Persignem-se! Porque a desgraça já entrou em campo
   12 de junho de 2013   │     19:31  │  2

A seleção brasileira será campeã do mundo na Copa de Futebol de 2014, e disso tenho certeza. Ouso até dizer com bastante antecedência que a final será contra o Uruguai.

Uai…

De uma coisa pode acreditar: a seleção brasileira será campeã do mundo em 2014! Isso será.

Mas o preço que a sociedade brasileira vai pagar será altíssimo. A realização da Copa do Mundo no Brasil foi um erro que será muito caro; para consertá-lo o país vai enfrentar turbulências.

Faltando mais de 1 ano para a Copa do Mundo de 2014 e o país já está amargando a conta travosa da farra. O que estava previsto como gasto de 50 bilhões de reais já passou dos 70 bilhões de reais e ninguém fala mais no assunto – porque já deve ter passado dos 100 bilhões de reais, conforme previu o ex-jogador e hoje deputado federal Romário.

O preço dessa farra será altíssimo. Já está sendo.

Ao ler os noticiários sobre a fuga de capitais no mercado financeiro eu me remeto aos meados da década de 1970, no curso de Economia da Ufal e com as aulas de Teoria Econômica 1 e 2, ministradas pelo saudoso professor Luis Fernando Oiticica Lima.

-“Se o povo soubesse como o sistema financeiro funciona…se todo mundo combinasse de ir ao banco, todos ao mesmo tempo, para sacar o dinheiro que depositou instalariam o caos mundial!” – ensinava.

O Luiz Fernando não era professor-profissional; ele era economista formado na Ufal e funcionário de carreira do Banco do Brasil, mas a didática dele é algo que se traz do berço. Não se aprende na academia.

Daí, eu tenho os seus ensinamentos ainda em mente apesar desse tempo todo que se passou e que levou o grande professor – que já não está no meio de nós. Infelizmente.

A farra para a Copa do Mundo deixou os investidores em estado de alerta. E ao se comprovar que o governo não conteve os gastos públicos e ainda por cima expandiu o crédito, eles ligaram o sinal amarelo.

Imaginem que eles preferem aplicar a grana na Bolsa de Nova Iorque, mesmo com rentabilidade menor, que na Bovespa – que paga um tantinho mais.

E novamente me vem à mente o ensinamento com aquela didática escrachada, irônica, do saudoso professor Luiz Fernando.

– “Para conter a inflação tem-se que enxugar os meios de pagamento”.

Por meio de pagamento entenda-se o dinheiro no bolso, no banco ou embaixo do colchão. E tudo mediante medidas consideradas antipáticas, especialmente na véspera de um ano eleitoral que promete acirrado. Imagine a restrição ao crédito?! Imagine não poder mais trocar de carro, como quem troca de cueca?!

A culpa de tudo não é só da farra inútil para a realização da Copa do Mundo. Mas, que é o peso maior da desgraça, isso é.

E a desgraça já entrou em campo. Como afastá-la, isso é um trabalho para a super-Dilma!

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Michel

    Um bom exemplo é a Grécia! Gastaram muito dinheiro para realização da Olimpíada em Atenas, houve corrupção, desvio de verba pública e a Grécia enfrentou uma terrível crise! Aliás continua com as contas no vermelho!

Comments are closed.