Denúncias contra juízes irritam ministro Joaquim Barbosa
   9 de abril de 2013   │     15:30  │  8

O grande volume de denúncias contra juízes e Tribunais de Justiça tem tirado o humor do ministro Joaquim Barbosa, presidente do Supremo Tribunal Federal e do Conselho Nacional de Justiça.

Tem tirado o humor e agravado as crises de coluna, com as quais o ministro tem se debatido em pé porque sentado não dá para suportar as fisgadas.

Duas coisas irritam o ministro Joaquim:

1) As denúncias não são pontuais, ou seja, o quadro de irregularidades é nacional.

2) E parte das denúncias é por falta de ética ou por desonestidade, o que o ministro não admite.

Conhecido pelo rigor na austeridade, o ministro Joaquim Barbosa não admite que paire suspeitas sobre o comportamento de nenhum magistrado. No caso do desembargador de São Paulo que cobrava pelas sentenças que proferia, o ministro chegou ao limite da indignação.

E foi essa indignação do ministro que levou o Tribunal de Justiça de São Paulo a tornar público o processo contra o desembargador e puni-lo com o afastamento. O processo era mantido em sigilo e essa quebra de sigilo é inédita.

Esta semana, o ministro Joaquim Barbosa enquadrou os dirigentes das associações dos magistrados – que jamais imaginaram passar pela situação que passaram.

Acometido da crise na coluna, o ministro se pôs de pé para criticar a criação dos tribunais federais.

-“Isso é para dar emprego para juízes e advogados” – sustentou para a plateia boquiaberta com a surpresa da fala de Barbosa.

E depois arrematou:

-“Os senhores agiram sorrateiramente para aprovar o projeto”.

E quando um dos juízes tentou contra-argumentar, o ministro bateu o martelo:

-“Fale baixo porque o senhor está diante do presidente do Supremo Tribunal Federal. Só fale quando eu lhe dirigir a palavra”.

Ou seja: só fale quando eu mandar.

Quem viu os três líderes da associação dos magistrados deixarem o prédio do STF testemunhou o semblante de constrangimento e de preocupação do trio.

Além de presidente do Supremo, o ministro Joaquim Barbosa é presidente do Conselho Nacional de Justiça – onde já tem, nos anais, as declarações da ministra e ex-presidente do CNJ, Eliana Calmon, sobre as togas que cobrem ombros indesejados.

COMENTÁRIOS
8

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. emanoel

    No Brasil direitos humanos existem para fora da lei e corruptos d colarinho branco,ja que as ongs que tratam desse tema são pagas com dinheiro do contribuinte,e jamais tivemos conhecimentos que direitos humanos levem cestas basicas a familias que tiveram seu membro assassinado ou roubado,mas defender bandidos que sofrem maustratos. deviam apodrecer na selva amazonica dando de comer aos animais ferozes.

  2. emanoel

    O Brasil necessita de homens com a determinação de um Joaquim Barbosa,porem o que se ve são sangue sugas estorquindo a patria amada. No proprio STF se ve tantos diferentes do carater e hombridade do seu presidente,que luta com dificuldades para mudar a imagem desacreditada da justiça brasileira. O brasil precisa importar leis paraguais que derrubam governantes antes que eles lapidem o patrimonio publico e ficam impunes,tambem leis bolivianas que prendem suspeitos que matam e ficariam impunes caso fosse no Brasil,digo torcedores do corinthians.O colarinho branco se tornou a doença incuravel dos cofres publicos,corroborados com juizes que facilitam a impunidade.

    1. emanoel

      No mato grosso do sul,temos denuncias do descaso em despachar processo de ação de despejo e reitegração de posse de imovel popular requerido por um senhor de 76 anos que ja esta bem decadente,e por varias vezes foi solicitado ao magistrado responsavem pelo despacho e sempre nunca foi atendido,ainda mais que se trata de processo que se pode despachar por internet.

      Refiro me a cidade de Cassilandia m.s senhor aposentado ,pobre e sem ninguem pra fazer valer seus direitos,Ate mesmo enviei dados do processo a corregedoria do estado sem nenhum exito tambem para alguns ministros do STF, tambem não tomaram nenhuma providencia.(nome do prejudicado Raul Manoel da Silva ação d despejo desde março aguardando despacho do juiz de 1 vara de cassilandia m.s.)

