O dia que a cachorra Baleia visitou Cannes
   16 de junho de 2013   │     8:00  │  2

*Aprigio Vilanova

O filme Vidas Secas, de Nelson Pereira dos Santos, baseado no romance homônimo do escritor Graciliano Ramos, completa meio século este ano. É o filme brasileiro mais premiado internacionalmente.

Houve um caso inusitado, no festival de Cannes em 1964, após a exibição de Vidas Secas e que o cineasta Luis Carlos Lacerda, o bigode, amigo de Nelson e co-diretor de For All – O Trampolim da Vitória contou na 8ª Mostra de Cinema que está acontecendo em Ouro Preto, Minas Gerais.

A exibição do filme Vidas Secas causou o maior burburinho. E foram muitos os motivos para os rebuliços, a proposta estética do cinema novo, o drama vivido nos rincões brasileiros, e a morte da cachorra Baleia.

Uma senhora francesa membro de uma instituição defensora dos direitos dos animais repudiou a cena que a cadela é sacrificada e afirmou que Baleia tinha sido morta na gravação. Nelson Pereira dos Santos explicou que a cachorra estava viva e em perfeitas condições de saúde, mas mesmo assim a senhora permaneceu irredutível.

A declaração do cineasta não foi suficiente, tiveram que levar Baleia à Cannes para que ficasse comprovado que estava viva. Foi aí que aconteceu um dos casos mais pitorescos envolvendo o cinema brasileiro.

Uma verdadeira operação de guerra foi montada para garantir a ida da cadela a Europa. Era preciso garantir o mais rápido possível a viagem à França, conseguiram o vôo e então foi Baleia para sua viagem internacional.

A imprensa francesa aguardava em polvorosa a chegada de Baleia. Era uma pauta um tanto inusitada, o desembarque de uma cadela. Mas não era qualquer cadela, era Baleia a cadela- artista.

A chegada foi triunfal, mas não teve direito a tapete vermelho. A quantidade de flashes não assustou Baleia que a essa altura já era artista de respeito e estava familiarizada com o assédio das câmeras.

Nem com a cadela na França a senhora sossegou, para a ativista dos direitos dos animais cachorros ‘vira-lata’ são todos iguais.

 *estudante de Jornalismo da Universidade federal de Ouro Preto – Ufop

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Williams Roger

    Sobre os protestos, em especial o de Maceió, digo que é inoportuno. O motivo que desencadeou tais “protestos” vai mais além do que “reclamar” por R$ 0,20 (vinte centavos). É puramente POLITICALHA – ou seja – é tudo orquestrado pela “OPOSIÇÃO” INCONSEQUENTE E VIL. Sabemos que se iniciou a copa das Confederações, e ano que vem, além da Copa do Mundo, tem eleição TAMBÉM! Tive o desprazer de me depara com a “passeata” no Farol e no Centro, pois CONSTATEI, IN LOCO, CENTENAS DE ESTUDANTES DOS “MELHORES” CURSINHOS E COLÉGIOS CARÍSSIMOS, FILHOS DE “RICOS” DE POLÍTICOS ACOMPANHADOS DE SEGURANÇAS PAGOS COM O NOSSO PRÓPRIO DINHEIRO (VERBA PÚBLICA). Ocorre que, se os protestos não fossem politiqueiros por quem não “mama” mais, e que quer o poder a qualquer custo, SERIA SIM LEGÍTIMO. A pergunta que não quer calar é: POR QUE NÃO FIZERAM PROTESTO CONTRA A CORRUPÇÃO, CONTRA AS TATURANAS, OS GUABIRUS QUE DESVIARAM VERBAS PÚBLICAS DA MERENDA DE CRIANÇAS POBRES, CONTRA AS CARRANCAS E TANTOS OUTROS GRUPOS (COLARINHO BRANCO) QUE DESVIAM VERBAS PÚBLICAS?
    Por que esses mesmo estudantes não se articulam para alertar a população, principalmente a camada mais pobre, sobre o risco da corrupção e a compra e venda de votos, e assim perpetuar os “possíveis” corruptos, assassinos, escória politiqueira?
    Se a “oposição” quer desestabilizar, desmoralizar e ferir a Democracia perante a comunidade internacional. COMO SEMPRE, COMETERAM MAIS UM ERRO! O país vive um bom momento nos últimos 12 anos, o povo está tendo vez, ESTÁ CLARO QUE TEM “COISAS” POR TRÁS DESTES “PROTESTOS”. Querem prejudicar a todo custo o Governo Federal. A “oposição”, INCONSEQUENTE E VIL, QUER “PLANTAR O TERRORISMO, O CAOS E A ANOMIA” Por fim, se querem “plantar” um estado de anomia, depois não reclamem se vier uma nova ditadura, mas com moldes operandi, diferentes das praticadas antigamente. Quem venha através de um protesto JUSTO E LEGÍTIMO uma nova Constituição; diminuindo o número de deputados Federais de 513 para 100, de senadores de 3 para um por Estado, de 70% a menos de vereadores, no nosso caso para 6 vereadores ao invés de 21. Daí sim, teríamos dinheiro SOBRANDO para investir em hospitais, escolas, creches, segurança cidadã-não repressiva. Claro que isso pode jamais não acontecer, pois a grande maioria dos “manifestantes” são filhos e parentes de políticos que estão fora do poder a muito tempo, que agora quer o poder a qualquer custo para “mamar” e se aproveitar de cargos comissionados, nem que seja preciso dar um “tiro no próprio pé” – ou seja – PREJUDICANDO O PAÍS FRENTE À COMUNIDADE INTERNACIONAL. Só “alfinetando”, porque os “estudantes” não fazem protestos contra a PEC 37, e mais, porque não fazem protesto PARA ACABAR CO A IMUNIDADE PARLAMENTER? Pois os políticos, exceto os vereadores, podem furtar energia, surrupiar o dinheiro público e até matar que não são presos e nem respondem por nada enquanto durar o mandato. Portanto, chega de HIPOCRISIA, ESTÁ CLARO QUE ESSES PROTESTOS ESTÃO SENDO FINANCIADOS POR ALGUÉM, QUERENDO DESESTABILIZAR UM GOVERNO QUE ESTÁ DANDO CERTO.

  2. Silvana Coutinho Grossi

    Isso é coisa para “Francês” ver… O velho Graça, como era chamado Graciliano Ramos, iria rir muito disso se estivesse vivo na época! O elegante festival de Cannes não é mais o mesmo… As notícias que vieram de lá, é que houve situações que beiraram a vulgaridade nesse ano! Coleciono os cartazes oficiais desse festival… Como cinéfila, prevalece o sonho de que o festival de Cannes continuará sendo um luxo#loucosporcinema!

Comments are closed.