A piada do médico brasileiro na Internet. É boa, mas…
   27 de agosto de 2013   │     15:43  │  22

Está circulando nas redes sociais uma piada sobre o médico brasileiro e os médicos estrangeiros.

Sendo piada é cômica, mas virou tragédia porque a piada se confundiu com a realidade.

É mais ou menos assim: o médico estrangeiro não terá dificuldade com a língua portuguesa, porque o médico brasileiro só conhece duas palavras: é virose.

Tudo é virose, ou tem sido, nos diagnósticos a priori.

Ao mesmo tempo em que ri com a piada, também me pus a pensar no amigo meu que perdeu o filho de 14 anos recentemente em Maceió.

Não vou, obviamente, citar os nomes, mas quem frequenta o “Camarão”, na avenida Amélia Rosas, ou o “Reinaldo”, na Pajuçara; ou, ainda, o futebol dos coroas lá no campinho na João Davino está sentindo a falta dele.

Ou soube do seu sofrimento.

O filho único, faltando um mês para completar 15 anos, bem nascido, bem criado e inteligente, se queixou de dores na barriga e vômitos.

Levado ao hospital, e para um hospital “tope” de Maceió, adivinhem o diagnóstico? Isso mesmo: é virose.

Depois de submetido a uma bombada de antibióticos, o garoto voltou para casa. Na madrugada o quadro de saúde dele se agravou.

As dores na barriga tornaram-se mais intensas, os vômitos continuaram e agora ele tinha febre alta. Altíssima.

Levaram-no para o mesmo hospital e veio outro diagnóstico: pneumonia. E tome-lhe nova bombada de antibióticos.

Depois de medicado, o garoto foi liberado com a recomendação de repouso absoluto, alimentação e medicação na hora certa, o que foi obedecido com zelo. Era filho único e iria comemorar os 15 anos nos Estados Unidos, como presente do pai-coruja.

Mas o quadro dele só piorou. As dores na barriga se tornaram insuportáveis, os vômitos agora estavam acrescidos de sangue e a febre alta o deixou prostrado na cama.

O garoto chegou de maca ao hospital, pela terceira vez em quatro dias; no quinto dia faleceu e veio o terceiro diagnóstico: H1N1!

Inconformado até hoje, e ainda abatido, o pai não quis saber de tirar as dúvidas, mas a família dele, que é da Paraíba, mandou fazer os exames em São Paulo.

Quinze dias depois veio o verdadeiro diagnóstico: dengue hemorrágica.

Moral da história da piada do médico brasileiro na Internet: nunca acredite em diagnóstico de virose, porque ele ( o diagnóstico) pode estar sendo dado pela mesma pessoa que matou o filho do meu amigo.

COMENTÁRIOS
22

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Roosevelt Valões

    Aqui em santana do Ipanema, um garoto de 5 anos foi três vezes para o hospital Clodolfo Rodrigues,na última operarão o menino de apendicite, resultado era dengue.

  2. Ricardo

    Henrique voçê estar certo só procuraram mostrar algums casos negativos,mas não procuram mostrar quantas vidas são salvas diariamente por esses medicos Brasileiros.Oque é necesario é dar condições de trabalho ao medico como ter um limite de pacientes para o medico atender já,que o medico tem que dicidir na hora não tem como errar e se ele atende muitos pacientes, porque é cobrado pelos planos de saúde e nos postos de saúde do SUS ele não tempo para melhor avaliar o paciente.Medico não é rico tem que trabalhar muito porque ganha pouco em cada lugar, que trabalha.Não tem sabado ,domindo e feriado.Trabalhar no interior ,qualquer medico quer,mas os prefeitos pagam o primeiro mês e começa a atrazar,promete um salario e depois não paga.Tem a falta de segurança e a exploração politica pelos prefeitos e vereadores.Agora esses medicos estrangeiro vão ser pagos pelo governo federal (caixa dois) não vai ter atrazo.Quero ver se resolve não é só atender tem que ter exames complementares ,medicamentos, hospitais para internar e é o que não tem há muitos anos.O ex presidente lula da turma da Dilma criticaram muito a cpmf criada pelo Dr Adibe quando mimistro da saúde para essa verba ir para a saúde ai se resolveria a saúde brasileira.Mas modificaram esse imposto não foi para a saúde e o Sr lula brigou para o imposto continuar,É necesario melhorar como selecionar os nossos medicos. ,Atualment tem quer fazer 6 anos de faculdade e as vezes 5 ou mas de especialização.É justo ir ao interior e não receber o mês trabalhado.Ter que ir pedir a esses prefeitos não todos mas a maioria desonestos os seus salarios.Quer resolver a crise na saúde crie a carreira do medico federal ou estadual com salarios dignos como são pagos aos juizes , promotores e procuradores e com dedicação exclusiva, que esses problemas serão resolvidos. Mas não politica eleitoreira e que deixa duvidas quanto a formação desses medicos estrangeiros. Ao nobre jornalista, que mostra sinais de grande inteligencia e ao mesmo tempo tão grande desinformação sobre o assunto deveria ficar calado para não falar tanta besteira.

