Quem realmente faliu o Produban. Foi o?…ou o…?
   26 de março de 2013   │     20:06  │  6

Em 1981, na saudosa Tribuna de Alagoas da Rua João Pessoa, o Cláudio Humberto deu-me a pauta: esmiuçar o balancete da Financeira Produban. O Cláudio Humberto era o chefe de reportagem e assinamos a matéria juntos.

A repercussão foi tamanha, que o Banco Central mandou auditores investigar e o então governador Guilherme Palmeira demitiu toda a diretoria da Financeira Produban.

Por ter cursado Economia na Ufal eu paguei Contabilidade 1 e 2, mas confesso que tivemos de apelar para um especialista que nos decifrasse alguns dos “enigmas” ou maquiagens que se permite fazer porque os números não mentem, mas quem os manipula pode mentir.

Por sugestão do saudoso Noaldo Dantas, fomos procurar o Fernando Gomes, advogado e contador, irmão do médico Humberto Gomes de Melo, para tirar as dúvidas, ou melhor, decifrar os “enigmas” daqueles números aparentemente tão certinhos.

Num balancete o ativo e o passivo tem que bater. É da norma. Mas, nas entrelinhas é onde está o “xis” da questão; por exemplo: o que foi mobilizado, ou seja, os empréstimos realizados, as obrigações a curto prazo, o patrimônio, o haver, etc.

Mesmo que no final do balancete o ativo seja igual ao passivo, isto não quer dizer que está tudo bem; que está tudo perfeito. E não estava mesmo.

Pois bem; a Financeira Produban funcionava na Rua do Comércio, logo no primeiro quarteirão, à esquerda, para quem vem da Praça dos Martírios; e a Tribuna de Alagoas funcionava na Rua João Pessoa, em frente ao prédio do Instituto Histórico e Geográfico.

Os auditores do Banco Central eram inacessíveis; não recebiam jornalistas, não davam entrevista. Mas, eis que, num final de tarde de uma sexta-feira, encontramos um deles bebericando no Bar do Chope e na companhia de um amigo que serviu ao Exército comigo e trabalhava no Produban.

Foi a ponte.

Conseguimos arrancar uma declaração “em off” que foi uma bomba. Seguinte: a maioria dos financiamentos, principalmente para compra de carros, aprovados pela Financeira Produban era para “analfabetos”.

Isto mesmo; o beneficiário se declarava analfabeto, o que despertou a atenção dos auditores do Banco Central. E ainda mais pelo tamanho do polegar com o qual o “analfabeto” assinava a documentação; o polegar deveria ser de algum gigante, tal a largura.

Submetido à perícia da Polícia Federal descobriram que o polegar, na verdade, não era da mão e sim do dedão do pé. Isto mesmo: a esculhambação no Produban estava tão grande que o cara colocava o dedão do pé para registrar a impressão digital do polegar.

Isto foi em 1981 e agora eu pergunto: dá para saber quem de fato quebrou o Banco do Estado de Alagoas? Se alguém souber…

 

 

COMENTÁRIOS
6

A área de comentários visa promover um debate sobre o assunto tratado na matéria. Comentários com tons ofensivos, preconceituosos e que que firam a ética e a moral não serão liberados.

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do blogueiro.

  1. EX-PRODUBANIANO

    Parabéns Bob pelo texto, no dia 30/06/2013, fará 16(dezessies) anos que faliram o PRODUBAN nunca tinha lido algo a respeito você teve coragem de escrever.
    Endosso em todos os sentidos as palavras do compeanheiro Neto Barros.

  2. PRODUBANIANO REVOLTADO

    Parabéns Bob pelo texto, pois há quase 16(dezesseis) anos que faliram o PRODUBAN é a 1ª vez que leio algo a respeito (crítica) do assunto. Bancos que faliram? ou foram privatizados encampados pela Caixa e Banco do Brasil os funcionários foram aproveitados pois eram concursados ou tinham direito adquiridos pela Constituição, seria o caso dos funcionários do PRODUBAN eram altamente quailifcados, inclusive levavamos nossas experiências para outros Bancos Estaduais a exemplo do BANESE (Sergipe) e antiga CEAL só para ilustrar.
    Nenhum político abraçou a causa. Milhares de famílias destruídas, suícidios, e desespero total em toda comunidade alagoana, eles continuam no poder.
    Quem perdeu foi a Família PRODUBAN e o ESTADO DE ALAGOAS.
    As eleições estão chegando.
    Um abraço e mais uma vez Parabéns pela sua inteligência e maneira de escrever, espero ler mais críticas a respeito e sobre outros asssuntos de interesse da sociedade

  3. jose antonio os santos

    As más línguas na época afirmavam serem a maioria dos gerentes e diretores do banco os agiotas dentro da própria instituição. Com juros diários nas alturas os empréstimos a “laranjas” serviam pra criar fundo de agiotagem a terceiros, e a grande maioria dessas figuras, gerentes e diretores ficaram todos ricos, é só verificar o patrimonio dessa quadrilha, muitos já morreiam, outros ainda estão vivos!.Isto é fato.