  3. Hamilto Silveira

    Aqui no Piaui não é diferente, foi feito um concurso publico municipal, obrigado pela justiça , e agora a nova gestão não chamam os concursados por que precisa dar empregos aos seus eleitores,por promessa de campanha, já foi julgado 4 vezes e ajustiça deu favorável aos concursados , mas o gestor o senhor Gilberto Jose de Melo ;prefeito de Paulistana-pi Não convocam e ajustiça não faz nada está deixando por conta. e agora recorrer a quem ? nos ajudem gente não deixem que esse absurdo continue nesta situação ….

  4. CORPORATIVISMO

    em todo o lugar existe o corporativismo. no judiciário, claro que existe. tome por exemplo certas decisões tomadas. o companheiro juiz que eles não gostam, tomam porrada. os amigos, afagos. quanto juiz errrado existe no judiciário alagosno que continuam, mesmo com processos, vivendo, vivendo e pronto para fazer mais. tem um que atropelou e matou uma jovem, mas que até hoje não deu em nada. no ato, o “magistrado” estava bebado.

  5. ALAGOANO

    Que pena, que pena mesmo, não ter muitos jurista do porte do ministro Joaquim Barbosa aqui no Brasil, O “presidente” da almagis Pedro ivens interrompeu uma sessão no TJ , para repudiar a atitude do senhor ministro Joaquim Barbosa, que é contra juízes que vestem a toga sem o mínimo de critério, e que é respaldado pela também ministra Eliana Calmon . São essa pessoas que fazem a diferença nesse Brasil sucateado, e que ainda tem uns alagoanos que vestem togas , sem ao menos ter comportamento para tal. E se não bastasse, alguns colegas lhe deram apoio , farinha do mesmo saco. Então fica o exemplo que temos aqui em Alagoas, Enquanto Alagoas tiver pessoas assim ,nada pode progredir.

  6. NETO BARROS

    É LOUVÁVEL A ATITUDE DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, É UM CARA DESSE QUE DEVEMOS CHAMAR DE SENHOR, CIDADÃO, , GENTE DE BEM. POR QUE SEUS COLEGAS NÃO SEGUEM ESSE PERFIL, SERÁ QUE FALTA UM REAL NO BOLSO DE UM SENHOR DESSE? POR QUE SE VENDER? LI A MATÉRIA QUE OS INTEGRANTES DO TJ PEDRO IVENS (INESPRESSIVO)) =ALAGOAS FICARAM COM RAIVA E REPUDIANDO O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA,QUEM SÃO ELES? O QUE FAZEM? QUAL A MORAL E ÉTICA QUE TEM PRA JULGAR UM SENHOR COMO ESSE? ACHO QUE NÃO DEVERIAM NEM ABRIR A BOCA (MATRACA) MIREM-SE NO EXEMPLO DE CIDADANIA COMO O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA, ESSE PEDRO IVENS NINGUÉM O CONHECE, PELO TÃO INEXPRESSIVO TRABALHO QUE NUNCA PRESTOU,, DEVERIA FICAR DE BOCA CALADA.. SIM , MAIS O MINISTRO, JÁ A MUITO TEMPO,TEM O CRÉDITO DOS BRASILEIROS, ISSO É O QUE INTERESSA. NÃO ESSES “JUÍZES ” QUE VIVEM E VIVERAM O TEMPO TODO PREJUDICANDO O ESTADO PELO TODO . FICO ATÉ SEM PALAVRAS PRA DAR AO SENHOR QUE VEM MOSTRANDO AO LONGO DA SUA VIDA PREGRESSA , COMO DEVE SER E DEVE FAZER A JUSTIÇA, QUEM DERA O BRASIL TIVESSE 80% DOS MINISTRO COM ESSA LINHA. QUEM DERA.

  7. fhranklyn

    “Quem for podre que se quebre”.
    Espero que a instituição não quebre por completa.
    Deus nos livre…

Comments are closed.