, e até a “cega Dedé”, do mercado, sabe disso – não passa de uma “forma inteligente” ludibriada, disfarçada e de uma cínica desfaçatez descabida impudência que os “PeTralhas” mensários” ou dessa corja de canalhas mensaleiros e seus demais alimárias e súcias matulas socialistas róseos de botequins e consumidores da erva fumageira e tabagista de Havana em seus charutos (eles adoram charutos, notaram?) de evasão de divisas e de nossas riquezas e espoliar ainda mais ao nosso combalido e saqueado Erário e Tesouro Nacionais, para, literal, graçola e generosamente acudir ao falido, decrépito e moribundo El comandante, um zumbi que teima em viver tal qual uma múmia, isso é mais que fato! Onde o MPF e PGR e PF, para coibirem a tais vilipêndios vorazes ao Erário nacional?
    Ou não seria um maquiavélico ardil perigoso e enganador, para que essa VERBA e esses RECURSOS “pagos aos los cubanos” sirvam ou servissem de esteio financeiro ou lastro monetário à REeleição da “sargentão” segundo dizia e diz o molusco”, a tal de D. Dil – a MÁ “mãe dos brasileiros”, que DÁ mais aos socialistas que aos seus nacionais? A “mãe” dos outros e MÁDRASTA dos brasileiros.
    Aliás, tanto o molusco antecessor quanto sua sucessora fizeram generosas doações a los hermanos Castro; ou duvidas? E, também, de modo igual, idêntico e semelhante às ditaduras africanas e até na Faixa de Gaza investiram mais de U$ 4,5 Mi, na construção de um moderníssimo Hospital do Coração – enquanto cá, na “terra brasilis tupiniquins”, nem mesmo uma UPA ou posto de saúde ou Unidade ambulatorial – temos mais de 5569 municípios compare aos quantitativos de UPAs ou PSFs e ou Ambulatórios ou mesmo Hospitais Públicos (indago-lhes: quantos foram construídos nesse mais de dois lustros de petismo?)
    Ah! Paciência! Deveríamos ter, no mínimo, ao menos número igual de Hospitais nesse 5569, ou não?
    Já o disse, repeti, reiterei e o redirei outra vez: duvido e muito que todos sejam mesmos médicos – leiam em nosso Blog os vários textos sobre o tema. Eles podem ser tudo e até mesmo prestidigitadores, curandeiros ou magos e quiçá CUREM com a simples IMPOSIÇÃO de suas mãos santas, solidárias, fraternas e ALTRUÍSTICAS – como apregoam.
    Enquanto aos MAUS MÉDICOS da ALE – conforme dito por muitos – SERÁ QUE ELES SE AUTO NOMEARAM LÁ? Esse fato os torna péssimos profissionais, profissionalmente falando? É, de fato, aético, amoral, deplorável e inaceitável, mas e quantos aos outros tantos “nomeados” ou comissionados noutros escalões dos Poderes Constituídos, que são comissionados? Mas, ainda assim, não os incapacitam ao seu ofício, ou não? Ora, se deveriam ceder, por empréstimos, os seus CRMs a los cubanos e aos lo otros hermanos, no mínimo, implica em dizer que aqueles não os possuem? E, se não os tem, médicos não são, ou não? Será essa a razão de ludibriarem, burlarem ou fraudarem Leis e Constituição driblando ao REVALIDA e as demais leis trabalhistas, mediante uma abusiva MP eivada de vícios e erros infensos aos diplomas legais internacionais e nacionais?
    A busílis é simples, clara e bastante fácil de se entender: nenhum deles, dos atuais “governantes”, – esses mesmos que estão lá há mais DEZ ANOS -, nem dormem e nem morrem de preocupação com o “estado de saúde” de seu João ou de D Maria, não. Nem deles e nem de ninguém, salvo consigo mesmo e com eles próprios, desde que se mantenham nas TETAS DO ERÁRIO! E aqui, louve-se ao leitor “Arabutan”, que demonstra e tem demostrado em seus “balancetes” os desvios havidos em nosso erário.
    Acordem, brasileiros e brasileiras, é muito mais difícil e doloroso combater ao inimigo em nossos intestinos territoriais e já homiziados, entrincheirados ou bivacados e com o valhacouto deles, esses mesmo que querem se eternizarem no Poder!
    Acordai, povo brasileiro!
    Abril
    JG
    P.S.: Tenho dito há médicos e MÉDICOS, portanto, não é inteligente generalizar! ;
    😀 🙂 😉

  5. S.F.ALMEIDA.

    CARO BOB,VOCÊ É REALMENTE UM JORNALISTA GENIAL.ACERTA EM CHEIO,NAQUILO QUE NÃO PREOCUPAM OS MÉDICOS DO BRASIL,OU SEJA LEVAR MÉDICOS AO POVO CARENTE.

Comments are closed.