Senador propõe o fim do voto obrigatório. Vai dar briga…
   5 de julho de 2013   │     11:48  │  6

Dois pontos da reforma política empacam no Congresso Nacional, que ninguém mais se entende: é o fim da coligação na eleição proporcional e o fim da obrigatoriedade do voto.

Sem o recurso da coligação, que permite o José se eleger deputado mesmo com menos votos que o João, a maioria da Câmara Federal não se reelege.

E o fim da obrigatoriedade do voto, para uns, vai tornar o processo eleitoral ainda mais caro, porque o candidato terá de “estimular” o eleitor a ir votar.

O senador Ricardo Ferraço, do PMDB do Espírito Santo, apresentou a PEC (Proposta de Emenda Constitucional) 55 propondo o fim do voto obrigatório.

Ferraço disse que as manifestações nas ruas mostraram que a sociedade não se sente representada no Legislativo e não acredita mais nos partidos políticos.

Sendo assim, é o momento de tornar o voto facultativo. Ou seja: vota quem quiser, como sugere o senador capixaba.

É difícil a PEC do senador ser aprovada, mas o tema pode emergir das ruas como bandeira da reforma – afinal, numa democracia não se pode obrigar a ninguém a votar.

O voto é um direito que se tornou obrigatório, e isto em um contracenso; o direito de votar é igual ao direito de ir e vir. Vai quem quer.

Taí um tema para discussão 

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. jose ferreira

    QUEM NOS OBRIGA A VOTAR NÃO É A CONSTITUIÇÃO, MAS A LEI ELEITORAL; OU SEJA, MUDAR UMA LEI É BEM MAIS FÁCIL DO QUE APROVAR UMA PEC.

  2. Robson magalhaes de Freitas

    O problema não é o voto de confiança que depositamos nas urnas, seja ele obrigatário ou não. O problema é que em nosso país não existe políticos honestos. Pode realizar Plebiscito,Referendo ou a maior reforma política de todos os tempos. Não vai adiantar de nada. a corrupção no país vai continuar do mesmo jeito. Só temos duas saídas: A primeira a volta de Jesus para acabar com toda essa corrupção, e a segunda, com a volta de Jesus Cristo esses corruptos queimarem no fogo do inferno.

  3. kelly

    O Brasil se auto denomina um país democrático. Que democracia é essa, em que você é obrigado a tirar o título se não fica impedido de tirar outros documentos, comparecer as urnas durante as eleições ou pelo menos regularizar sua situação perante a justiça eleitoral. Sinceramente não vejo muita diferença dessa democracia para o coronelismo do passado não.Sou a favor do voto facultativo.

  4. Dani

    Concordo com o voto facultativo e também precisam acabar com eleição a cada 02 anos, porque é gasto muito dinheiro sem necessidade.
    A eleição tem que ser de 04 em 04 anos ou 05, para que o país gaste esse dinheiro com a necessidade da população e não comprando votos e outras coisas mais.

  5. Santos

    Ninguém pode ser obrigado a votar, o que deve ser obrigatório, é administrar o dinheiro público com honestidade, e respeitar o cidadão brasileiro.

  6. Ronaldo

    Concordo plenamente: ninguém é obrigado a votar numa democracia. O que deve ser obrigatório é o candidato comparecer ao debate. Isso sim tem que ser obrigatório. Tem candidato que foge do debate como o cascão foge do banho!

Comments are closed.