Presidente do Supremo diz que partidos políticos são de mentirinha
   20 de maio de 2013   │     18:17  │  5

O ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal, defendeu o voto distrital como forma de resolver os problemas da falta de representatividade no Parlamento e da sua submissão ao Executivo.

– “Temos partidos (políticos) de mentirinha” – disparou o presidente do Supremo, ao falar para os participantes de um curso jurídico em Brasília.

A fala do presidente do Supremo chegou ao Congresso Nacional, mas ficou pelos corredores. Ao afirmar que os partidos não têm representação e que o Congresso Nacional é submisso ao Executivo, Barbosa falou a verdade que muitos não gostam de ouvir.

O Congresso Nacional tem a proposta de Reforma Política adormecida; nas vezes em que se  tentou discuti-la esbarrou-se na reação dos que não querem reformar nada, porque fora do modelo atual eles não têm chance de se eleger e se reeleger.

Como estabelecer representatividade partidária, se isto implicaria na dificuldade de se criar partidos de aluguel?

E como tornar o Congresso efetivamente independente do Executivo, se é na negociação da aprovação da Medida Provisória que se tem a chance de barganhar com o governo?

A fala do presidente do Supremo é um puxão de orelha no Parlamento, mas essa discussão tem passado ao largo do Congresso Nacional. Ninguém é trouxa para aprovar leis que lhes dificultem a vida, e assim caminhará a sociedade com no máximo o direito de aqui e ali ouvir uma crítica de alguém do porte do ministro Joaquim.

Mas é só.

Há de se convir que tudo isso é consequência de uma origem republicana fisiológica e oportunista. Não podemos esquecer que foram os monarquistas que proclamaram a República brasileira e que, acima dos partidos políticos, estiveram sempre os “coronéis”.

COMENTÁRIOS
5

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. izaias de moura

    gostaria de ter o poder que o ministro joaquim barbosa tem! eu fiquei muito feliz por saber que ainda existe pessoas como ele no poder! espero que eu não me dessepsioni! não me leve a mau mas é que é essa impressão que os políticos desse pais mostra pra gente, que é cidadão! só quero ter o meu valor! pós eu e milhões de brasileiro que acorda todos os dias cedo para trabalhar meressemos o devido respeito! somos nos que colocamos esse pais para funcionar! trabalho em uma empresa tece risada e como muitos brasileiros não sou valorizado! não peso muito, só respeito com mego e minha familia! e as familias de todo o brasil! gostaria de ter orgulho do pais que vivo! espero que o senhor ministro joaquim barbosa venha nos socorrer.

  2. Pedro de França

    Por mais que eu me esforçe, não consigo entender o Ministro Joaquim Barbosa!
    O que tem feito o tempo todo o Supremo, senão corroborar com o casuismo dos políticos?
    No exemplo atual , só critica quem contesta a criação de mais partidos porque isso atrapalha a Presidenta Dilma, se fosse o contrário, diria: “partido é que não falta” ou “tem partido demais”….ora bolas!

  3. paus mandados

    FALTAVA SIM, QUEM ABRISSE A BOCA. E, QUEM FOI QUE ABRIU A BOCA? O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA E, LOGO ELE, QUE NÃO TEM PAPA NA LÍNGUA. ELE DISSE O QUE TODOS JÁ CONHECEM; PARTIDOS BRASILEIROS SÃO MESMO DE MINTIRINHAS. ELES, REPRESENTADOS POR SEUS LÍDERES, SÃO MESMO UNS PAUS MANDADOS DO GOVERNO, FATO QUE CORRE NOS LEGISLATIVOS FEDERAIS, ASSEMBLÉIAS E CAMARAS MUNICIPAIS. É O TOME LÁ E ME DE DE VOLTA, O TUDO POR DINHEIRO. OS NOSSOS “REPRESENTANTES” NÃO GOSTARAM DO QUE DISSE O MINISTRO. JOAQUIM FALOU VERDADE. O PARLAMENTO POR AQUI VIVE DE BENESSES, SIM.

  4. Observador

    Essa reação de alguns parlamentares criticando a coerência na fala do ministro é uma forma de tentar desconstruir da opinião pública que o congresso atende os interesses da população. O ministro está sendo um interlocutor de vozes que que não têm o mesmo peso midiático.

  5. breno

    A carapuça serviu perfeitamente para o vergonhoso congresso nacional. Que todos sabem que é um conluiu de inúteis e fanfarrões, mas só o Ministro Joaquim Barbosa teve coragem de falar.

Comments are closed.