Eu também tenho medo dos médicos cubanos
   14 de maio de 2013   │     9:28  │  16

O Brasil vai contratar 6 mil médicos cubanos. Não há dúvida de que os médicos cubanos são excelentes profissionais; não há dúvida que a educação em Cuba é modelo e a Medicina cubana, apesar do boicote, é referência mundial.

Mas eu tenho medo.

Como diz o grande e desaparecido Belchior:

Eu tenho medo de estar por fora e de estar por dentro. Eu tenho medo de abrir a porta…/ Medo meu boi morreu e o que será de mim? Mando buscar outro lá no Piauí…

Pois é, tenho medo. Em Brasília tem muitos cubanos, e muitos vivendo ilegalmente e adquiriram vícios que mostram o acerto de outro gênio da música, o Gilberto Gil, quando diz que a raça humana é um “fim de semana, um trabalho de Deus”.

E sendo assim – e é assim – somos iguais na tentação da carne. Outro dia o dono das lanchonetes da UnB estava conversando no Alexandre´s Bar, na 703 Norte, sobre o funcionário dele, um cubano, que mandou 200 dólares para os pais em Havana.

O portador foi outro cubano, que não entregou os 200 dólares.

Ih…pegou a mania de alguns brasileiros?!

Não, não se trata de mania e sim da carne fraca que é igual porque somos produtos de “um fim de semana de Deus”.

O meu medo em relação aos médicos cubanos é que eles também se contaminem e esqueçam a disciplina, o compromisso, a responsabilidade e a eficiência com que marcaram as suas vidas pessoais e profissionais na Ilha.

Em Brasília é onde existe a maior proporção de médicos por habitantes, no país. São quase 5 médicos para cada grupo de 1 mil habitantes. Mas, apesar dessa proporção e dos altos salários que recebem, faltam médicos.

Outros dão um jeito de ganhar até 70 mil reais por mês, mas é difícil de encontrá-los nos hospitais públicos porque eles também trabalham no mesmo horário em hospitais privados ou têm consultórios.

O medo que eu tenho é que os 6 mil médicos cubanos aprendam a malandragem, gostem, e repassem para os seus colegas em Cuba essa prática. Aí, vai perder o Brasil e vai perder a doutrina de Fidel.

Em tempo: os 6 mil médicos que virão para o Brasil – e sejam bem-vindos – fazem parte do lote de 500 mil funcionários públicos cubanos que o governo teve de demitir, porque a máquina estatal não suportava mais mantê-los.

Que sejam bem-vindos! Repetimos.

Mas que eu tenho medo que eles se contaminem com a malandragem, isso eu tenho.

COMENTÁRIOS
16

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Neto.

    Como dizem que para cada grupo de cinco médicos vem um espião travestido de profissional da saúde, é claro que eles não vão aceitar fazer o exame de revalidação. Como, então, manter infiltrados nos corredores dos hospitais cerca de 1.200 espiões, dedos-duros, para cada grupo de 5.000 cubanos que aqui aportar, se for preciso mostrar que dominam a arte médica?

  2. fred

    NÃO SÓ DOS MEDICOS CUBANOS, MAIS TAMBÉM DA DILMA QUE QUER CONTRATA-LOS, É ESSA GENTE DO PT QUANTA DIFERENÇA.

  3. Sandra

    Sou Médica , formada há 18 anos, tenho 03 títulos de especialista todos revaliados com provas téoricas e práticas. Trabalho no serviço público do Estado de Alagoas desde que terminei a minha residência mèdica . ( entrei por concurso público e em primeiro lugar).
    Se somados os anos da formação acadêmica e especializações são 11anos dedicados a aprender cada vez mais. Participo de congressos e estudo todos os dias; no entando eu não consigo separar o meu apredizado no atendimento aos meus pacientes no serviço público e no meu consultório; não sei ser metade; mais infelizmente às condições fisicas, materiais do serviço publico tem sido lastimável a cada ano tornando aí a diferença meu atendimento.
    Realmente eu não conheço a realidade do serviço ´médico em Brasilia, só conheço a minha realidade.Fico preocupada em saber que maior medo Sr é que os Médicos Cubanos ao chegarem aqui, com a sua medicina superior , tornem-se na realidade o que realmente eles são HUMANOS.
    Na realidade eu gostaria apenas que eles façam as provas iquais as que eu fiz , para que possam praticar esta medicina tão superior. È só revalidar e estarão qualificados para receber o sálario de R$ 1700,00 reais que eu recebo com todas as minhas especializações.
    grata

  4. Alexsandro

    Bob, já que tu tens contato com o pessoal da UnB, descobre aí quando é que saí o edital do concurso da Perícia Oficial de Alagoas, pois é o Cespe que vai organizar o certame.Obrigado!

