O primeiro milagre do papa que só tem um pulmão
   23 de julho de 2013   │     9:09  │  1

Formado em Química, inclusive com mestrado, e também em Filosofia, até 1966 ele era o professor de Literatura e Psicologia, em Buenos Aires,  Jorge Mario BergoglioE com apenas um pulmão, pois quando criança contraiu uma pneumonia que comprometeu um dos órgãos – que ele foi obrigado a extrair.

O professor Jorge Mario Bergoglio virou o papa Francisco, que não teve acrescido no nome o numeral porque é o único na milenar história da Igreja Católica com este nome. Só após ele, e se houver outro Francisco, é que se acrescenta o numeral.

Primeiro lhe sugeriram que adotasse o nome Clemente XV, numa espécie de “vingança debochada”, porquanto foi o papa Clemente XIV quem acabou com a Companhia de Jesus, da qual o papa atual é originário e quebrou outro tabu – é o primeiro papa jesuíta da história.

Mas ele optou por Francisco.

Os jesuítas, sem dúvida, foram os soldados mais avançados da Igreja Católica, para levar a fé cristã onde nenhum outro missionário havia chegado.

E a expectativa que os católicos, especialmente os latinos, têm em relação ao papa Francisco mostra que essa missão do jesuíta ainda se mantém firme apesar de toda a transformação ao longo desses anos.

No Brasil, foi o jesuíta Fernão Cardim o primeiro homem a registrar a seca no sertão nordestino. Em 1573, ele estava na caatinga na região onde hoje ficam as divisas dos Estados da Bahia, Sergipe, Pernambuco e Alagoas quando localizou cerca de 2 mil índios que fugiam da seca.

Imagine que, se ainda hoje essa região só raramente é visitada pelas autoridades da República, como não seria em apenas 73 anos do descobrimento?

 Só poderia ser mesmo os jesuítas com a missão desbravadora, igual a que o papa atual tenta empreender para dar uma guinada na igreja Católica.

E uma coisa é certa:  o papa Francisco pode não conseguir trazer de volta o rebanho que se desgarrou; mas, com certeza, já impediu novos estouros da boiada insatisfeita. O que é o seu primeiro “milagre”. 

COMENTÁRIOS
1

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. edimilton junio da silva

    Aí bob, tá legal o cometário, mas o título: alegra e rebaixa-o como pessoa.

    Edimilton Junio Vagalume

Comments are closed.