A “Operação Taturana” e o trabalho perdido com a impunidade
   22 de julho de 2013   │     12:30  │  3

Por muito pouco, pouco mesmo, pois foi “apenas” R$ 8 milhões, o ex-presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, Natan Donadon, foi condenado e está preso.

O dinheiro foi desviado do duodécimo.

E quanto se desvia do duodécimo dos Legislativos estaduais e municipais em Alagoas?

Não vamos individualizar a culpa, pois a prática é antiga, mas somando-se o que já se desviaram em Alagoas poderemos chegar a mais de R$ 1 bilhão.

Ou a mais de 1 bilhão de “donadons”.

Para que serviu a “Operação Taturana”?

Até agora não serviu para nada. Foi trabalho perdido e, se algo de sério não acontecer para pressionar as ações, os crimes praticados estarão prescritos já, já.

Ao tentar entender porque não dá em nada, em Alagoas, devemos ter o cuidado para não atribuir a culpa apenas à classe política – ainda  que as irregularidades tenham sido atos de políticos.

É preciso entender que, para que haja as providências, é imperioso que o Ministério Público e a Justiça cumpram com a sua obrigação – que é investigar e denunciar; e julgar e condenar.

A impunidade só existe com o respaldo de ambos – Ministério Público e a Justiça; ou de um só.

Até agora a aposta na impunidade tem vencido; até agora os crimes têm compensado, e não há esperança de mudança nesse quadro, mas é aconselhável prestar a atenção no humor dos cidadãos – que podem um dia se irritar e exigir dos poderes uma resposta imediata.

Não dá para superdimensionar a tolerância, nem subestimar o poder das ruas.

Preste atenção e anotem quantos são os candidatos em 2014 que não poderiam se candidatar se já tivessem sido julgados e condenados pelos crimes que praticaram?

Tempo para julgá-los já houve e ainda há. E se não forem julgados antes da eleição de 2014 é porque a impunidade triunfou novamente com a complacência da sociedade – que não vai poder reclamar.

Pois quem cala, consente.

COMENTÁRIOS
3

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. ABEL

    Serão eleitos com os milhões que foram desviados da Taturana e também com o dinheiro deste novo escândalo os(COMISSIONADOS DE OURO) da ALE.Como sugestão já que não temos justiça alguma no Brasil(Justiça tardia NÃO é justiça) anotem os nomes dos DITOS CUJOS indiciados e envolvidos em escândalos na ALE e desde já COLOQUEM EM UM CADERNO de suas anotações o NOME e a ACUSAÇÃO pelo qual o NOBRE responde.Outra coisa ,nestas eleições eles terão dinheiro para comprar qualquer coisa e qualquer um, porém ,NÃO aceite nada, pois, vc viveu até agora sem ajuda alguma ,então ,NÃO é agora que você se venderá. VOTE em alguém que NÃO tenha mandato de deputado assim você estará contribuindo para uma ALAGOAS MELHOR já que NÃO podemos contar com a justiça Brasileira.No Brasil a impressão que dá é de que o POLÍTICO tem LICENÇA para ROUBAR e MATAR que NÃO será importunado.

  2. S.F.ALMEIDA.

    A POLICIA FEDERAL FAZ UM TRABALHO QUE MERECE RESPEITO,ENTRETANTO O PODER JUDICIÁRIO BRASILEIRO QUE NATURALMENTE ESTÁ NUMA INÉRCIA MUITO GRANDE TEM UMA FACILIDADE ENORME PARA SOLTAR OS GATUNOS.É NECESSÁRIO URGENTEMENTE FAZER UMA REFORMA PARA VALER NO JUDICIÁRIO BRASILEIRO.
    O CONGRESSO BRASILEIRO NÃO FUNCIONA COMO É SABIDO DE TODOS,JUDICIÁRIO ESTÁ INOPERANTE E AS GRANDES REFORMAS POLITICA,, FISCAL E ,PREVIDENCIARIA,QUE SÃO A MOLA MESTRA DESTA NAÇÃO VIVEM EMPERRADAS NAS GAVETAS E DESTA MANEIRA NÃO TEM GOVERNO QUE AGUENTE.

  3. Valdeck

    Pois é, há uma velada ajuda entre os poderes para que tudo fique impune, poder executivo que está refém do poder legislativo,o poder judiciário que está cego e surdo tal qual o símbolo da justiça. E a imprensa que não aventa tais notícias para que o povo eleitor não tenha ciência do que se passa na Casa de Tavares Bastos. Em outros Estados por muito menos, houve julgamento, punições, no entanto aqui em Alagoas, cada vez mais empobrecem o Estado, cada vez mais morre bebês nas maternidades superlotadas sem infra-estrutura, cada vez mais morre pacientes no HGE por falta de estrutura, medicamentos, cada vez mais crianças e adolescentes alagoanos encurtam suas perspectivas de vida, entregando-se ao tráfico, porque não há escolas condizentes, cada vez mais a insegurança toma conta do Estado, porque o recurso foi locupletado por espertalhões legislativos e executivos, que riem e tripudiam do povo, pondo o nome de Alagoas na sarjeta.

Comments are closed.