Ô! A Coqueluche voltou, a coqueluche voltou
   31 de julho de 2013   │     12:51  │  1

Em São Paulo, uma mãe está processando os quatro médicos que deram diagnósticos errados para o filho dela; no Rio de Janeiro, o filho do mega-empresário Eike Baptista está internado com coqueluche.

Em São Paulo, foi a própria mãe que diagnosticou a doença do filho: coqueluche.

Sei que é duro falar sobre isso, daí não vou citar os nomes, mas há 20 dias um amigo meu perdeu o filho menor e eu desconfio que a doença do menino era coqueluche.

Não sou médico. Mas, o pior é que o filho desse amigo meu, embora internado e tratado em hospital particular, faleceu sem que os médicos dissessem até agora a causa.

E, principalmente, qual a doença que o acometeu.

Foram várias as hipóteses levantadas. O garoto apareceu com uma tosse que ninguém conseguiu controlar, seguida de febre e vômitos – que são os sintomas da coqueluche.

O  primeiro diagnóstico foi de dengue, depois pneumonia, e em seguida o vírus H1N1, que é o vilão de todos os diagnósticos quando não se tem mais como definir a causa das doenças.

Eu não sou médico, mas como os médicos que assistiram o filho desse meu amigo até hoje também não sabem do que ele morreu, eu arrisco dizer que foi de coqueluche.

A coqueluche é uma moléstia besta, que pode vir acompanhada de apneia, febre, perda do fôlego, diarreia, convulsões, alterações sensoriais e mucosas do nariz.

A coqueluche é uma moléstia considerada energizante, pois pode se desdobrar em tuberculose. Mas, não costuma matar – exceto, quando não é diagnosticada.

Mas virou moda se atribuir tudo ao vírus H1N1, ou a Influenza, pois acredito que muitos profissionais pensam que se trata de descoberta recente.

É não.

Só para se ter ideia, o Influenza foi detectado pela primeira vez em 1510, ou seja, l0 anos depois do “descobrimento” do Brasil.

E o vírus foi isolado em 1933, pelos cientistas ingleses Smith, Andrewes e Laidlaw. Não é coisa de “gripe suína” não.

Cuidado, pois, porque o H1N1 já levou muita culpa pelas mortes que não produziu. Além da dengue, agora é a coqueluche que voltou.

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

Comments are closed.