A 1ª Páscoa do Francisco e o crescimento dos ateus no mundo
   28 de março de 2013   │     11:54  │  12

Pela pesquisa divulgada na revista “Super Interessante”, a redução do rebanho católico no mundo coincidiu com o aumento do número de ateus.

O resultado foi esse:

Cristianismo ( catolicismo, protestantismo, judaísmo) são 32,2% da população do mundo.

Islamismo (muçulmanos ) são 21,7% da população do mundo.

Hinduísmo são 12,5%.

Budistas são 5,9%.

Outras religiões são professadas por 12,6% da população mundial.

E 15,1% da população mundial são de ateus.

A Igreja Católica com mais de 2 mil anos de existência enfrentou várias crises; muitos papas foram assassinados, mas ainda mantém a hegemonia entre os cristãos de todo o mundo – apesar de vir perdendo fiéis.

E foram crises tão sérias, ao longo da história, entre elas o caso do papa Bonifácio VII, que foi assassinado, e o seu sucessor, Bonifácio VIII, que lhe seguiu os passos, se desentendeu com Felipe ( O Belo) e morreu louco se maldizendo de Deus.

Nada, porém, pareceu abalar o Vaticano como a crise atual. Talvez isso se dê pela facilidade como se desenvolve as seitas religiosas, e algumas delas alcunhadas de igrejas, e a decepção de alguns fiéis que foram atraídos pela teologia da prosperidade e abandonaram a teologia da penitência.

Igual a qualquer aglomerado humano, a Igreja Católica não poderia passar incólume à disputa pelo poder nem às correntes conservadoras e reacionárias se confrontando com a ala progressista.

E para completar vieram à tona os casos de pedofilia, que sempre existiram, mas eram mantidos em segredo.

De natureza econômica, a questão do celibato terá de ser discutida. Diz-se que o celibato tem natureza econômica porque se trata de uma prevenção: ao permitir que o padre se case, o Vaticano terá de assumir a responsabilidade sobre a esposa e a prole dele.

E aí…

Lá no Clube de Jovens Católicos do Bom Parto, o bairro operário de Maceió, a gente tinha a liberdade de discutir com o frei Afonso – que era alemão e morava com o frei Caetano, pároco da Igreja dos Martírios, na casa paroquial em frente à praça.

O frei Afonso era da OFM ( Ordem dos Franciscanos Menores ) e parecia não gostar de usar a batina; a gente só via o frei Afonso de batina na missa.

Ele considerava o celibato um erro, mas dizia que não dava para contestá-lo porque acabou virando dogma.

Mas, alguma coisa está mudando. Ou pelo menos está surgindo sinais de que virão mudanças por aí e isto a começar pela escolha do nome Francisco para o papa.

Para mim, o nome Francisco foi escolhido antes de se conhecer o cardeal que seria papa. O que me leva a pensar assim é que, quando o repórter perguntou aos irmãos do cardeal brasileiro Vicente Scherer que nome ela adotaria se fosse escolhido papa o irmão respondeu:

Acho que ele vai adotar Francisco. Ele é devoto de São Francisco.

Não é à toa que Deus tenha mandado São Francisco salvar a igreja Dele. E salvar não apenas porque parte do rebanho se debandou para outras religiões, mas porque o percentual de 15,1% de ateus remete aos primórdios do Cristianismo.

Para o Vaticano, pior do que assistir o rebanho virar evangélico é  vê-lo perder a fé.

Nessa primeira Páscoa do papa Francisco, que tenham todos uma Boa Páscoa! Sejam católicos, evangélicos ou ateus.

COMENTÁRIOS
12

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. Antoniobrasil

    Bob,alguém falou que a religião é indispensável,porque,com a sua ação desbrutalizante,reune os Povos em grandes unidades,contribuindo,dessa maneira,para a estabilidade da família e do Estado…O Papa,Edir Macedo e Marco Feliciano,sabem disso;outros agem sem saber,porem participam do sistema,contribuindo para a paz …Vc como ex-seminarista e um homem inteligente também o sabe …obs meu teclado ta todo zuado,sem ponto sem virgula sem acento affff

  2. Silva

    Bob,fico confuso quando vejo certos comentários a respeito de religião. Nasci e fui batizado na religião católica e continuo católico, mas devido a esses acontecimentos nos últimos tempos envolvendo alguns representantes da igreja católica e de outras religiões, estou triste, abatido, decepcionado e portanto minha religião, hoje, é crêr em Deus Pai, ler a bíblia diariamente e buscar entendimento espiritual, através do espírito santo para não ser enganado pela conversa de falsos religiosos. Eu creio que Deus existe na vida daqueles que amam de verdade e vive a serviço dos mais necessitados, sem querer nada em troca.
    Um abraço!!!!

  3. Leonam

    Olá Roberto, gostei do texto, como você citou 15,1% são de ateus assumidos, o número é bem maior! além do agnóstico tem aqueles que são iguais aos pederastas dos anos 50,60 que tinham vergonha de assumi sua condição.
    Quanto as divergências de datas normais.

  4. amorim

    Caro Bob!!

    O seu bolg presta uma grande contribuição ao esclarecimento da questão religiosa. É perfeitamente humano e civilizatório a convivência de pessoas de religiões diversas e, natuaralmente, os ateus aí incluídos, cada um com suas crenças. Para os ateus o limite, sempre variável, é o progresso científico. Parabéns pela coragem e oportunidade do assunto.