  3. Juliana

    Só para esclarecer a parte técnica do seu texto, o diagóstico não estava errado, afinal a dengue é uma virose causada por um arbovírus da família Flaviviridae. O equívoco deu-se sim nos diagnósticos seguintes de pneumonia, H1N1 e na conduta principalmente, pois alguém com vômitos incoercíveis deve ser mantido em observação e na impossibilidade de realizar hidratação oral deve-se imediatamente submeter o paciente a hidratação venosa e não mandá-lo pra casa como foi feito. Além disso não sei se realmente aconteceu esse aporte que foi dado de antibióticos, não sei se usaram realmente isso ou o senhor por força do hábito fez essa colocação de opção terapêutica, a questão é que antibiótico nada tem a ver com virose. Antibióticos são usados para infecções bacterianas, o que não era o caso do paciente, a menos que apresentasse uma infecção bacteriana secundária, o que não pareceu ser o caso. É bom que nos informemos melhor antes de falar a respeito de qualquer assunto. Diversas doenças em nosso meio são viroses, ou seja, causadas por vírus. Algumas de resolução espontânea, outras necessitam de tratamento específico. A verdade é que profissionais ruins existem sim e estes não devem ser tomados como modelo da Medicina, pois acabam por denegrir a imagem de toda uma classe. O senhor já tem uma certa idade e acredito que já tenha passado por algumas consultas na vida, só encontrou médicos ruins com diagnósticos equivocados e condutas falhas? Espero que não e espero ainda que em uma outra matéria tenha a mesma preocupação de gastar seu tempo contando uma história de um bom atendimento.

  4. senae

    Bob,
    A conversa é que Dilma deu uma cartada eleitoreira. Vá lá. Agora, por que a imprensa alagoana não abre uma investigação sobre os mais de 3 mil leitos que foram fechados nos últimos 20 anos em nosso Estado?. Qual o gestor público que ligou para a saúde do povo alagoano? Só vemos é corrupção, escândalos, desvios, insensibilidade e ausência de bom senso. Ladrão da saúde pública lá em Cuba termina no paredão. Enquanto aqui…
    Com todo respeito ao corporativismo médico, recentemente um cidadão conhecido meu, passando mal foi atendido num hospital famoso de Maceió e as dores que ele sentia na região toráxica foi diagnosticado como gastrite. Sequer ficou em observação para uma avaliação do quadro clínico. Mandado para casa no mesmo dia, ele retornou dias depois com as mesmas dores e entrou em óbito. Não resistiu ao enfarte,

  5. M. Santos

    Henrique, concordo com você quando chama o jornalista de recalcado. Lembro da perseguição dele contra o ex-prefeito de Maceió. Era algo pessoal e ele deixava de lado a ética profissional e o respeito aos leitores

  6. Deraldo Francisco

    Caro Bob, não tenho lido todos os seus “posts” sobre médicos mas, com este – que tem aspectos de crônica – concordo do início ao fim.

    Todos os profissionais cometem falhas e muitas delas são reparáveis, às vezes, por este mesmo profissional.

    Diferentemente do que ocorre com o médico. Neste caso específico, não se
    recomendou o exame mais aprofundado da situação do garoto por conta da orientação que o médico recebe dos planos de saúde: quanto menos procedimentos, melhor.

    Prescreve-se antibiótico porque essa categoria de medicamento tem a “missão” de buscar todo tipo de inflamação no organismo. É a lei do menor esforço.

    O médico lida com vidas humanas e, infelizmente, não tem direito a uma segunda chance.

    A propósito, não entendi a reação deste cidadão que se identificou como “henrique” – assim mesmo, com “h” minúsculo. Ele sim foi muito mais agressivo que você. Ao que tudo indica, deve ser um médico que trabalha pouco, tem vários postos de trabalho, e também brinca de “deus” escolhendo quem vai viver e quem morrer.

    Sem contar que é preconceituoso ao extremo, como se não soubesse que a fé cura, que a medicina alternativa existe e funciona e ainda pratica a intolerância religiosa. Devolvo o conselho dele: quando o senhor precisar de Deus, procure um médico.

    Abraço de um jornalista!

