Eles tem sede de quê? Eles têm fome de quê? Alguém sabe dizer?
   17 de junho de 2013   │     17:20  │  9

O que se passa? Por que esses jovens estão nas ruas? Eles têm sede de quê? Eles têm fome de quê? E eles protestam contra o quê mesmo?

Não, não protestam contra o aumento na passagem dos ônibus e metrô. Que ninguém acredite nisso, porquanto muitos deles têm carro e não andam de ônibus nem de metrô.

Ninguém me contou. Eu estava lá e vi o protesto no entorno do estádio, antes do jogo da seleção brasileira contra o Japão.

Um dos manifestantes tirou o ingresso do bolso e o rasgou. Lá se foi, no mínimo, 190 reais picados – pensei eu, que fiz de tudo para comprar o ingresso e não consegui.

E aquele jovem de classe média rasgou assim o ingresso para protestar contra…contra o aumento do preço da passagem no ônibus e metrô?!

Foi não; o protesto é contra não sei o quê. E assim, protestando contra não sei o quê, o país está sob suspense. Em qualquer lugar desses 27 estados pode eclodir um protesto a qualquer momento.

Uns não sabem e outros sabem, mas esqueceram ou se fazem de esquecidos, como começou o famoso movimento de maio de 1968, na França.

Começou assim, com um protesto contra não sei o quê.

Esse movimento de maio de 1968, na França, se irradiou pelo mundo seguindo os rastros de uma transformação que as autoridades não perceberam, ou perceberam e reagiram assim mesmo.

1960, a década revolucionária.

1) A revolução musical com ícones iguais aos Beatles, Rollingt Stones, Bob Dyllan, Jimy Hendrix, Jani Joplin, Pink Floyd...

2)  revolução sexual promovida pela descoberta da pílula anticoncepcional.

Enfim, a revolução de modas e costumes do movimento hippies.

E um reitor de uma universidade em Paris decidiu proibir os homens de frequentarem o alojamento das mulheres, e vice-versa.

Foi por isso, e só por isso, que eclodiu o famoso movimento de maio de 1968?

Oficialmente sim. Mas, é claro que se tratou apenas do estopim. Naquele ano, a juventude precisava chutar o pau da barraca e chutou.

E continuará chutando, todas as vezes em que achar necessário.

E as autoridades brasileiras, o que fazem?

Ah, iguais ao reitor da universidade de Paris que proibiu os homens de frequentarem o alojamento das mulheres e, com isso, fez eclodir a revolta de maio de 1968, as autoridades brasileiras procuram a causa pisando sobre ela.

Não temos educação, nem saúde, nem segurança pública.

Mas gastamos R$ 150 bilhões para oferecer o circo, que está guarnecido por uma polícia apta para combater o terrorismo internacional, mas incapaz de prender o punguista.

Mata-se gente igual se mata mosquito. Mata-se um menor de 2 anos no colo do pais e corre-se para o abraço da galera.

Queimam-se pessoas vivas como quem queima entulho.

Eu acho que já chegou a hora de a gente saber: esse pessoal tem sede de quê? Tem fome de quê?

COMENTÁRIOS
9

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Marcos

    Quando o povo acorda, os Governantes não conseguem dormir. Nós somos os verdadeiros donos desse país e não compactuamos com nenhum tipo de corrupção: IMUNIDADE PARLAMENTAR; ROUBAR DINHEIRO PÚBLICO E NEM SER PRESO E DEVOLVER O ROUBO; PROFESSOR RECEBER MENOS QUE UM DEPUTADO; PLANO DE SAÚDE PRA RICO E SUS PRA POBRE; COLÉGIO PRA RICO E ESCOLA PRA POBRE.

  2. maria

    QUE PERGUNTA É ESSA! ELES TEM SEDE DE QUE? ACHA POUCO O QUE VEM ACONTECENDO COM A DEMOCRACIA, COM ALAGOAS, “COM MACEIÓ”?
    PENSE BEM…E ESCREVA NOVAMENTE.

  3. Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Tá chegando a hora! Os políticos que se cuidem: a garotada está de saco cheio de tanta mentira, insensibilidade, corrupção e, sobretudo, “cara de pau”. Estão cheios de vontade em dar um belo chute na bunda destes caras, e um adeus para nunca mais!