  4. José Renan

    Bob,

    Neste clima de semana santa, conforme anuncia a primeira leitura: ” Naqueles tempos…” Acho que deve ter sido o ET, afinal sei que o filme rodou em 1982, porém, o elemento deve ter passado por aqui, alías essa estoria do dedão do pé, talvez seja o dedão da mão dele, como era grande!….

    Felicidades!…

  5. NETO BARROS

    LAMENTÁVEL O FECHAMENTO DO PRODUBAN, QUANTAS PESSOAS SE SEPARARAM,? QUANTAS DESAVENÇAS ENTRE AS FAMÍLIAS QUE DEPENDIAM DIRETA E INDIRETAMENTE DO BANCO,? QUANTOS POSTOS DE SERVIÇOS EXISTIAM À ÉPOCA? QUANTOS EMPREGOS DIRETOS E INDIRETOS FOMENTAVA AS FAMÍLIAS ALAGOANAS? QUANTOS, O PAI DA CRIANÇA JAMAIS A SOCIEDADE VAI SABER ? TERÁ SIDO…? OU FOI…? ALGUMA FONTE OFICIAL DEU SATISFAÇÃO A SOCIEDADE?
    POIS É AMIGOS ! FICOU E MARCOU A HISTÓRIA DE ALAGOAS DE TODOS OS TEMPOS,JAMAIS PENSÁVAMOS NUM FATO TÃO DESTRUIDOR , UMA AVALANCHE ONDE LEVOU A ESPERANÇA DO ALAGOANO, QUE SONHAVA EM SE APOSENTAR COM HONRA E GLÓRIA NO BANCO DO ESTADO DE ALAGOAS, FOI TRISTE DEMAIS . FOI COMO SE FOSSE AS SOMBRAS DAS EXPLOSÕES DAS BOMBAS DE HIROSHIMA E NAGASAKI QUE ATÉ HOJE FICARAM AS MARCAS NAS SUAS CABEÇAS . AFINAL, PRA QUE É QUE SERVE MESMO ESSES POLÍTICOS ALAGOANOS?

  6. NETO BARROS

    NA REALIDADE ESSES ENIGMAS , FICA POR CONTA DOS AUDITORES MAIS OS FANTASMAS NÓS AQUI NO ESTADO SABEMOS MAIS OU MENOS, PELAS PRÁTICAS QUE ESSES POLÍTICOS E USINEIROS DE DELEITAVAM Á ÉPOCA , NÃO TEMOS DÚVIDAS , NA REALIDADE MUITOS ANOS DE EMPRÉSTIMOS AOS QUE NUNCA PAGAVAM O BANCO, CLARO QUE QUEBRA QUALQUER INSTITUIÇÃO, AINDA MAIS SENDO UMA SOCIEDADE MISTA GOVERNAMENTAL, ONDE BASTAVA TER CONHECIMENTO DE COMO FUNCIONAVA , E A AMIZADE COM OS GERENTES , ALÉM DO APADRINHAMENTO POLÍTICO .CLARO. ENTÃO TIVEMOS UMA LEVA DE POLÍTICOS QUE NEM SEQUER , LEVANTARAM A VOZ PARA DEFENDER ESSA CAUSA, NÃO SE VIU NENHUM POLÍTICO QUE SEJA :DEPUTADO ESTADUAL, FEDERAL , SENADOR GOVERNADOR,ENFIM TODOS FORAM OMISSOS A CAUSA.. ENQUANTO OUTROS ESTADOS LUTARAM COM UNHAS E DENTES , E CONSEGUIRAM. ACHO QUE ALAGOAS PERDEU A METADE DE SEU PATRIMÔNIO, TANTAS FAMÍLIAS SE DESFIZERAM PORQUE NÃO TIVERAM FORÇAS DE SUSTENTAR-SE, FOI UM CAOS, A ECONOMIA SOFREU UMA QUEDA BRUTAL.. PENA QUE ATÉ HOJE NÃO APARECEU O PAI DA CRIANÇA NEGRA, DE OLHOS PRETOS COM SARNAS E RUGAS .E O ESTADO ?…

Comments are closed.