O que foi que o Zé Dirceu fez, que Rui Barbosa não fez?
   6 de maio de 2013   │     18:48  │  11

O primeiro escândalo financeiro da história da República brasileira foi patrocinado por Rui Barbosa. Ele mesmo; aquele que ficou conhecido como a “Águia de Haia”, que ninguém conhece na Holanda, e pela célebre frase que é mais ou menos assim:

-“De tanto ver triunfar a nulidade, o cidadão sentirá vergonha de ser honesto”.

Quanta ironia!

O próprio Rui Barbosa foi beneficiado pela nulidade que ele atacou por puro oportunismo e, no lugar de ter sido condenado e preso pelo golpe financeiro conhecido como “Encilhamento” e por formação de quadrilha, ficou impune.

A História do Brasil está repleta de gente assim, do tipo: faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.

No caso específico do mensalão eu me pergunto e não encontro resposta: o que é que se fez que nunca fizeram igual – ou pior?

No governo FHC teve o escândalo da Sudene e no lugar de se punir os culpados eles fecharam a Sudene. Lembra a estória do marido traído que flagrou a mulher com o amante no sofá e tomou a decisão de vender o sofá.

Só um governo está 100% imune a qualquer ilação sobre negociatas: foi o governo do presidente Fernando Collor.

E, à propósito, que ninguém venha falar mal do PC Farias – que não desviou dinheiro público; que não loteou o governo, até porque o Collor caiu exatamente por não ter sido “sensível” aos que se acostumaram a se escorar no governo e a lucrar com isso.

Estamos na iminência de um embate no qual o Poder Judiciário, no caso, o Supremo Tribunal Federal, está num verdadeiro impasse: mantém as sentenças que proferiu para os “mensaleiros” ou faz a revisão e, assim, deixa o dito pelo não dito.

A lei diz que o ministro Joaquim Barbosa deve ser mantido como relator. Mas, a lei também diz que todos nós somos iguais perante a lei e na prática isso é uma das mentiras Constitucionais.

Ora, se a Constituição Federal falta com a verdade onde está a verdade jurídica?

E a pergunta se mantém: o que foi que o Zé Dirceu fez que já não fizeram antes, e desde Rui Barbosa?

COMENTÁRIOS
11

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. SILVIO MIGUEL GOMES

    DEPOIS DO DESASTRE DO ENCILHAMENTO:
    ……..Em 20 de janeiro de 1891, Rui Barbosa deixou o cargo de ministro da Fazenda, para dirigir companhias que haviam sido criadas durante o encilhamento e das quais era sócio junto ao Conselheiro Mayrink.21 O general Deodoro da Fonseca renunciaria em 23 de novembro do mesmo ano, sob iminente ameaça de deposição pelos republicanos, representados pelo vice-presidente Marechal Floriano Peixoto, que assume “naturalmente” a presidência.
    Consequências
    O Encilhamento é datado como tendo persistido entre 1889 e 1892, período em que houve 16 remanejamentos no Ministério da Fazenda.5 O sucesso da nova etapa de desenvolvimento econômico que o Encilhamento em tese pretendia, dependia de se conseguir criar um ambiente favorável tanto relação à realocação da poupança interna, como dos investimentos externos.22
    Porém, devido aos poderes extraordinários conferidos aos seus condutores (como o controle sobre a remonetização), no Encilhamento interesses privados acabaram se sobrepondo ao interesse público. Em lugar de uma lenta, porém consistente promoção do desenvolvimento, crescimento econômico, distribuição de renda e da educação e confiança financeiras; o que ocorreu foi um agravamento na concentração de renda, sobrevalorização do rentismo em detrimento da atividade produtiva, generalização da falência, ignorância e desconfiança em relação ao funcionamento dos mercados, além do aumento geométrico da dívida pública e estagnação da economia.23 22 Assim, são apontadas três razões principais para o fracasso desse movimento especulativo como alavancador do desenvolvimento:24
    • Falta de uma visão mais ampla, de Estadista para coordenar, corrigir e ajustar o processo em seu andamento;
    • A escolha dos políticos e financistas que comandaram o processo, já que os interesses pessoais destes se sobrepunham ao interesse geral;
    • O deslumbre com a possibilidade de enriquecimento pessoal rápido, tanto nos gestores da economia da época, que trabalharam para se beneficiar do movimento, quanto da multidão de pequenos especuladores, que prejudicou à si própria ao se deixar manipular, ajudando a inflar uma bolha econômica, participando do processo sem ter vocação, conhecimento e experiência mínimos necessários25 para que, atentando aos detalhes legais, pudessem tentar tirar real proveito do movimento, dispondo de estratégias de negociação próprias e controle de risco individual adequados que, teriam evitado inúmeras quebras e suas nefastas consequências.
    Embora o estouro da bolha tenha se dado entre 1890-91, seus efeitos econômicos e políticos se fizeram ao longo de toda aquela década, tendo somente ao final do governo de Campos Sales, com Rodrigues Alves no comando da economia brasileira, sido amenizados, porém a um alto custo social,26 devido ao caráter tradicional e ortodoxo das medidas de ajuste econômico adotadas em consonância com solicitações do grande capital internacional.
    No período de “Caça às bruxas” que se seguiu até 1895, em especial durante o mandato de Floriano Peixoto, algumas das figuras expoentes do Encilhamento tiveram seus bens congelados, confiscados, além de sofrer processos público e administrativo.8 Entre estes, estava Rui Barbosa que teve que se exilar na Europa.8
    Já a legislação referente ao mercado de capitais no Brasil, na vã tentativa de se controlar a volatilidade dos mesmos, numa época em que se desconhecia o conceito de “anti-fragilidade”,27 28 29 sofreu violento retrocesso, se assemelhando ao tempo da “Lei dos Entraves”, do qual só se livraria 70 anos mais tarde, em 1965.8