    1. Henrique

      Caro Deraldo! Você é mais uma pessoa, dentre as várias que lêem os textos deste blogueiro, que não tem capacidade de interpretação. Gostaria de saber em que linha eu fui agressivo. Chamar de recalcado não é agredir. Agressão é o que este governo do PT tem feito com a SAÚDE PÚBLICA. Os médicos tem sido apenas os que estão na linha de frente da defesa da saúde. Não é possível que vocês ainda estão na fase em que se discute a necessidade ou não de médicos estrangeiros. Isto já foi esclarecido, e está comprovado que não era necessário. Isso é um golpe, caixa-dois. O $$$ vai para os cofres de Cuba e voltarão para os cofres do PT para comprar votos. Você vende seu voto? Não sou médico, mas adoraria ser. Admiro vários, da mesma forma que não gosto de outros. Normal. Nem por isso, generalizo. Passar bem!

  7. Serafim Dutra Cavalcante

    E o pior é que este recalcado censura nossos comentários.Concordo com o Henrique, e já lhe escrevi a mesma opinião, não foi Bobão? Tenho dito e repito.Só vai com um processo aberto pelo Conselho de Medicina por danos morais a categoria.Melhor dois, um contra o articulista e outro contra a OAM.

  8. S.F.ALMEIDA.

    MEU PREZADO VILALNOVA,ESSA SITUAÇÃO ACONTECEU QUASE IDENTICA
    COM O MEU FILHO,TINHA NA ÉPOCA 5 ANOS, E COM ALERGIA RESPIRATÓRIA LEVEI AO MÉDICO QUE SE DIZIA SER ALERGISTA E DERMATOLOGISTA AO MESMO TEMPO, “IMPOSSIVEL”,ESSE PROFISSIONAL ERA UM VERDADEIRO VENDEDOR DE VACINAS E NA SUA CLINICA TINHA ATÉ UM FRIGOBAR,PASSOU VACINAS PARA O MEU FILHO QUE TERIA QUE FICAR NO CONGELADOR;QUASE O MENINO PEGA UMA PNEUMONIA;FINAL DA HISTÓRIA TIVE QUE SAIR DO CONSULTORIO DESSE SUPOSTO MÉDICO SENÃO TERIA O MEU FILHO MORRIDO DE TANTO TOMAR VACINAS GELADINHAS.
    OUTRO CASO BASTANTE INTERESSANTE ACONTECEU TAMBÉM EM MACEIÓ;UM FAMOSO MÉDICO QUE FUNDOU A ANTIGA ESCOLA DE MEDICINA DE ALAGOAS,E POSTERIORMENTE SE TRANSFORMOU NO CURSO FEDERALIZADO PELA UFAL.NÃO FALO EM NOMES PARA NÃO EXPOR TANTAS PESSOAS AO RÍDICULO,MAS UM AMIGO MEU ESTAVA COM VERMELHÃO NA PELE E SE CONSULTOU COM ESSE MEDICO FAMOSO DA HISTORIA DA MEDICINA ALAGOANA E ELE FEZ O DIAGNOSTICO DIZENDO QUE O MEU AMIGO TERIA QUE SE OPERAR E ATÉ NA HORA MARCOU A DATA DA CIRRUGIA ,ACONTECEU QUE EM ALGUM INTERVALO O AMIGO FOI A OUTRO MEDICO NÃO FAMOSO,E ELE FALOU QUE MEU AMIGO ESTAVA COM CISTOSOMOSE E FOI REALMENTE TRATADO E CURADO.
    TUDO ISSO NÃO SÃO ERROS MÉDICO,E SIM BURRICE DE MÉDICOS.

  9. Usuário do SUS

    Casos como estes tendem a se multiplicar com este programa dos MAUS MÉDICOS do governo federal (PT), pois o que é avaliado na prova do REVALIDA é justamente a capacidade de atuação frente a estes casos (dia a dia), não devemos compactuar com as medidas eleitoreiras do governo. Medicina deve ser exercida por profissionais qualificados e com esmero. Não por pessoas cuja procedência e formação sejam duvidosas, a exemplo dos estrangeiros que estão vindo. É lamentável o desfecho deste caso de virose (a dengue é uma virose: arbovírus). Deve ser investigado o real motivo deste ocorrência com ampla oportunidade de expressão das partes envolvidas.