  4. Joilson Gouveia Bel&Cel RR

    “Brasil! Mostra a tua cara!”
    Muitos blogueiros, diversos cientistas e centenas de comentaristas políticos nacionais e internacionais, atônitos, boquiabertos, surpresos e pasmos, e sem saber o que está havendo com todas essas “manifestações democráticas” ou qual (is) a (s) causa (s) ou o “por que” de tantos protestos contra majoração de passagens?
    Na verdade e na realidade, é o Brasil, digo melhor, são as multidões de jovens “facebookianos brasileiros e brasileiras” de todo o mundo de BEM e do BOM e – o que é melhor – de CARAS LIMPAS – não mais das “caras-pintadas” (os tais caras-pintadas de 1992 “viraram” casacas e ficaram com as caras iguais aos daqueles contra quem eles enfrentaram – nossos estudantes e jovens estão mostrando suas caras contra tudo isso que se instalou há quase quatro lustros (chegaram ao Poder com o discurso de mudanças e estão fazendo IGUAL ou PIOR do que aquilo contra ao que lutaram) É essa a verdade!
    O Facebook passou a ser o púlpito dos jovens ou parlamento ou sua caixa de ressonância, que deveria ter nos parlamentos, assembleias e câmaras para, democrática, popular e dialeticamente discutirem seus Direitos, mas nessas casas que seriam de representantes do povo, estão e são impedidos, vetados e proibidos de entrarem e falarem de sua INDIGNAÇÃO e REPULSA ao desgoverno e da depredação do Capital Nacional ou de seu Erário, pois a “mãe dos brasileiros” está doando as riquezas brasileiras aos seus amigos cubanos, africanos e outros países “ditatoriais de esquerdas”.
    Parece que o “pulso ainda pulsa” e, talvez, esses jovens facebookianos de classe média e média alta e alta – como insinuam outros blogueiros – não estejam tão alienados assim, como pensam muitos desses senhores donos do poder público, mormente os do Planalto e parlamentares que lá estão – que eram “uns trezentos picaretas”, na fala de “lulinácio”, aquele molusco que nos enganou a todos e que era o ícone e o lema desse tal partido que se dizia dos trabalhadores – que me enganou, e me envergonho de ter posto o tal “lulalá”, e, hoje, um dos mais ricos do mundo, na trigésima sexta posição, segundo a Forbes – para DISCUTIR ESSAS QUESTÕES, que tanto pregaram: “cumpanhêro, vamu discutir!”
    Agora, só querem usar da FORÇA RESPRESSIVA, que tanto combatiam e os repugnavam ao ouvirem falar das briosas quanto mais as vendo.
    Amigo, essa senhora que se diz president(A) – assassinando ao vernáculo – merece o respeito sim e enquanto chefe da Nação, mas ela mesma não se dá ao respeito ao DOAR nossas riquezas aos necessitados de Cuba e da mãe África como se o Erário fosse dela em detrimento dos ESPOLIADOS brasileiros que amargam sem trabalho, sem emprego e sem renda, sem escolas, sem professores e, portanto, sem educação básica, fundamental e de primeiro, segundo e terceiros graus, sem creches, sem saúde, sem hospitais, sem médicos, sem enfermeiros e sem medicamentos e remédios, e o que é pior e muito mais grave SEM SEGURANÇA PÚBLICA.
    Doou 10 TONELADAS DE MILHO a Cuba e sequer enviou sementes aos flagelados da seca do Nordeste de sua Nação. Ou não? Quer mais? Quantas dívidas africanas foram perdoadas? Sabes disso?
    Estamos à mercê dos narcotraficantes e traficantes de armas e contrabandistas de todos os gêneros e em primeiríssimo lugar em VIOLÊNCIA LETAL INTENCIONAL CONTRA PESSOAS HUMANAS NO MUNDO enquanto ela se preocupa com o quê? Explique-me, sim!
    Ah! Quanto de nosso combalido Erário foi desperdiçado nessas ARENAS de primeiro mundo? Agora só falta mesmo construir um País ao derredor deles com hospitais, escolas e indústrias para soerguer nossa sofrida Nação. Ou não?
    De repente caiu a ficha na cabeça da moçada, e VIRAM que há Impostos demais para Direitos de menos ou mesmo nenhum direito ou que eles estão sem direito a nada (nem mesmo transporte público há para lhes servir) só o de SE arriscar a sobreviver diante da INSEGURNAÇA PÚBLICA TOTAL. Ou, finalmente, essa juventude acordou, pois, que – ainda que consiga um lugar ao sol com seus estudos, esforços e ralação -, ela irá sustentar à metade de vagabundos amparados pelas bolsas isso, aquilo, e até bolsas-cracks, que mantém essa corja no Poder mediante o cabresto dos votos graçolas e sinecuras de imensuráveis comissionados arraigados nas tetas do Erário.
    Enfim, é hora de exigir o sacrossanto DIREITO DE LOCOMOÇÃO: IR, ESTAR, FICAR E VIR! E sem ser molestados!
    Abr
    JG