  5. José Renan

    Caro Bob,

    Sim, nesta data e todas a seguir, façamos uma reflexão de nos mesmos, humanos, cristãos ou ateus. O importante é ser inteligente o suficiente para buscar e manter dentro de si o respeito, a solidariedade, a atenção, a vida, sua e dos demais ao nosso redor, o poder de se colocar no lugar do outro, sem pieguismo, assim faremos dos dias e do mundo um lugar melhor para viver.

    Ótima, postagem!…

    Boa Páscoa!…..

  6. Sandro

    Caro Roberto Villanova, venho aqui discordar de alguns pontos em sua colocação. Primeiro, a ICAR não possui mais de 2000 anos como você mencionou. Em 313 d.C., quando o então imperador romano Constantino se converte ao cristianismo (uma falsa conversão, diga-se de passagem), é que se inicia as tentativas de se unificar as igrejas cristãs, o que se concretizaria (com raras excessões) no século seguinte. Portando, a ICAR possui, no máximo, 1700 anos, e olhe lá; Segundo, a decadência da ICAR se deu devido aos desvios doutrinários da verdadeira essência do cristianismo, pois incorporou em seus dogmas diversos rituais pagãos, sem contar com os absurdos que cometeu, como as cruzadas, as indulgências e a inquisição. E sempre houve aqueles que protestavam contra a igreja, não foi a partir de Lutero que houve um cisma no cristianismo (basta investigar sobre os cátaros, os anabatistas e os valdenses, dentre outros).

  7. jorge Afranio

    BOB, vc se equivocou quanto ao nome que o Cardeal Odilo scherer usaria se fosse eleito PaPa. segundo seu irmão em entrevista a Jornal do sul do País ele adotaria o nome de Paulo e não de Francisco

  8. Sylvio De Bonis Almeida Simões

    Você é mesmo inteligente: não acredita, mas é curioso. Não nega nem acredita, mas não desiste.

    Por vezes fico a imaginá-lo (tal e qual uma boa parte das pessoas que conheço) como aquele personagem da Escolinha do Professor Raimundo, que olha firme nos olhos do interlocutor e irrompe: “Convença-me”.

  9. Fabio Livorno

    Coerente o comentário do Rafael Alencar sobre os países que possuem um nível educacional elevado (ele cita o Canadá, mas eu citaria também Dinamarca, Suécia, Noruega, Suíça e Holanda) e a influência pífia da religião. Totalmente diferente dos países atrasados da América do Sul e da África. Basta lembrar que, recentemente, políticos influentes da Venezuela comentaram que Hugo Chavez no “céu” havia “falado com Deus” e sugerido a indicação do papa argentino. Ridículo! Mas para uma população sem educação, o ditador Hugo “já foi tarde” Chavez, nessa hora, virou um “santo”. Sem contar, os evangélicos sem noção que enriquecem falsos pastores donos de tvs, mansões, aviões, etc.

    1. Sandro

      Países como Canadá, EUA, Alemanha, Reino Unido, Austrália e Escandinávia sofreram grande influência protestante, não tendo a igreja católica grande influência nesses países. Porém dizer que esses países não sofrem influência da religião é, no mínimo, desconhecer completamente a história recente e passada desses países. Eles possuem grande influência religiosa PROTESTANTE, não católica, de igrejas como a LUTERANA, ANGLICANA, CALVINISTA dentre outras. Basta pesquisar e comprovar.

  10. Rafael Alencar

    Religião é uma denominação da Sociedade, ninguém nasce com uma como uma condição física, e sim uma escolha familiar imposta desde o nascimento. Eu não tenho religião e não sigo nenhuma seita e não me intitulo de Ateu, porque quem é religioso, defende uma posição teísta é que precisa possuir rótulos.

    Por mais que hoje aparente um crescimento do “ateísmo”, na verdade ele sempre existiu e apenas que na idade média a igreja queimava quem se declarava ateu ou tinha que fingir ser religioso, hoje que populaçãp possui a liberdade de questionar a religião sem virar churrasquinho e aparece na mídia como um coisa nova!

    Os países onde a população tem um maior nível educacional o índice de pessoas religiosas é muito baixo possuem os melhores índices de qualidade de vida e desenvolvimento humano, eu moro no Canadá onde aproximadamente 50% população se declara sem religião.

    Já o Brasil o maior país Católico do mundo, proporcional a população, possui um IDH, alto índice corrupção e violência, tendo Maceío como a Sexta cidade mais violenta do mundo!

    Qual a finalidade da religião em oferecer uma condição de vida melhor para a população? Será que ela faz o povo contestar seus governantes e demandar por serviços melhores ou aceita tudo calado porque é assim que deus quer?

    Apenas questionem as historias que foram lhe contada desde que você nasceu e pense um pouco!

    O mais importante é seu caráter como pessoa, sua religião não faz a menor diferença!

    Bom final de semana para todos!

  11. JESB

    OXENTE BOB! SE O CIDADÃO É ATEU, ELE NÃO DEVE GUARDAR A FESTA DO D’US DA BÍBLIA. SE NÃO ELE SERÁ CONSIDERADO SIMPATIZANTE, O QUE JÁ É UM BOM SINAL. FELIZ PÊSACH.

Comments are closed.