  10. Henrique

    Infelizmente, foi-se uma vida. Eu também conhecia o garoto.
    Mas, meu caro “jornalista”, felizmente há MILHARES e MILHARES de outras vidas que são salvas todos os dias pelos mesmos médicos que você, insistentemente, vergonhosamente, tenta diminuir em suas postagens. Leio o site da Gazeta todos os dias, e sempre chama atenção suas “manchetes” contra a classe médica. Mas chama atenção NEGATIVAMENTE.
    Seu caso é óbvio. Algum psicólogo ou psiquiatra pode facilmente identificar qual é o seu trauma em relação à medicina. Algum médico tomou algo que era seu, talvez uma namorada, uma paixão…ou alguém de quem você se julgava melhor fez medicina e tornou-se mais respeitado que você (que não é tão difícil). Fica claro que você é um grande RECALCADO. Quando você presicar de um médico, procura um cubano. Procura um enfermeiro. Um curandeiro. Reza. Mas reza mesmo, porque você precisa.

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Henrique: eu não generalizo. Conheço bons médicos que vivem da saúde realmente. Mas psiquiatra, desculpe-me, mas eu só respeito a Nise da Silveira. Só.

      1. Andrei

        Roberto, qual o seu problema contra os médicos?
        Espero que você seja o primeiro da fila do consultório dos médicos estrangeiros, ou pegue um avião e vá se tratar em Cuba ou na Venezuela, porque o jeito que você se expressa, se for visto em um hospital de AL, vai pegar mal pra você, no mínimo será contraditório.
        Ah sim, espero que nunca precise de um psiquiatra mesmo, esta grande especialidade tem excelentes profissionais em AL, caso precise, Nise da Silveira infelizmente não está entre nós, vai ser difícil aturar seus dias com a mente atormentada.
        Só lamento pelos seus posts tendenciosos e recalcados. Se mostra um péssimo profissional.

      2. arthur

        meu caro Bob, a dengue nao deixa de ser uma virose. e outra, enquanto você escreve textos que condenam os médicos, com um profundo despróposito, e sem conhecimento de causa, suponho, ou até mesmo com o intuito de provocar polêmica e levantar a audiência de um jornalista decadente, que não deve ter concluído o ensino superior, e que hoje vive de uma provavel acessoria, dada por algum político que precisa de seus serviços como “formador de opinião”, Médicos, esses sim formados em universidades, que dedicam as suas vidas a fazer o bem, estão fazendo magica e contando com a existência divina, para dar os cuidados possíveis a pacientes que nao escolheram estar ali, mas que sao vitimas de pessoas como o senhor, com tamanha pobreza de espirito, exalando o egoismo humano

    2. Ogiva

      Não so jornalista e muito menos medico e nem pretendo se-lo, talvez o jornalista precise de um psiquiatra, mais voçe Herinque com certeza fez este comentario da sala do psiquiatra que voçe invadiu no Portugal Ramalho quando fugiu da sela. Todos nos temos conhecimento de pelo menos um caso de erro medico, que jamais será provado devido o espirito de porco, vulgarmente conhecido como corporativismo, alem da cumplicidade, pela inercia da justiça. Temos uma elite que se formam as custas da sociedade em faculdades publicas e deveriam hoje estarem recebendo os 10 mil, e prestando serviços em cidades do interior.

      1. Henrique

        Meu caro Ogiva! Vou relevar seus erros de ortografia e sua ignorância. Tenho certeza de que você realmente não é médico e nem jornalista.
        Atenção!
        Jornalista # Blogueiro.
        Os erros médicos acontecem, assim como acontecem em todas as profissões. Hoje mesmo desabou um prédio em SP. Alguém errou. Caiu um avião na China. Alguém errou. Enfim, o erro é possível.
        O que eu expliquei é que, na mesma hora em que alguém morre por um erro médico, outras milhares de pessoas são salvas pelos mesmos médicos. Da mesma forma que você deve conhecer 1 ou 2 pessoas que sofreram com erros médicos, deve conhecer centenas que devem suas vidas a eles.
        Sobre o blogueiro em questão, fico indignado com a capacidade de escrever textos irresponsáveis, tendenciosos, que tentam jogar as pessoas contra a classe médica. E isto é sim, um sinal de RECALQUE. Dos grandes, pois até piada o mesmo vem fazendo. Um profissional responsável não faria isso.
        Sobre você….é um desinformado!

        1. Ogiva

          Desviar o foco da questão é caracteristicas daqueles que tentam justificar o que é injustificavel, seu caso deve ser virose.

  11. breno

    Bob infelizmente seu texto relata a nossa situação diante da saúde no nosso desacreditado Brasil, mas também não esqueça daqueles menos favorecidos que além da falta de médicos, sofrem da falta de medicamentos nas farmácias públicas, e da falta de material nos postos de saúde que estão completamente sucateados.

    1. Roberto Villanova Post author

      Caro Breno, eu não generalizo. Seria irresponsabilidade e injustiça de minha parte se generalizasse. Abs e grato pela participação.

Comments are closed.