O que é mesmo que está fora da ordem no Brasil?
   27 de abril de 2013   │     14:15  │  2

O governo governa com Medidas Provisórias, o Congresso Nacional não aprecia nem vota, e já são mais de 3 mil MPs acumuladas, e o Judiciário é acionada para intervir e intervém.

Que tipo de democracia é esta?

Conversando com uma amiga procuradora alagoana que está em Brasília participando de um congresso, ela me definiu: é uma democracia anárquica.

Foi a melhor definição que obtive; deve ser isso mesmo.

Os poderes se imiscuem no trabalho do outro e no final tem dado certo. Mas parece que se chegou ao limite, e daí o impasse entre o Legislativo e o Judiciário, ou seja: entre o Congresso Nacional e o Supremo Tribunal Federal.

Dono das leis, o Congresso Nacional quer colocar um cabresto no Supremo Tribunal Federal – que reage porque aceitá-lo significa perder poder.

Mas convenhamos que alguma coisa está fora da ordem: alguém solitariamente decide conceder uma liminar e interrompe a construção de uma obra de importância nacional, se sobrepondo solitariamente a milhões e milhões de brasileiros.

O Congresso Nacional decide sobre uma matéria e o Supremo derruba a decisão, e também pela decisão solitária de uma liminar, sem levar em conta de que a decisão do Congresso é a decisão da sociedade.

Bem ou mal, o deputado e o senador estão no Congresso porque a sociedade os mandou. Logo, não caberia a meu ver a ingerência do Supremo Tribunal Federal – que existe para ser o guardião da Constituição e não legislador.

Mas alguma coisa está fora da ordem e não é só em Brasília; é no país a fora.

Analise o seguinte: quem vai pagar o prejuízo com a destruição da viatura da Força Nacional, em Alagoas?

Trata-se de patrimônio público e o prejuízo é duplo: para o bem público, que foi subtraído; e para a sociedade, que tem menos uma viatura para cuidar da sua segurança.

Não é isso?

Será que o prejuízo vai totalmente para a sociedade? Se for, não é o caso de pensar que o delinqüente comum também tem o direto de disparar um tiro de fuzil e derrubar um helicóptero da polícia?

Ou de disparar contra as viaturas?

Eu quero entender que nós estamos sempre discutindo os frutos podres, sem nos importar com a árvore ruim. Essa democracia anárquica que esta minha amiga procuradora muito bem definiu, nos leva à conclusão de que estamos exigindo de mais e merecendo de menos.

Isto porque nos acostumamos com tudo fora da ordem.

 

COMENTÁRIOS
2

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Sylvio De Bonis Almeida Simões

    No meu modo de entender, pode-se dizer que o “anarquismo” seja uma doutrina (conjunto de princípios políticos, sociais e culturais) que defende o fim de qualquer forma de autoridade e dominação (política, econômica, social e religiosa). Em resumo, os anarquistas defendem uma sociedade baseada em liberdade total, porém responsável. Ele é contrário à existência de governo, polícia, casamento, escola tradicional e qualquer tipo de instituição que envolva relação de autoridade.

    O termo democracia, pelo que sabemos, tem origem no antigo grego “demos = povo” e “kratós = poder, governo”, e que se trata de forma de convivência social em que todos os cidadãos são livres e iguais perante a lei, e as relações sociais estabelecem-se segundo mecanismos contratuais.

    Penso, sinceramente, que quase todos os Estados apoiam a democracia em princípio, embora geralmente não apoiem na prática. Mesmo muitas ditaduras comunistas chamam a si mesmas democracias populares (República Democrática Popular da Coréia, por exemplo).

    E como “Democracia” e “Anarquismo” não se coadunam, será, então, que estamos vivenciando apenas uma “ditadura”?

  2. Silva

    É Bob, você tem razão, antigamente as coisas eram resolvidas de forma mais simples e sem tanta burocracia. Hoje se fala tanto em democracia e acontece tantos conflitos. Dar para entender a nossa modernidade??? Um forte abraço

Comments are closed.