  2. Manollo Bellucci

    Eu acho de fato que o Fernando Collor sofreu um golpe covarde de um grupo de poderosos, ele caiu por não se unir a essa corja de sangue-sugas, em pouco tempo que o Collor foi presidente o nosso país estava prosperando economicamente, o país estava se modernizando, saindo dos tempos das cavernas

  3. Fabiane Lunde

    È uma verdade mesmo,o Collor foi prejudicado exatamente por não fazer negociatas no seu governo, não fez de seu mandato um balcão de negócios, e por ele não ter cedido aos poderosos do Congresso Nacional foi armado essa covardia contra ele, Collor era independente e queria governar de forma limpa sem ter vícios de troca de favores

  4. Gabriel

    Concordo com o Bob!Acho que um dos políticos mais injustiçados da nossa história é o Collor. Na minha opinião ele foi vítima de interesses políticos e midiáticos da época.

  5. Edgar Ura

    É Bob, a sua transferência do cadaminuto para gazeta é muito pertinente. É ou ñ é?. Três vivas ao Senador Collor. Vivaaaa, vivaaaa, vivaaaa. É isso ai Bob, o melhor é aquele que paga mais.

  6. fred

    Por favor mim diga se esse pais tem democracia, a constituição diz que tem , mais na verdade o que temos é uma ditadura para os pobres.

  7. Bruno

    Ninguém conhece Rui Barbosa na Holanda?? Se informe antes de escrever! Rui Barbosa possui seu busto colocado ao lado de Gandhi e Mandela no Palácio da Paz em Haia, palácio esse onde funciona o Tribunal de Justiça Internacional, órgão jurisdicional mais importante da ONU, e a Corte Permanente de Arbitragem. Não tente colocar nem perto Rui Barbosa desse mensaleiro.

  8. Valdeck

    Caro Bob, estou estupefato. Em que mundo você vive meu caro? Concordo com você quanto a Rui Barbosa, pois o mesmo contribuiu para aumentar nossa dívida com os credores internacionais com o tal encilhamento, beneficiando uma minoria elitista em detrimento da população brasileira que passava fome e aperto financeiro, além de meter-se com a compra do Acre na região norte.
    Concordo ainda com o desastroso governo FHC que além de sucatear as instituições educacionais, hospitalares e fomentar o crescimento da violência dando espaço para o crescimento do PCC ramificando-se em todo o país, privatizou-se quase tudo e não se viu retorno algum do montante da venda dessas ex-estatais. Agora, santificar Fernando Collor, aí meu caro, ou você estava fora do país nesse período, ou tinha 4 ou 5 anos de idade quando Collor foi presidente. A sangria desatada de escândalos e desvios estava tão escancarada e a arrogância presidencial ignorando o Congresso Nacional e a população de um modo em geral, fez a derrocada ser iminente. Além daquele malfadado plano de confisco bancário de grande parte da população brasileira. O produto que a mídia global investiu fê-lo vestir a faixa presidencial, também fê-lo tirá-la quase num piscar de olhos.
    E o que falar de José Dirceu? Com uma história de defesa da democracia nos tempos de chumbo, manchou sua reputação inebriando-se com o poder assim como o falecido PC Farias que meteu os pés pelas mãos a ponto de tornar-se um arquivo vivo sendo engavetado numa caixa de madeira eternamente.

  9. Lol

    Blogueiro Senil, você está louco?
    Como escreves uma bobagem desse tamanho?
    Qual a relação entre encilhamento e mensalão? Explica aí direitinho para eu entender.

Comments are closed.