  5. Cássia Maciel

    Esse pessoal, caro Bob, provavelmente tem fome de “alguma coisa” não disponível nas redes, nos faces, nas prateleiras de auto-ajuda, nas novelas das seis, das sete e das nove. É bom possível que tenham fome também de uma educação de qualidade, de relações mais duradouras, de afeto ou sei lá … qualquer coisa escassa nessa sociedade pós-moderna, cansativa e estressante. É provável também que tamanha insatisfação seja apenas reflexo de uma época em que nada satisfaz, tudo é efêmero e bem superficial… Temos muitos motivos pra “manifestar” e pouca coragem pra dizer não aos apelos vazios da nossa era.
    Um abraço!

  6. Valdeck

    Olhando para trás pelo retrovisor, vemos que o Brasil iniciou sua trajetória por meio da opressão, da dizimação de nações indígenas, e da exclusão dessa população indígena, negra e cabocla na participação política do país desde a monarquia até a República e assim continua com o “democrático” neoliberalismo. Tal política, cujos cargos ocupados pela aristocrática classe alta, que estando no poder, tem no bojo de seus ideias a manutenção do status quo, onde jamais, em tempo algum querem rupturas, quebra de paradigmas, ou mudanças políticas ou de atitudes da massa então manipulada e submissa aos seus desmandos. Como disse Vandré: “quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

  7. breno

    Ainda há esperança. É agora ou nunca. Ainda está pouco, vamos até o fim, não queremos menos 20 centavos queremos os milhões desviado do mensalão, dos estádios, dos gabirus, dos navalhados e outros e outros e outros.

  8. Diogo Lima

    “Eles tem sede de que? Eles tem fome de que?” São perguntas de cabeças alienadas e míopes. Pra começarmos: 1) PEC 37, ou pec da impunidade; 2) Projeto de Lei tentando retirar o poder de decisão do STF; 3) Mensalão; 4) Genuíno no poder da Comissão de Constituição e Justiça; 5) CAIXA e seus gastos com publicidade desnecessária; 6) Impunidade; 7) Maceió, a capital mais violenta do país; 8) Desrespeito aos gastos com dinheiro público; 9) Mais de 20 Bilhões gastos na COPA do mundo; 10) Liberdade de imprensa ( Viu o que fizeram com os jornalistas em SP) e etc.

    Enfim, ainda está com fome, ou já está satisfeito ?!!

  9. NETO BARROS

    O PIOR É QUE TODOS ESTÃO MARCHANDO SEM SABER PRA ONDE VÃO. E O QUE QUEREM REALMENTE, MUITOS OU A MAIORIA ENTRAM NO MOVIMENTO SEM SABER PRA ONDE OU QUAL ESQUINA VÃO DOBRAR, SÃO PESSOAS QUE NÃO TEM OCUPAÇÃO E QUEREM APARECER DE QUALQUER MANEIRA NA TELINHA SEJA LÁ QUAL FOR A TV, E QUALQUER REVISTA DE DESTAQUE PRA TER O PRAZER DE DIZER ; OLHA EU ALI , VC ME VIU? OLHA SÓ MINHA GALERA ONDE ESTÁ ? ENFIM O OBJETIVO NEM ELE MESMO SABE. AGORA QUE O BRASIL ESTÁ PRECISANDO DE REIVINDICAR CAUSAS, O QUE NÃO FALTA SÃO PROBLEMAS , O GOVERNO FEDERAL ESTÁ SOLTANDO E FINANCIANDO BILHÕES PRA ACUDIR PAÍSES QUE NADA TEM HAVER CONOSCO, E O BRASILEIRO SEM ALTERNATIVA DE TRABALHO, E A TAXA TRIBUTÁRIA COMENDO A ECONOMIA DO BRASILEIRO, E COMO NÃO BASTASSE, O GOVERNO INVENTOU TUDO QUANTO FOI DE BOLSA PARA SUSTENTAR E DEIXAR AS PESSOAS CADA VEZ MAIS PREGUIÇOSAS, E O EM PREGADOR PAGANDO ALTÍSSIMO PARA MANTER UM EMPREGADO , ISSO QUANDO PODE, PQ AS OBRIGAÇÕES SOCAIS QUE O EMPREGADOR PAGA É DE TIRAR O CORO DE QUALQUER UM.

Comments are closed.