    1. Roberto Villanova Post author

      Prezado Alexsandro: obrigado pela participação. Eu procurei saber no Cespe sobre o resultado do concurso em Alagoas e me disseram que será divulgado depois da realização do concurso do Ministério Público, que vai acontecer ainda este mês. Mas eles não quiseram estipular data.

  5. Sávio

    A 3ª melhor medicina do mundo. O Brasil está de parabéns , agora quero ver esses mercenários brasileiros explorar os pacientes como fazem actualmente. Quem é contra essa medida ė. Contra a saude do povo brasileiro. Que venham os cubanos dar aula de humildade e sabedoria aos “nossos” médicos.

  6. Carlos

    Os médicos formados com o dinheiro público deveriam ser obrigados a trabalhar pelo menos 02 anos no serviço público de graça como estágio e pagamento pelo investimento! além disso cumprir o juramento, hoje, hipócrita!

  7. tania

    Pelo menos os medicos brasileiros irão trabalhar mais vendo o colega cumprir horario e atender a populaçao com respeito……e resolutividade!!!!!

  8. jose Luciano melo

    Que sejam benvindos, mas como eles tem ¨excelente formação profissional ¨ e
    desfrutam de ¨reputação mundial em qualidade médica¨ nada demais que sejam submetidos ao exame de validação do diploma, como todos os outros
    profissionais oriundos de qualquer país, para que não pairem dúvidas sobre
    a real intenção da presidenta. ____É pedir demais !!??

  9. Eraldo Basílio

    Para que os mesmos se contaminem com a malandragem é só conversarem com o Issac da cutizinha por apenas 30 segundos. Explico por que: O governo de Alagoas concederá 5,83% de aumenta salarial aos funcionários. Issac da cutizinha programa paralisação total. A Dilma do chefe concedeu apenas 5% e o Issac junto com a cutizinha não moveu um palito em prol dos funcionários públicos federais. CUT = COMO USURPAR O TRABALHADOR. ACESSIBILIDADE, um direito de todos.

  10. Será que você se consultaria com um cubano?

    Quando o articulista lança seus pensamentos, ele pensa com ele mesmo? Será que ele se trataria com um médico que não revalidou seu diploma no Brasil? Os médicos formados em outras instituições não terão esse mesmo direito, por quê? Se seu filho tivesse feito faculdade em uma renomada universidade americana ele teria que revalidar seu título no Brasil, mas o cubano não, você sabe porque? Eu acho que qualquer médico tem o direito de trabalhar no Brasil, desde que faça as provas do revalida. Procure saber direito o programa revalida, que é um programa do Min. da Educação. Procure saber qual a taxa de aprovação das diversas faculdades espalhadas pelo mundo. A nossa presidente e o seu amigo Lula da Rosemary, com certeza não irão tratar-se com os cubanos.

  11. NETO BARROS

    O PIOR DOS PIORES, É QUE NÃO TEMOS JUSTIÇA NESSE PAÍS, CHEIO DE POLÍTICOS DESONESTO, QUE SABEM E FAZEM AS LEIS PARA ELES MESMO
    NÃO SOFREREM PENAS NENHUMA, E DESSA MANEIRA TUDO É POSSÍVEL,
    COMO PODEMOS VIVER NUM PAÍS ONDE NÓS MESMO NÃO TEMOS O PODER ATUANTE? PESSOAS VINDAS DE FORA, VIRAM ESTRELA NO PAÍS DE FAZ DE CONTA, TEMOS QUE TOMAR AS RÉDEAS DO CAVALO DE TROIA , AINDA RESTA FORÇAS E VERGONHA NA CARA DOS BRASILEIROS DE BEM, CHEGA DE TANTA SAFADEZA , DE TANTO DESMANDO. VAMOS FAZER UM BRADO DE GUERRA E RECONQUISTAR NOSSO BRASIL.PRA ISSO TEMOS QUE CONTER ESSA HEMORRAGIA LÁ NO CONGRESSO, VARRER OS POLÍTICOS QUE ATÉ AGORA NÃO DIZEM PORQUE ESTÃO LÁ , A NÃO SER PRA ROUBAR. QUE VENHAM OS MÉDICOS , ENGENHEIROS E POR QUE NÃO, IMPORTAMOS POLÍTICOS DE OUTROS PAÍSES?

  12. sils

    pelo menos querem trabalhar seja de que maneira esteja os consultórios pelo Brasil a fora com um super salário desses ainda ficam correndo,já que tem tanto poder poderiam fazer como esses políticos equipassem os consultórios para ficarem bem instalados…

Comments are closed.